Gabarito: “C”.
A letra “a” está errada. Estabelece o art. 108, CC: “Não dispondo a lei em contrário, a escritura pública é essencial à validade dos negócios jurídicos que visem à constituição, transferência, modificação ou renúncia de direitos reais sobre imóveis de valor superior a trinta vezes o maior salário mínimo vigente no País”.
A letra “b” está errada, pois estabelece o art. 112, CC: “Nas declarações devontade se atenderá mais à intenção nelas consubstanciada do que ao sentido literal da linguagem”.
A letra “c” está correta nos termos do art. 183, CC: “A invalidade do instrumento não induz a do negócio jurídico sempre que este puder provar-se por outro meio”.
A letra “d” está errada, pois estabelece o art. 421, CC: “A liberdade de contratar será exercida em razão e nos limites da função social do contrato”.
A letra “e” está errada, pois o Código Civil admite os contratos de adesão, mas com ressalvas: Art. 424, CC: Nos contratos de adesão, são nulas as cláusulas que estipulem a renúncia antecipadado aderente a direito resultante da natureza do negócio.
Sobre os negócios jurídicos no Código Civil, deve-se assinalar a alternativa correta:
A) A hipoteca é um direito real de garantia (art. 1.419), e sendo assim:
"Art. 108. Não dispondo a lei em contrário, a escritura pública é essencial à validade dos negócios jurídicos que visem à constituição, transferência, modificação ou renúncia de direitos reais sobre imóveis de valor superior a trinta vezes o maior salário mínimo vigente no País".
Portanto, observa-se que a assertiva está INCORRETA.
B) A assertiva está INCORRETA, de acordo com o art. 112:
"Art. 112. Nas declarações de vontade se atenderá mais à intenção nelas consubstanciada do que ao sentido literal da linguagem".
C) Nos termos do art. 183:
"Art. 183. A invalidade do instrumento não induz a do negócio jurídico sempre que este puder provar-se por outro meio".
Logo, a assertiva está CORRETA.
D) A assertiva está INCORRETA, nos termos do art .421:
"Art. 421. A liberdade contratual será exercida nos limites da função social do contrato".
E) Da leitura dos arts. 423 e 424 observa-se que os contratos de adesão podem ocorrem em âmbito de uma relação civil - não consumerista.
Gabarito do professor: alternativa "C".