SóProvas


ID
1178683
Banca
FCC
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Não faltam clareza e correção, segundo a norma-padrão, à seguinte frase:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: E.

    Não sou especialista e português, mas segue abaixo os motivos que acho que torna cada alternativa errada. Entre parênteses está o correto.

    a) "Eu estou entre aqueles que foi" (foram)

    b) Estando emerso em decisões a tomar (imerso)

    c) Crêa você (creia)

    d) A homogenização (homogeneização)

  • Gabarito: E

     

    Acredito que pelos motivos:


    a) Eu estou entre aqueles que foi mau (MAL - oposto de "bem" tratado) tratado pelo adjunto do secretário geral, por isso pretendo envidar todos os esforços  para que ele responda pelos seus atos na medida exata da justiça. * Além da concordância na primeira parte.
    b) Estando emerso (IMERSO - dentro, oposto de EMERSO - fora) em decisões a tomar, não previu a possibilidade de, tempo findo, ser chamado a prestar contas e  enumerar os impecilhos (EMPECILHOS) que o tornaram vulnerável a uma suspensão.

    c) Crêa você (ele CREIA), ou não, o fato é que dissensões existem até na hora de organizar as homenagens decididas por consenso, pois  os mais expontâneos (ESPONTÂNEOS), a rigor, são sempre os mais influentes nas deliberações finais.

    d) A homogenização (HOMOGENEIZAÇÃO) dos ingredientes no tacho de cobre, é determinante de um bom ou medíocre resultado da receita,  motivo porque (POR QUE - "pelo qual") muitos cozinheiros reservam toda a atenção e tempo a esse quesito.

    e) Acometido de forte disenteria, de que a palidez era sinal inequívoco, viu-se na iminência de ser internado, o que o impediu de comparecer ao julgamento como a testemunha mais importante da defesa. (CORRETA)

  • d) Não se separa o sujeito de seu predicativo. A vírgula está errada. 

  • Acrescentando:

    a) MALTRATADO é junto!
     

    http://educacao.uol.com.br/dicas-portugues/ult2781u564.jhtm

  • Mal e mau

    Estas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, os seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes.

    A forma mais fácil e eficaz de usarmos corretamente estas palavras é pela oposição, ou seja, utilizando seus antônimos e vendo qual está correto na frase.

    O adjetivo mau é antônimo de bom e o advérbio mal é antônimo de bem.

  • Acredito em que as duas formas são corretas: homogenização = homogeneização.

  • também achei dicionários considerando ambas corretas (homogenização = homogeneização)

  • complementando os comentários...

     

    o ERRO da letra D TBM está na colocação da vírgula, depois da expressão "A homogenização dos ingredientes no tacho de cobre", que é o sujeito da frase, e, na alternativa, ela se apresenta separada do predicado, o que é incorreto, segundo o padrão da norma culta.

     

    Abç a todos e bons estudos!!

  • Eu estou entre aqueles que foi - FORAMMMMMM mau (MAL - oposto de "bem" tratado) tratado pelo adjunto do secretário geral, por isso pretendo envidar todos os esforços  para que ele responda pelos seus atos na medida exata da justiça. * Além da concordância na primeira parte.

  •  a) Eu estou entre aqueles que foi mau tratado pelo adjunto do secretário geral, por isso pretendo envidar todos os esforços para que ele responda pelos seus atos na medida exata da justiça. MAL------- MAU = BOM // MAL= BEM

     b) Estando emerso em decisões a tomar, não previu a possibilidade de, tempo findo, ser chamado a prestar contas e enumerar os impecilhos que o tornaram vulnerável a uma suspensão. EMPECILHO

     c) Crêa você, ou não, o fato é que dissensões existem até na hora de organizar as homenagens decididas por consenso, pois os mais expontâneos, a rigor, são sempre os mais influentes nas deliberações finais. CREIA

     d) A homogenização dos ingredientes no tacho de cobre, é determinante de um bom ou medíocre resultado da receita, motivo porque muitos cozinheiros reservam toda a atenção e tempo a esse quesito. POR QUE = PELO QUAL  // PORQUE = POIS // PORQUÊ= SUBSTANTIVO

     e) Acometido de forte disenteria, de que a palidez era sinal inequívoco, viu-se na iminência de ser internado, o que o impediu de comparecer ao julgamento como a testemunha mais importante da defesa.

  • Disenteria: Diarréia, caganeira, fininha, desarranjo.

  • lembre do DIFE ( nome de uma puta aqui na minha cidade)

    DENTRO- imerso

    FORA- emerso

     

    bora passar no TRT7 =)

    GABARITO ''E''

  • Essa professora é sensacional! 

  • Acometido de forte disenteria, da qual a palidez era sinal inequívoco...

     

    pra mim o correto é "da qual"

  • a) E. Correto: mal (contrário de bem).
    b) E. Correto: imerso,empecilhos.
    c) E. Correto: creia
    d) E. Correto: homogeneização.
    e) C

  • a) ..que foram mal tratados

    b) imerso / empecilhos

    c) Creia você ou não,..

    d) homogeneização

    e) correta! 

  • Pensava que era "desenteria", mas como as demais tinham erros flagrantes, por eliminação, marquei a E.

  •  a) Eu estou entre aqueles que foi mau tratado pelo adjunto do secretário geral, por isso pretendo envidar todos os esforços para que ele responda pelos seus atos na medida exata da justiça. FORAM / ‘MALTRATADOS’ (AQUI NÃO FALA SOBRE USAR BEM OU MAL)

     b) Estando emerso em decisões a tomar, não previu a possibilidade de, tempo findo, ser chamado a prestar contas e enumerar os impecilhos que o tornaram vulnerável a uma suspensão. IMERSO(AFUNDAR), EMERSO(BOIAR) / EMPECILHO

     c) Crêa você, ou não, o fato é que dissensões existem até na hora de organizar as homenagens decididas por consenso, pois os mais expontâneos, a rigor, são sempre os mais influentes nas deliberações finais. CREIA / ESPONTÂNEOS

     d) A homogenização dos ingredientes no tacho de cobre,(SEM VIRGULA) é determinante de um bom ou medíocre resultado da receita, motivo porque muitos cozinheiros reservam toda a atenção e (TODO O ) tempo a esse quesito. HOMOGENEIZAÇÃO / POR QUE = PELO QUAL // PORQUE = POIS (PRONOME RELATIVO) // PORQUÊ= SUBSTANTIVO

     e) Acometido de forte disenteria, de que a palidez era sinal inequívoco, viu-se na iminência de ser internado, o que o impediu de comparecer ao julgamento como a testemunha mais importante da defesa. CERTO