SóProvas


ID
1184176
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Econômico
Assuntos

Julgue o  item  a seguir, acerca de infrações contra a ordem econômica, de estrutura do Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência, de abordagens de concorrência e de poder de mercado.

As estruturas de mercado dependem de três características principais, que são o número de empresas que compõem esse mercado, o tipo de produto e a existência ou não de barreiras ao acesso de novas empresas a esses mercados.

Alternativas
Comentários
  • As Estruturas de Mercado são modelos que captam aspectos de como os mercados estão organizados. Cada estrutura de mercado destaca aspectos essenciais da interação da oferta e da demanda, baseando-se em características observadas em mercados existentes. Em todas as estruturas clássicas os agentes são maximizadores de lucro. As estruturas de mercado estão condicionadas por três variáveis principais:

    a)  número de firmas produtoras no mercado;

    b)  diferenciação do produto;

    c)  existência de barreiras à entrada de novas empresas.

    No mercado de bens e serviços, as formas de mercado, segundo essas três características, são as seguintes:

    Concorrência perfeita: número infinito de firmas, produto homogêneo, e não existem barreiras à entrada de firmas;Monopólio: uma única empresa, produto sem substitutos próximos, com barreiras à entrada de novas firmas;Concorrência monopolística (ou imperfeita): inúmeras empresas, produto diferenciado, livre acesso de firmas ao mercado;Oligopólio: pequeno número de empresas que dominam o mercado, os produtos podem ser homogêneos ou diferenciados, com barreiras à entrada de novas empresas.

    Similarmente, no mercado de fatores de produção, também definimos as formas de mercado em concorrência perfeita, concorrência imperfeita, monopólio e oligopólio no fornecimento de insumos.



    Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/estruturas-de-mercado/80483/#ixzz3jCV8tcBW