Gabarito C: 10. (Polícia Federal/2004 – UnB/Cespe) O arquivista responsável pelo gerenciamento das informações deverá identificar as similaridades e as antinomias existentes nos acervos arquivísticos que os distinguem dos acervos biblioteconômicos e museológicos. Nesse contexto, julgue os itens subsequentes.
1. Em relação ao tipo de suporte, os acervos arquivísticos assemelham-se aos biblioteconômicos pelo fato de apresentarem documentos manuscritos, impressos, audiovisuais e exemplares múltiplos.
2. O objetivo do arquivo é provar e testemunhar.
3. Os documentos de arquivo são produzidos para atender as finalidades administrativas, jurídicas, funcionais e legais.
4. No processamento técnico dos acervos arquivísticos, incluem-se a identificação, a classificação, a catalogação, a avaliação, o arranjo e a descrição.
5. Em relação ao tipo de conjunto, os documentos arquivísticos são reunidos pelo conteúdo.
6. O crescimento do acervo arquivístico resulta da acumulação dos documentos no âmbito da instituição.
Resposta:
ITEM 1: ERRADO. Os acervos arquivísticos são produzidos e conservados em um “único exemplar ou em número limitado de cópias”, e não em exemplares múltiplos.
ITEM 2: CERTO. O objeto do arquivo é servir de prova, de testemunho. O objetivo da biblioteca é instruir, educar.
ITEM 3: CERTO. Estas finalidades estão relacionadas com o valor primário do documento (quando ele é utilizado baseando-se nos fins de sua criação).
ITEM 4: ERRADO. Processamento técnico dos arquivos: registro, arranjo e descrição.
Processamento técnico das bibliotecas: tombamento, classificação e catalogação.
ITEM 5: ERRADO. Os documentos arquivísticos são reunidos pela sua proveniência ou origem. Os de biblioteca são reunidos pelo seu conteúdo.
ITEM 6: CERTO. Os documentos são produzidos e recebidos pelos vários setores de uma instituição. Vários desses documentos serão preservados por um determinado tempo (enquanto durar o seu prazo prescricional), e outros serão preservados definitivamente (devido ao seu valor secundário). Logo, a documentação vai se acumular, resultando, portanto, no crescimento do acervo arquivístico da instituição.
11. (UFRJ/2004 – NCE/UFRJ) A necessidade de comunicação