- ID
- 1196164
- Banca
- IBFC
- Órgão
- SEAP-DF
- Ano
- 2013
- Provas
-
- IBFC - 2013 - SEAP-DF - Professor - Artes - Música
- IBFC - 2013 - SEAP-DF - Professor - Artes Cênicas
- IBFC - 2013 - SEAP-DF - Professor - Artes Visuais
- IBFC - 2013 - SEAP-DF - Professor - Biologia
- IBFC - 2013 - SEAP-DF - Professor - Ciências Naturais
- IBFC - 2013 - SEAP-DF - Professor - Educação Física
- IBFC - 2013 - SEAP-DF - Professor - Enfermagem
- IBFC - 2013 - SEAP-DF - Professor - Geografia
- IBFC - 2013 - SEAP-DF - Professor - História
- IBFC - 2013 - SEAP-DF - Professor - Informática
- IBFC - 2013 - SEAP-DF - Professor - Língua Espanhola
- IBFC - 2013 - SEAP-DF - Professor - Língua Inglesa
- IBFC - 2013 - SEAP-DF - Professor - Língua Portuguesa
- IBFC - 2013 - SEAP-DF - Professor - Matemática
- IBFC - 2013 - SEAP-DF - Professor - Química
- IBFC - 2013 - SEAP-DF - Professor - Sociologia
- Disciplina
- Pedagogia
- Assuntos
De acordo com perspectivas de Integração dos Conteúdos e com base em seus conhecimentos sobre a temática, julgue os itens a seguir:
I. O Currículo de Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal (SEDF) propõe a superação de uma organização de conteúdos prescritiva, linear e hierarquizada, denominada por Bernstein (1977) como currículo coleção.
II. Na busca pela superação do currículo coleção, o desafio é sistematizar e implementar uma proposta de Currículo Integrado em que os conteúdos mantêm uma relação aberta entre si, podendo haver diferentes graus de integração, conforme argumenta Bernstein (1977).
III. A finalidade de uma proposta curricular integrada encerra-se em si mesma, e justifica-se à medida que atende aos propósitos educacionais em uma sociedade democrática. Para Santomé (1998), as propostas curriculares integradas devem favorecer a descoberta de condicionantes sociais. A compreensão crítica e reflexiva da realidade não é o objetivo primordial, por isso, Santomé (1998) ressalta que essa integração deve acontecer focando apenas os conteúdos culturais.
IV. O currículo integrado, apesar de ser instrumento de superação das relações de poder autoritárias e do controle social e escolar, pouco contribui para a emancipação dos estudantes. Para a efetivação deste currículo na perspectiva da integração, alguns princípios são nucleares, como unicidade teoria-prática e flexibilização, sendo que a interdisciplinaridade e a contextualização deixam de ser relevantes.
É correto o que se afirma em: