- ID
- 1199896
- Banca
- COPEVE-UFAL
- Órgão
- UFAL
- Ano
- 2014
- Provas
- Disciplina
- Português
- Assuntos
Em Maragojipe, no Recôncavo Baiano, os primeiros colonizadores portugueses decidiram fixar residência às margens do Rio Paraguaçu devido à facilidade de atracar navios de grande calado e à abundância de madeira de lei para a manutenção das embarcações. Cinco séculos depois, a indústria naval mais uma vez define o destino da cidade. Há dois anos teve início a construção do Estaleiro Enseada do Paraguaçu, uma sociedade entre as construtoras Odebrecht, OAS, UTC e a japonesa Kawasaki. A obra emprega 7217 pessoas.
“Fiquei desempregada em Salvador e vim para Maragojipe em 2008 para trabalhar no Estaleiro de São Roque, já pensando num futuro emprego na Enseada do Paraguaçu", conta a supervisora de refeitório ALICE VITÓRIA DUARTE, de 45 anos, que foi promovida no ano passado e hoje recebe 6200 reais, o maior salário de sua carreira. Alice está pagando um curso técnico para o filho em Salvador para que ele também possa trabalhar no estaleiro. Nos próximos meses, mais vagas qualificadas serão criadas à medida que ocorre a transição da fase de obras para a de operação do estaleiro, que começará a produzir a primeira sonda de petróleo neste ano. O polo industrial que se formará no entorno, com investimentos de 1,5 milhões de reais, vai empregar cerca de 4000 pessoas, das quais pelo menos 1000 com salário superior a 5000 reais.
VEJA. São Paulo: Abril, n. 9, fev. 2014.
Dadas as afirmativas a respeito dos aspectos gramaticais encontrados no texto,
I. Em: “Em Maragojipe, no Recôncavo Baiano," (1º parágrafo), justifica-se o emprego das vírgulas por haver expressões com valor explicativo.
II. Na expressão “às margens do Rio" (1º parágrafo), o acento grave foi empregado em desacordo com a norma culta. Caso análogo acontece em “à facilidade de" (1º parágrafo).
III. Na oração “Há dois anos" (1º parágrafo), é possível substituir o verbo “Há" por “Devem haver" sem prejuízo da correção gramatical e do significado contextual.
IV. Em: “[...] e hoje recebe 6200 reais, o maior salário de sua carreira [...]" (2º parágrafo), justifica-se a vírgula por haver o emprego de um aposto.
verifica-se que está(ao) correta(s)