SóProvas


ID
120532
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Expressões que podem causar um efeito negativo na redação são:

Alternativas
Comentários
  • Lebra B - pois, assim, faz-se uso da subjetividade.

  • A opção  C utiliza palavras que no texto não soariam polidas.

    Polidez:
    O texto polido revela civilidade, cortesia. A finalidade, especialmente nas correspondências
    oficiais, é impressionar o destinatário de forma favorável, evitando frases grosseiras ou insultuosas,
    expressando respeito sem rebaixamento próprio.

  • Nao entendi essa questao!!! Será que nao está faltando um texto???

  • "absurdo", na letra D, não expressaria um alto teor de pessoalidade na comunicação?
  • Também discordo do gabarito. Marquei a letra D exatamento pela presença de "Absurdo", que denota um posicionamento pessoal sobre algum tema.. Para mim, questão mal elaborada.
  • Exatamente. Questão que não prova conhecimento. Apenas serve para eliminar candidatos injustamente.
  • Também marquei a letra "D", é um absurdo esta resposta.
  • Concordo com o MALCOLN... questão só pra encher linguiça...
  • Pessoal, também discordo do gabarito!

    A questão pergunta  quais expressões geram "efeito negativo na redação". Efeito negativo na redação, para mim, não se resume ao que o leitor depreende do texto, mas também ao modo de escrita adotado.
    A alternativa "D" contém expressões que abarcam tanto a escrita informal, quanto a parcialidade no tratamento, o que fere de morte as regras de redação oficial.

    Passível de anulação hein FCC!

    Bons estudos a todos!


    Fé sempre!

  • apenas fazendo coro com os colegas inconformados, a expressao "atraves de" JAMAIS pode ser utilizada com o sentido de "por meio de", uma vez que a carga semantica de "atraves" e' atravessar e nao "por intermedio de"
  • a questão  fala de "expressões" na letra D só seria uma expressão , que seria absurdo, as outras  seriam aceitáveis. somente a letra na letra C , todas são negativas. creio que seja esse o erro da questão.
  •    Acompanho os colegas que marcaram a letra "D"como correta. Nas aulas do Prof. Marcelo Bernardo, ele é bem claro ao afirma que o uso de expressões como "por meio desta", "através desta" , "pela presente" é inedequado pois as mesmas configuram Pleonasmo ( Ex: Subir pra cima......).
    Questão no mínimo passível de anulação.
  • Gente, na questão, quando se diz expressões, refere-se a todas e não a apenas uma. Este é o peguinha da questão.
    Na letra D, apenas uma expressão absurdo expressa alto grau de pessoalidade, sendo que as outras podem ser usadas.
  • Conordo com você Núbia!
  • Mas desde quando a expressão "Através desta" está correta? Para mim causou um efeito negativo sim...rsrsrs
  • Pois bem, a matéria é Redação Oficial, certo? Preferi recorrer a uma referência: Manual de Redação Oficial da Presidência da República. Lá encontramos, no item 9.3.2., uma lista de expressões a evitar e expressões de uso recomendável:

    "Como mencionado na introdução deste capítulo, o sentido das palavras liga-se intimamente à tradição e ao contexto de seu uso. Assim, temos vocábulos e expressões (locuções) que, por seu continuado emprego com determinado sentido, passam a ser usados sempre em tal contexto e de tal forma, tornando-se expressões de uso consagrado. Mais do que do sentido das palavras, trata-se aqui também da regência de determinados verbos e nomes (v. 9.2.3.Regência).
            O esforço de classificar expressões como de uso a ser evitado ou como de uso recomendável atende, primordialmente, ao princípio da clareza e da transparência que deve nortear a elaboração de todo texto oficial. Não se trata, pois, de mera preferência ou gosto por determinada forma.
    (...)

    através de/por intermédio de
            Através de quer dizer de lado a lado, por entre: A viagem incluía deslocamentos através de boa parte da floresta. Evite o emprego com o sentido de meio ou instrumento; nesse caso empregue por intermédio, por, mediante, por meio de, segundo, servindo-se de, valendo-se de: O projeto foi apresentado por intermédio do Departamento. O assunto deve ser regulado por meio de decreto. A comissão foi criada mediante portaria do Ministro de Estado.
    (...)"


    Entendo que substantivos (superficial, falha, ineficiência e despreparo) e adjetivos (prematuro e falha) são um tanto quanto relativos no sentido de serem ou não inaceitáveis na redação, pois seu uso estará totalmente condicionado ao contexto. Já as locuções, preposições e conjunções podem receber mais taxativamente a pecha de "negativas" não só do ponto de vista gramatical, como também semântico.
     
    Por isso considero que a resposta seja a letra D (“absurdo” tem carga excessiva de pessoalidade e denota juízo parcial acerca do tema e “pela presente” é desaconselhável pelo mesmo motivo de “através de”) – TODAS as expressões da alternativa D causarão impressão negativa.
     
    Acho que a Banca quis fazer um pega e se pegou, se lascou. Rsrsrs!
     
    Bons estudos!
  • Esta questão gerou muita polêmica entre os candidatos. A questão pede que seja marcada a alternativa que apresenta efeito negativo. Ora, “efeito negativo” se refere ao sentido que a palavra proporciona no leitor ao ser lida. E conforme as alternativas apresentadas, a que corresponde como correta é a letra C, pois “falha”, “ineficiência” e “despreparo” são antônimas a “acerto” (e outras inúmeras palavras), “eficiência” e “preparo”. Ao compará-las, percebemos que o valor é de contraste, positivo X negativo. Desta forma, a alternativa correta é a letra C. 


  • Também discordo. 

    Não só pelo termo "absurdo" que denota pessoalidade e atribui juízo de valor.
    Mas o "através desta" NÃO pode ser usado como "por meio de".. uma vez que seu sentido é "atravessar".
    "Pela presente" também não seria nada apropriado.

    Mas tudo bem, que usar termos como "falha, ineficiência e despreparo", seria descortês com o destinatário.
    Mesmo assim, ao meu ver, a letra D está mais incorreta.

  • Questão elaborada para induzir ao erro... 
    Precisamos ter muita cautela.
    =D

  • absurdo=juízo de valor,questão cabe recurso

  • Gente acho que vocês tão viajando demais. A pergunta cita "efeito negativo", simples desse jeito, "coisas negativas". Não tem que procurar em norma culta ou manual de redação. É simplesmente o que o enunciado da questão pede!


    Claro essa é minha opinião!

    Boa sorte a todos.

  • Quer dizer que eu não poderia utilizar as palavas "falha, "ineficiência" ou "despreparo" em uma suporta reprovação de estágio probatório?

    Ou que seria explícita agressão à polidez receber uma circular dizendo " Determino a transferência do funcionário para o setor X, frente à sua ineficiência (...)" ?

    QUESTÃO RIDÍCULA. 


  • Questão ABSURDA ¬¬

  • QUESTÃO PODRE!

  • QUESTÃO RIDÍCULA! 

  • marquei a letra D, por causa da palavra Absurdo, mas pelo que to vendo aqui, é um absurdo mesmo essa questão, a única palavra que poderia trazer uma tonalidade de subjetividade é essa, porém é errada. vai saber... cada uma!

    Gabarito letra C

  • A questão queria expressões que precisam ser evitadas, ou palavras que remetem a juízo de valor negativo????

    Porque a expressão "através de", segundo o MRPR, dever ser evitada e suvstituída por "por meio de" etc.

  • GABARITO C, PODIA VIM UMA QUESTÃO ASSIM NA MINHA PROVA KKKK.