SóProvas


ID
1207894
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

À luz do Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens a seguir, a respeito dos aspectos formais das comunicações oficiais.

Os adjetivos empregados em referência aos pronomes de tratamento em uma comunicação oficial devem sempre estar flexionados no masculino, de maneira a resguardar o requisito da uniformidade na redação oficial.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    Concordância com os Pronomes de Tratamento

    Os pronomes de tratamento (ou de segunda pessoa indireta)apresentam certas peculiaridades quanto à concordância verbal, nominal epronominal. Embora se refiram à segunda pessoa gramatical (à pessoa com quem sefala, ou a quem se dirige a comunicação), levam a concordância para a terceirapessoa. É que o verbo concorda com o substantivo que integra a locução comoseu núcleo sintático: “Vossa Senhoria nomeará osubstituto”; “Vossa Excelência conhece oassunto”.

    Da mesma forma, os pronomes possessivos referidos a pronomes detratamento são sempre os da terceira pessoa: “Vossa Senhoria nomeará seusubstituto” (e não “Vossa ... vosso...”).

      Já quanto aos adjetivosreferidos a esses pronomes, o gênero gramatical deve coincidir com o sexo dapessoa a que se refere, e não com o substantivo que compõe a locução. Assim, senosso interlocutor for homem, o correto é “Vossa Excelência está atarefado”, “VossaSenhoria deve estar satisfeito”;se for mulher, “Vossa Excelência está atarefada”, “Vossa Senhoria deve estarsatisfeita”.

    Fonte: MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

  • Com relação aos adjetivos referidos a esses pronomes,  o gênero gramatical deve coincidir com o sexo da pessoa a que se refere. 

    Questão Errada.

  • Faz o simples que dá certo!

    O adjetivo vai concordar com o gênero da pessoa.

  • Segundo o enunciado, "os adjetivos empregados em referência aos pronomes de tratamento em uma comunicação oficial devem sempre estar flexionados no masculino, de maneira a resguardar o requisito da uniformidade na redação oficial."

    Na verdade, os adjetivos concordam com o sexo daquele que recebe o pronome de tratamento. Desta forma, podemos ter tanto "Vossa Excelência está cansado" quanto "Vossa Excelência está cansada".


    A resposta é incorreta.

  • O adjetivo concorda com o gênero da pessoa.

  • Depende do gênero.

  • QUESTÃO ERRADA.

    Concorda com o sexo da pessoa.

    Exemplo: “Vossa Excelência, Senhor Senador, foi convidada para a inauguração do evento” (errado).

    NÃO DEVE CONCORDAR COM O PRONOME DE TRATAMENTO, mas sim com a pessoa:

    “Vossa Excelência, Senhor Senador, foi convidado para a inauguração do evento” (correto).


    Acrescentando:

    Os PRONOMES DE TRATAMENTO REPRESENTAM a PESSOA DO DISCURSO (com quem se fala), porém, TODA A CONCORDÂNCIA deve ser feita com a 3ª pessoa.

    Exemplos:

    Vossa Excelência saístes com vossos assessores. (errado)

    Vossa Excelência saiu com seus assessores. (correto)

    Vossa Senhoria nomeareis o vosso substituto. (errado)

    Vossa Senhoria nomeará o seu substituto. (correto)


    Questão:

    Q322462  Prova: CESPE - 2013 - PC-BA - Investigador de Polícia

    Por estar de acordo com as regras de concordância do padrão culto da linguagem, a frase Vossa Excelência indicareis a vossa nova secretária seria adequada para compor a redação de documento oficial.

    ERRADA.



  • QUESTÃO MACHISTA! AUHASHUASUHAS


  • Já vi questão com "Ideologia de Gênero" na caruda, essa agora "Machista"! Aí a galera vai à loucura! heheheh

  • Já quanto aos adjetivos referidos a esses pronomes, o gênero gramatical deve coincidir com o sexo da pessoa a que se refere, e não com o substantivo que compõe a locução. Assim, se nosso interlocutor for homem, o correto é "Vossa Excelência está atarefado", "Vossa Senhoria deve estar satisfeito"; se for mulher, "Vossa Excelência está atarefada", "Vossa Senhoria deve estar satisfeita".

    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm

  • Errado.

    Deve concordar com o gênero da pessoa com quem se fala

     

    (2016/FUNPRESP-EX/Especialista) Se o destinatário da correspondência em tela fosse um homem, o vocábulo ''designada'' deveria ser substituído por ''designado'', já que, no emprego dos adjetivos, deve-se considerar o gênero da pessoa com quem se fala. CERTO

  • de acordo com o gênero
  • ERRADO

    Os adjetivos devem ser flexionados tendo em vista o gênero da pessoa a que a comunicação é destinada.