Gabarito C. Segundo RENNÓ (2013): A divisão de trabalho é um aspecto central de cada organização. Com a divisão de trabalho, um funcionário pode se especializar em uma determinada tarefa, aumentando sua eficiência.
De acordo com Sobral,2 a especialização do trabalho é o grau em que as tarefas são divididas e padronizadas para que possam ser aprendidas e realizadas de forma relativamente rápida por um único indivíduo em dada organização.
A especialização, apesar de seus efeitos benéficos, pode também ser negativa. Quando a especialização é excessiva, pode levar a uma insatisfação do funcionário e à perda de eficiência e de produtividade (o trabalho fica muito chato e repetitivo)
Dessa forma, quando aumentamos a especialização, tendemos a aumentar a nossa produtividade. Entretanto, essa melhoria ocorre até certo ponto. Após determinado limite, a especialização é maléfica, pois o trabalho torna-se extremamente cansativo e pouco desafiador
Estruturas Formais e Informais
A estrutura formal é a estrutura oficial de uma instituição. Assim sendo, é a estrutura representada no organograma, em que existe a identificação dos diversos cargos e das linhas de autoridade e comunicação entre eles. De acordo com Schermerhorn,1 lendo um organograma, você pode entender vários aspectos de uma organização, como:
Ø Divisão de trabalho – cargos e títulos mostram quem faz o que dentro da empresa.
Ø Relação de supervisão – linhas mostram quem se reporta a quem.
Ø Canais de comunicação – linhas mostram os canais de comunicação.
Ø Subdivisões principais – divisões que se reportam a um mesmo gerente são mostradas.
Ø Níveis hierárquicos – os diversos níveis hierárquicos são evidenciados.