-
I. Os manifestantes, que praticaram atos de vandalismo, foram detidos. (Oração Subordinada Adjetiva Explicativa - sempre que o "que" estiver virgulado, a informação é acessória) - Todos praticaram vandalismo
II. Os manifestantes que praticaram atos de vandalismo foram detidos. (Oração Subordinada Adjetiva Restritiva - o "que" é pronome relativo, a informação é essencial) - De todos os manifestantes, alguns praticaram vandalismo.
-
Para explicar a oração restritiva e oração explicativa, deve-se compreender
o que é restrição e o que é explicação. Adjetivo é o termo que caracteriza o
substantivo.
Assim, restrição é aquele adjetivo que descreve um entre todos, limitando a
oração. Por exemplo: A revista esportiva teve seu editor substituído.
Já o explicativo endossa a oração, sendo por vezes inútil. Por exemplo: Ó
mar salgado.
-
Vejamos...
Para avaliarmos se o uso da vírgula é adequado (correção gramatical), basta interpretar a coerência da informação (semântica). No caso apresentado, é possível que alguns manifestantes não tenham praticado atos de vandalismo. Portanto, o uso da pontuação está correto.
Agora, se tivéssemos algo do tipo:
"O homem, que é mortal, conhece a sua essência."
Seria incorreto retirar as vírgulas e atribuir um sentido restritivo ao período, visto que não existem homens que não sejam mortais (informação incoerente).
Fiquem espertos com as pegadinhas, pois nem sempre a decoreba funciona.
-
Gabarito. E.
RESTRITIVA -> restringe a informação apena para uma parte.
EXPLICATIVA -> explicam dão algum esclarecimento sobre o todo.
-
-
Analisei a questão lembrando que a vírgula sempre TOTALIZA, portanto todos os manifestantes praticaram o ato de vandalismo, Assim quando não tem vírgula RESTRINGE, sendo apenas os manifestantes que praticaram ato de vandalismo é que foram detidos. Bons estudos.
-
troque a restritiva pela palavra SOMENTE.. - Somente os manifestantes..
-
Com vírgulas => EXPLICA, totalizando
Sem vírgulas=> RESTRINGE
-
Missão PM SE!
Oração subordinada explicativa = Sentido generalizado.
Oração subordinada restritiva = sentido restrito.
-
I. Os manifestantes, que praticaram atos de vandalismo, foram detidos. (explicativa, separada por vírgulas - termo acessório - generalização) -> Oração principal "Os manifestantes foram detidos". -> Oração subordinada adjetiva explicativa "que praticaram atos de vandalismo".
II. Os manifestantes que praticaram atos de vandalismo foram detidos. (restritiva - restringe quais manifestantes que foram detidos) " -> Apenas os que praticaram foram detidos.
-
#TRIBOCASCA