Gabarito D.
a) Sujeito:Os textos memoráveis. "apresentavam".
b) ?
c) Sujeito Ler. "cabe".
d) Gabarito.
e) haveria. "verbo impessoal".
Qual é o erro da letra b?
Sei que com o termo ''a maioria'' pode-se utilizar tanto ''acontece'' quanto ''acontecem'', este último regendo-se de acordo com o substantivo ''jornalistas''. Mas acredito que a preposição ''com'' muda tudo, só não consegui enxergar o porquê.
Se alguém souber, por favor, explique!
No item B temos um sujeito oracional: Isso acontece com a maioria dos jornalistas .
que se submetam às fáceis acomodações dessa desafiadora profissão acontece com a maioria dos jornalistas.
Qual o erro da letra B?
B) Acredito que o erro está em acontecem(presente) e submetam (presente do subjuntivo); o correto seria submetem(presente).
Frequentemente ,com a maioria dos jornalistas acontecem, que se submetem às fáceis acomodações dessa desafiadora profissão.
a) textos apresentavam
b) acontece frequentemente com a maioria dos jornalistas
c) cabe aos leitores... ler com prazer
d) CORRETA (quem habilita-se... lhes impinge)
e) haveria jornalistas (haver no sentido de existir)
Pessoal para mim o erro da letra b esta:
se submetem : o sujeito desse verbo não poder ser preposicionado, acredito que o sujeito desse verbo e DESAFIADORA PROFISSÃO (singular)
O erro da letra b) está no fato de o verbo "Acontecer" não estar concordando com a Oração Subordinada Substantiva Subjetiva "que se submetam às fáceis acomodações dessa desafiadora profissão".
Substituindo essa Oração por "Isto", teremos que:
Com a maioria dos jornalistas acontecem, frequentemente, ISTO.
Sendo assim, o correto seria:
"Com a maioria dos jornalistas ACONTECE , frequentemente, ISTO.
Espero ter ajudado.
A) Os textos memoráveis que, com a arte desse jornalista, apresentavaM
sempre uma perspectiva especial, encantavam a todos os seus fiéis
leitores.
B) Com a maioria dos jornalistas acontece , frequentemente, que se submetam às fáceis acomodações dessa desafiadora profissão.
(note que o primeiro verbo obrigatoriamente faz concordância com a expressão quantitativa "a maioria" porque "jornalistas" está preposicionado, já no segundo verbo "submetam" nada mais é que silepse, ou seja, singular ou plural tanto faz!)
C) Aos leitores dos grandes jornalistas cabe não apenas ler com
prazer suas matérias, mas encantar- se com o ângulo criativo pelo qual
trata suas matérias.
(Cabe aos leitores dos grendes....)
D) GABARITO
E) Ainda haveria , numa época de tanta pressa e tanta
precipitação, jornalistas capazes de surpreender o leitor com uma
linguagem de fato criativa?
(Verbo Impessoal, ou seja, NÃO VARIA! - 3ªP.S.)
Galera, pra quem tiver dúvida acerca da letra "b", recomendo a leitura dos comentários dos colegas Concurseiro Operacional e Rodrigo Cavalcante. Ressalto meu respeito aos demais colegas, mas os comentários que discriminei são categóricos sobre o assunto. Resumindo, na letra "b" temos uma oração subordinada substantiva subjetiva: " que se submetam às fáceis acomodações dessa desafiadora profissão.". Assim, ela exerce função de sujeito, de sujeito oracional, eis que composta por verbo. Se ela tem função de sujeito, o verbo com ela deve concordar. Por fim, "acontecem" e "submetam" não constituem erro, pois trata-se, nesse caso, como já ressaltado por um colega, de silepse, silepse de pessoa. A silepse não constitui um erro. Mas cuidado! Vou transcrever aqui, para fins de eventual redação, o cuidado que se deve ter com o uso da silepse. O fragmento é extraído da obra do Prof. Fernando Pestana. Vejam: ""Como bem observa o Professor Mattoso Câmara Jr., “não constituem solecismos (desvios gramaticais) os desvios das normas sintáticas feitos com intenção estilística, em que a afetividade predomina sobre a análise intelectiva, como na silepse...” [grifos meus]. Dessa forma, a silepse pode ser usada em situações de comunicação que não deixem dúvidas quanto à capacidade do falante sobre o domínio da norma culta, desde que se sublinhe bem sua intenção estilística. Não é possível fazer silepse “a torto e a direito”, pois muitas silepses são próprias do registro coloquial, não encontrando respaldo no registro culto da língua. Segundo uma semiparáfrase do que diz o eminente gramático Evanildo Bechara, com exceção de certas construções populares, como “O povo trabalham” ou “A gente vamos”, havendo distanciamento entre o sujeito e o verbo, a silepse de número não constitui incorreção gramatical.
Quando uma banca não trabalha questão de silepse, stricto sensu, trabalha a ideia de que a silepse não constitui um erro gramatical, mas é um tipo especial de concordância – mais encontrada como recurso expressivo em textos igualmente expressivos."
Não entendi a razão da letra "d" está correta, pois impinge deveria estar no plural uma vez que o sujeito é o pronome relativo "que", que concorda com "os rígidos paradigmas" (plural).
Galera,
Tem umas explicações bem confusas com relação a letra "b". Vou tentar explicar, resumidamente, como eu pensei e eliminei essa letra.
1) "Com a maioria dos jornalistas" é uma expressão partitiva, ou seja, aceita tanto a plural quanto o singular do verbo. Ex.: A maioria dos brasileiros deve/devem ao governo. Dessa forma, não há erro no verno "submetam".
2) O erro está, para mim, no verbo "submetam". Quando o verbo que "se" estiver ligado for VTI, o se será indíce de indeteminação do sujeito o verbo deverá ficar no singular. Caso contrário, se o "se" for ligado a um VTD, o "se" será partícula apassivadora e o verbo deverá ficar no plural ou singular concordando com o sujeito da frase. No caso em questão, o verbo "submeter" é VTI, tendo em vista a crase em "às fáceis"(houve exigência de preposição mais artigo). Assim sendo, é índice de indeterminação do sujeito e o verbo "submeter" deverá ficar no singular.
Abraços!
Com a maioria dos jornalistas acontecem, frequentemente, (isso) que se submetam às fáceis acomodações dessa desafiadora profissão.
então é oração subordinada substantiva subjetiva.Assim, o verbo, necessáriamente, fica na 3ª pessoa do singular.
Acho que é isso, porém, tratando de português, nunca se sabe.
Mas na letra "c", no verbo "caber" - Aos leitores dos grandes jornalistas cabem não apenas ler com prazer suas matérias, mas encantar- se com o ângulo criativo pelo qual trata suas matérias.- eu identifiquei uma ideia de adição em "não apenas + mas (como tbm)"....fiquei confusa.
Descordo do gabarito.
A meu ver, a alternativa d trata-se de uma oracção subordinada adjetiva restritiva,em que o termo ´que´ exerce a classe de pronome relativo,assumindo o núcleo da oração.
O ´que´retoma rígidos paradigmas;lhes,(jornalistas).
Quanto à concordância:
Pergutar-nos-emos:Quem impinge?O verbo que se liga ao núcleo(pron rel)que,por meio da coesão referencial anafórica,nos remete ào termo:Os rígidos paradigmas`.Agora Olhem só:Impinge o que?´A direção de um jornal´, que então exerce função sintática de objeto direto.
Neste caso,houve a concordância com o objeto e não com o sujeito.
Gabarito alterado?
(B) Com a maioria dos jornalistas acontece , frequentemente, que se submetam às fáceis acomodações dessa desafiadora profissão.
Observe que o sujeito de “acontecem ” é oracional: “que se submetam às fáceis acomodações dessa desafiadora profissão ”. Substitua a oração subjetiva por ISS0, para perceber melhor: ISSO acontece frequentemente com a maioria dos jornalistas. Toda vez que o sujeito for oracional, o verbo ficará na 3ª pessoa do singular.
(C) Aos leitores dos grandes jornalistas cabe não apenas ler com prazer suas matérias, mas encantar-se com o ângulo criativo pelo qual tratam suas matérias .
Observe que o sujeito de “cabe ” é oracional, por isso tal verbo fica na 3ª pessoa do singular. Além disso, “tratam” deve ficar no plural para concordar com o referente “jornalistas”.
(D) Quem , entre os muitos jornalistas de hoje, habilita-se a desafiar os rígidos paradigmas que lhes imginge a direção de um jornal?
Note a concordância perfeita entre os verbos e os seus sujeitos. Sobre o “lhes”, no plural, saiba que está correta tal concordância, pois esse pronome retoma o referente “jornalistas”.
Prof. Fernando Pestana.
O correto não seria "Quem se habilita"? Alguém poderia me explicar?
Descordo do gabarito.Não que ele esteja errado,mas a letra "B" também está correta pois com as expressões partitivas "a maior parte,grande parte,A MAIORIA ,grande número,acompanhados de adjunto adnominal no plural(no caso da letra b "dos jornalistas")o verbo pode concordar com o núcleo do sujeito ou com o adjunto especificador. Nesse caso há duas respostas certas.