a)O pronome "lhe" está sendo utilizado equivocadamente,já que após pausa ou início de frase não se utiliza próclise.
b)O verbo utilizar é transitivo direto,e o pronome "lhe" funciona somente como objeto indireto ;o certo é:utilizando-o. d)O erro está no final da frase com a utilização errônea " conosco mesmos".Conosco ou convosco são utilizados nos finais de frases sem determinantes.As expressões "com nós" e "com vós" é que vêm determinadas por expressões como:mesmos,próprios,outros,ambos, etc. e)A palavra atrativa "não" atrai o pronome,portanto o correto seria: "...ela não se dispõe à prática..."
Gabarito C
Verbos terminados em R, S e Z pede lo, la, los las na forma enclítica:
Ver (terminado em R) vemo-las passar...
Outro fator para a forma ser enclítica é que não há fator de atração que puxe o pronome para para antes do verbo (próclise).
Erro da Letra D
Os verbos terminados em R, S e Z pede lo, la, los las na forma enclítica:
Realizamo-la
Na letra (D) o advérbio "somente" puxa o pronome para antes do verbo: - Somente a realizamos (a viagem).
Conosco significa "com nós mesmos" , sendo redundante o termo (conosco mesmos).
Verbo no inicio da oração a Ênclise é obrigatória
Gabarito C
Olhando as nuvens pela janela do avião, vemo-las passar como se as afugentassem as asas da aeronave.
VTD com CD no feminino e no plural, ou seja terminado em S =as = las
Onde - Em que
Aonde - Na Qual
Vale esta substituição em muitos dos casos.
Corrigindo o colega William de Oliveira no seu comentário da letra D, creio que o erro esteja na colocação pronominal "somente realizamo-na
quando dispostos a ficar sós" . Somente é advérbio, logo é palavra atrativa. O correto seria somente as realizamos quando...
Olhando as nuvens pela janela do avião, vemo-las passar como se as afugentassem as asas da aeronave.
Olhando as nuvens pela janela do avião, "vemos ela passar" (( verbos terminados em S,R,Z trocamos por la(s),lo(s) )) e o "se " funciona como palavra atrativa do pronome " como se as afugentassem..." sendo caso obrigatório de próclise.
Realmente concordo com lis
Genteeeeeeee , o erro na D, é que "realizamos" termina em S, então seria realizamo-las ! Porém o Advérbio atrai o pronome, e seria " a realizamos " !
Ao falar sobre viagens de metrô e avião, lhes notou o autor certa semelhança, o que o permitiu estabelecer algumas analogias entre as mesmas. ( , notou-lhes certa semelhança )
Ninguém sabe por que ele se vale tanto do celular, utilizando-lhe mesmo em viagens rápidas de metrô.
(, utilizando-o mesmo em viagens rápidas de metrô)
Olhando as nuvens pela janela do avião, vemo-las passar como se as afugentassem as asas da aeronave.
( correto, vemos = las )
Uma viagem por dentro de nós - somente realizamo-na quando dispostos a ficar sós conosco mesmos.
( somente a realizamo quando dispostos - somente = advérbio = palavra atrativa )
A razão por que ela não dispõe-se à prática da interiorização é o receio de que isso obrigue-lhe a enfrentar seus fantasmas.
( não se dispõe á prática )
Isso mesmo Marcelo, não se usa pronome oblíquos átonos para iniciar frases ou períodos. Então nunca use tal pronome no começo de frases ou depois de pontuação.
RESPOSTA : LETRA C.
PROFESSOR ROSENTHAL
CASOS DE PRÓCLISE (ATRAÇÃO DO PRONOME OBLÍQUO PARA ANTES DO VERBO) - PALAVRAS ATRATIVAS- ADVÉRBIOS - CONJUNÇÕES SUBORDINADAS E PRONOMES (EXCETO OS PESSOAIS QUE SERÁ FACULTATIVO) ATRAEM NECESSARIAMENTE O PRONOME OBLÍQUO.
PRONOMES OBLÍQUOS - LHE(S) - USA-SE QUANDO SE TRATAR DE COMPLEMENTO PREPOSICIONADO
PRONOME OBLÍQUO- O(S) A(S) - USA-SE QUANDO SE TRATAR DE COMPLEMENTO SEM PREPOSIÇÃO
a) Ao falar sobre viagens de metrô e avião, lhes notou o autor certa semelhança, o que o permitiu estabelecer algumas analogias entre as mesmas.ERRADO, NÃO SE INICIA ORAÇÃO COM PRONOME OBLIQUO - o certo seria. NOTOU - LHE O AUTOR
b) Ninguém sabe por que ele se vale tanto do celular, utilizando -lhe mesmo em viagens rápidas de metrô. ERRADO. UTILIZANDO (O CELULAR) NÃO TEM PREPOSIÇÃO, ASSIM TEM QUE USAR O "O" - UTILIZANDO-O
c) Olhando as nuvens pela janela do avião, vemo -las passar como se as afugentassem as asas da aeronave. CORRETA -VEMOS + AS QUANDO O VERBO TERMINAR EM R, S e T , eles serão cortado e se inseri LA(S) ou LO(S) a depender do gênero do complemento.
d) Uma viagem por dentro de nós - somente realizamo -na quando dispostos a ficar sós conosco mesmos.ERRADO,
1º somente - é palavra atrativa (o pronome oblíquo é atraído)
2º REALIZAMOS + A = caso não houvesse palavra atrativa seria o certo: REALIZAMO-LA .
RESPOSTA: SOMENTE A REALIZAMOS...
e) A razão por que ela não dispõe-se à prática da interiorização é o receio de que isso obrigue-lhe a enfrentar seus fantasmas.ERRADO- "NÃO" É PALAVRA ATRATIVA- atrai o pronome oblíquo "se" - NÃO SE DISPÕE ... que ISSO (palavra atrativa pronome demonstrativo) LHE OBRIGUE A ENFRENTAR.
Errei por besteira.. muito bom o comentário do professor.
A) não utiliza pronome oblíquo depois de vírgula.
B) VTD e não VTI
D) Advérbio provocaria provoca a próclise
E) idem D
-
gente esse Professor Alexandre é tudo de bom. Adoro as explicações!
¨¨top¨¨
Macete para memoriar a colocação pronominal da Próclise
NARIS DE OPTOU EM GERÚNDIO
N : Palavras negativas.
A : Advérbio
R : Pronome relativo
I: Pronome indefinido
S : Conjunção Subordinativa
DE : Pronome demonstrativo
OP : Optativa
OU : Alternativa
EM GERÚNDIO: Preposição EM + Gerúndio
Ênclise
- Após a vírgula;
- Início orações;
- Verbos no infinitivo;
- Verbos gerúndio;
- Verbos no imperativo afirmativo
Mesóclise = meio
Sempre ligado a hífen
Verbos no futuro presente: realizarei
Verbos futuro do pretérito: realizaria
VIRGULA JUNTO DE PRONOME DÁ LUBISOMEM.
(A) está errada , pois o pronome “-lhes” está posicionado imediatamente após a vírgula. Assim, devemos posicioná-lo após o verbo. Note que tal pronome é o objeto indireto do verbo transitivo direto e indireto “notou” (o autor notou a algumas pessoas certa semelhança).
Deve-se evitar o uso do pronome demonstrativo “mesmas” com valor substantivo. Tal pronome deve ser usado com valor de reforço reflexivo, sinônimo de “próprias”. Assim, cabe o pronome pessoal do caso oblíquo tônico “elas”.
Veja a correção: Ao falar sobre viagens de metrô e avião, notou-lhes o autor certa semelhança, o que o permitiu estabelecer algumas analogias entre elas.
(B) está errada, pois o verbo “utilizando” é transitivo direto e o pronome deve ser “-o”, por estar na função de objeto direto. Veja a correção: Ninguém sabe por que ele se vale tanto do celular, utilizando-o mesmo em viagens rápidas de metrô.
(C) é a correta, pois o verbo “vemos” é transitivo direto e termina com “s”. Assim, exclui-se a letra “s” e se insere a letra “l” antes do pronome “as”. Os vocábulos “-las” e “-as” estão corretamente empregados por retomarem o substantivo feminino plural “nuvens”. Olhando as nuvens pela janela do avião, vemo-las passar como se as afugentassem as asas da aeronave.
(D) está errada , pois o verbo “realizamos” é transitivo direto e termina com “s”. Assim, deve-se excluir a letra “s” e inserir a letra “l” (e não “n”) antes do pronome “as” (realizamo-la). Porém, o advérbio “somente” é palavra atrativa, por isso deve haver próclise. O pronome demonstrativo “mesmos” impede o uso do pronome “conosco” e força o uso da expressão “com nós”.
Veja a correção: Uma viagem por dentro de nós − somente a realizamos quando dispostos a ficar sós com nós mesmos.
(E) está errada , pois a palavra negativa “não” é atrativa, devendo haver próclise. Além disso, o verbo “obrigue” é transitivo direto, por isso não cabe “-lhe”, mas o objeto direto “-a”. Mesmo o pronome demonstrativo “isso” não sendo especificamente palavra atrativa, é bom manter o pronome pessoal oblíquo átono ante do verbo. A razão por que ela não se dispõe à prática da interiorização é o receio de que isso a obrigue a enfrentar seus fantasmas.
Fonte: Prof Décio Terror
A] notou-os
B] utilizando-o
C] Gabarito
D] somente a realizamos
E] não se dispõe
gab. C