SóProvas


ID
1225324
Banca
FCC
Órgão
MPE-CE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O cego de Ipanema

Caminha depressa e ritmado, a cabeça balançando no alto, como um instrumento, a captar os ruídos, os perigos, as ameaças da Terra. Os cegos, habitantes de mundo esquemático, sabem aonde ir, desconhecendo as nossas incertezas e perplexidades. Sua bengala bate na calçada com um barulho seco e compassado, investigando o mundo geométrico. A cidade é um vasto diagrama, de que ele conhece as distâncias, as curvas, os ângulos. Sua vida é uma série de operações matemáticas, enquanto a nossa costuma ser uma improvisação constante, uma tonteira, um desvario. Sua sobrevivência é um cálculo.

Um dia eu o vi em um momento particular de mansidão e ternura. Um rapaz que limpava um cadillac sobre o passeio deixou que ele apalpasse todo o carro. Suas mãos percorreram o para-lama, o painel, os faróis, os frisos. Seu rosto se iluminava, deslumbrado, como se seus olhos vissem pela primeira vez uma grande cachoeira, o mar de encontro aos rochedos, uma tempestade, uma bela mulher.

(Paulo Mendes Campos. O amor acaba. São Paulo: Companhia das Letras, 2013, p. 31)

A supressão da vírgula altera o sentido da frase em:

I. Observei bem os movimentos daquele cego, enquanto ele caminhava com desenvoltura pela rua movimentada.

II. Que prazer encontrava o cego de Ipanema, percorrendo com as mãos as partes do belo automóvel!

III. Sempre nos impressionaremos com os cegos, que caminham com tanta segurança pela cidade.

Atende ao enunciado SOMENTE o que está em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: alternativa C.

    III. Sempre nos impressionaremos com os cegos, que caminham com tanta segurança pela cidade. 


    Sempre nos impressionaremos com os cegos, que caminham com tanta segurança pela cidade. = Sempre nos impressionaremos com todos os cegos que caminham com tanta segurança pela cidade.

    Sempre nos impressionaremos com os cegos que caminham com tanta segurança pela cidade. = Sempre nos impressionaremos somente com os cegos que caminham com tanta segurança pela cidade.
  • Com vírgulas = Or. EXPLICATIVA
    Sem vírgulas = Or. RESTRITIVA

  • Gabarito C.  item III .

    A supressão da vírgula altera o sentido da frase em: 
    I. Observei bem os movimentos daquele cego, enquanto ele caminhava com desenvoltura pela rua movimentada. ( oração adverbial não deslocada)  "enquanto ele ..."
    II. Que prazer encontrava o cego de Ipanema, percorrendo com as mãos as partes do belo automóvel!  (oração adverbial não deslocada)  "encontrava... ipanema, enquanto percorria....
    III. Sempre nos impressionaremos com os cegos, que caminham com tanta segurança pela cidade.  ( oração adjetiva explicativa)