SóProvas


ID
1227508
Banca
FCC
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

     A sociedade de consumo se construiu sobre o “visível", com o desenvolvimento das lojas de departamentos e, depois, dos supermercados, baseando-se neste princípio: mostrar, sugerir, instigar e seduzir. Nas lojas tradicionais, os produtos se encontravam nos fundos da loja e, a pedido do cliente, o vendedor os trazia. As lojas de departamentos foram as primeiras a “mostrar", conforme Zola, no século XIX, descreveu de forma extraordinária em seus romances.
     Em seguida, os supermercados estenderam esse princí- pio; as mercadorias são não apenas visíveis, mas também apreensíveis, o consumidor já não precisa do vendedor para se servir. A visibilidade do produto se torna então um fator-chave: para ser vendido, o produto deve ser visto, e, quanto mais é visto, mais é vendido, as vendas das prateleiras que estão no nível dos olhos do comprador são superiores àquelas dos outros níveis.
     Conforme John Berger, no livro Modos de Ver: “em nenhuma outra forma de sociedade na história houve tal concentração de imagens, tal densidade de mensagens visuais". A exibição dos produtos foi acompanhada de um fluxo de imagens destinado a facilitar seu escoamento: a publicidade invadiu as revistas, as ruas, a televisão e agora a tela do computador.

            (Adaptado de TISSIER-DESBORDES, Elisabeth. Consumir para ser visto: criação de si ou     alienação?, São Paulo, Fap-Unifesp, p. 227-228) 


O consumidor já não precisa do vendedor para se servir, ...... a visibilidade do produto se torna um fator-chave.

Reescrevendo-se um segmento do 2º parágrafo, de forma a manter, em linhas gerais, o sentido original, preenche corretamenteº a lacuna acima o que está em:

Alternativas
Comentários
  • O consumidor já não precisa do vendedor para se servir. A visibilidade do produto se torna então um fator-chave. 

    então-----> nesse contexto, essa palavra foi usada no sentido consecutivo, logo o único sinônimo que há nas opção

    é a letra "d" (de modo que)

    O consumidor já não precisa do vendedor para se servir,de modo que a visibilidade do produto se torna um fator-chave. 

    conquanto-------> conjunção concessiva
    ainda que------>   conjunção concessiva
    mas--------------->   conjunção adversativa
    de modo que------->   conjunção consecutiva
     se--------------------->     conjunção condicional
  • GABARITO: D

    Temos aqui uma clássica conjunção consecutiva, que é uma conjunção subordinativa que introduz uma oração subordinada, sendo esta uma consequência da oração anterior: que, de forma que, de sorte que, de modo que, tal ... que, etc.

  • CONJUNÇÃO CONSECUTIVA, OU SEJA, UMA CONSEQUÊNCIA DO FATO ANTERIOR..


    GABARITO ''D''

  • E se eu transcorrer a frase nesse sentido:

    Se a visibilidade do produto se torna um fator-chave, o consumidor já não precisa do vendedor para se servir.

    Estaria correto?

  • Colocando a oração na ordem direta: 

    A visibilidade do produto se torna um fator-chave de modo que o consumidor já não precisa do vendedor para se servir.
    Observa-se uma relação de causa e consequência, pois como a visibilidade do produto é um fator chave (é a causa) então o  consumidor não precisa do vendedor (é a consequência). 
  • Tive a mesma dúvida que Thiago Freitas, mas descobri porque não pode ser a alternativa D... 
    O pulo do gato está no texto associado. Lá você encontra a frase "A visibilidade do produto se torna então (consequência)um fator-chave". Como a questão refere-se ao texto, não tem como aplicar a conjunção se (condição) na frase da assertiva. Se a frase fosse solta, sem remeter ao texto, não haveria problema em escrever "Se a visibilidade do produto se torna um fator-chave, o consumidor já não precisa do vendedor para se servir.". Mas não é o caso.

  • GAB LETRA D

    Exprime resultado, efeito, consequência, decorrência ou seja, no caso da questão seria o fato da visibilidade dos produtos. Conj. Consecutivas: tão. .que, tanto...que, tamanho...que, tal...que, de tal modo que/maneira..que, a tal ponto..que, de sorte...que,de modo que, de maneira que, de forma que.

    As locuções de sorte que, de modo que, de maneira que, de forma que são sinônimas.

  • Ao ler o texto se entende muito bem a resposta. Fui apressado e me dei mal! :/

  • Ninguém entrou com recurso ?

    ''Nas lojas tradicionais, os produtos se encontravam nos fundos da loja e, a pedido do cliente, o vendedor os trazia.''

    ''o consumidor já não precisa do vendedor para se servir, MAS a visibilidade do produto se torna então um fator-chave''.

    Nas lojas tradicionais, era necessário a presença do vendedor. Em um tempo seguinte, o consumidor já não precisa do vendedor, mas a visibilidade do produto se torna um fator chave.

    Me parece tão clara a ideia de adversidade.

    São ideias opostas.

    De um lado, temos vendedor, mas não se preocupamos com a visibilidade, de outro, não precisamos de vendedor, mas é imprescindível a visibilidade. Esses trechos informam dois tempos, ambos com ideias contrárias. No primeiro, eu tenho VENDEDOR, mas não preciso de PUBLICIDADE, já no segundo, ocorre uma inversão de estratégia, eu não preciso do vendedor, MAS é imprescindível a publicidade.

    ''o consumidor já não precisa do vendedor para se servir, DE MODO QUE a visibilidade do produto se torna então um fator-chave''.

    Está errado, pois a VISIBILIDADE não é consequência  da ausência de vendedor, muito pelo contrário, a ausência de vendedor que é consequência da visibilidade.

    A visibilidade do produto se torna então um fator-chave, DE MODO QUE o consumidor já não precisa do vendedor para se servir.

    Se fosse assim, estaria correto.

  • LETRA D)

    de modo que------->   conjunção consecutiva, EXPRIME A CONSEQUENCIA DE UMA FATO Q OCORRE NA O.P, DIFERE DA CAUSA QUE ENUNCIA O MOTIVO DA OCORRENCIA

  • Outra maneira de tentar achar a relação:

    Tão visível que o cosumidor não precisa de vendedor

  • de modo que 

    de forma que

    de sorte que

    de maneira que

  • Rafael L,


    CUIDADO! Pois essas conjunções têm sentidos diferentes.


    de modo que = Consecutiva

    de forma que = Finalidade

    de sorte que = Finalidade

    de maneira que = Consecutiva


  • Dica: leia o texto rsrsrs