SóProvas


ID
1230082
Banca
IBFC
Órgão
TRE-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto

                                                            Gente-casa


        Existe gente-casa e gente-apartamento. Não tem nada a ver com tamanho: há pessoas pequenas que você sabe, só de olhar, que dentro têm dois pisos e escadaria, e pessoas grandes com um interior apertado, sala e quitinete. Também não tem nada a ver com caráter. Gente-casa não é necessariamente melhor do que gente-apartamento. A casa que alguns têm por dentro pode estar abandonada, a pessoa pode ser apenas uma fachada para uma armadilha ou um bordel. Já uma pessoa- apartamento pode ter um interior simples mas bem ajeitado e agradável. É muito melhor conviver com um dois quartos, sala, cozinha e dependências do que com um labirinto.
        Algumas pessoas não são apenas casas. São mansões. Com sótão e porão e tudo que eles, comportam, inclusive baús antigos, fantasmas e alguns ratos. É fascinante quando alguém que você não imaginava ser mais do que um apartamento com, vá lá, uma suíte, de repente se revela um sobrado com pátio interno, adega e solário. É sempre arriscado prejulgar: você pode começar um relacionamento com alguém pensando que é um quarto-e-sala conjugado e se descobrir perdido em corredores escuros, e quando abre a porta, dá no quarto de uma tia louca. Pensando bem, todo mundo tem uma casa por dentro, ou no mínimo, bem lá no fundo, um porão. Ninguém é simples. Tudo, afinal, é só a ponta de um iceberg (salvo ponta de iceberg, que pode ser outra coisa) e muitas vezes quem aparenta ser apenas uma cobertura funcional com qrt. sal. avab. e coz. só está escondendo suas masmorras.

(VERlSSIMO, Luís Fernando.O Melhor das Comédias da Vida Privada. Rio de Janeiro: Objetiva, 2004)


A casa que alguns têm por dentro pode estar abandonada, a pessoa pode ser apenas uma fachada para uma armadilha ou um bordel.”

Considere o fragmento acima, e assinale a opção em que se faz um comentário linguístico inadequado sobre ele.

Alternativas
Comentários
  • quem é que tem por dentro?

    resposta: ALGUNS.

    logo: sujeitinho dessa oração!

    bons estudos!

  • A IBFC é famosa por induzir o candidato ao erro, com seus enunciados prolixos e muitas vezes de difícil compreensão. Primeiro , a questão quer a alternativa inadequada (ERRADA) sobre o fragmento.

    A Resposta (ERRADA) é a alternativa (A).

    Ao afirmar que a flexão do verbo TER está relacionada ao pronome relativo que o antecede. Incorreto, pois a flexão do verbo para a 3ª p. pl. justifica-se pela concordância com o termo "alguns".

    Boa Sorte a todos.


  • Prestar atenção: Considere o fragmento acima, e assinale a opção em que se faz um comentário lingüístico inadequado sobre ele. Coisa que não fiz e errei.

  • ô bancazinha ruim de se entender o que se pede. Haja recurso!!!

  • a-

    têm tem acento por concordar com "alguns"

  • Gab A

     

    faz um comentário lingüístico inadequado

     

    Têm = Plural - Concordando com Alguns. 

  • O verbo “têm” está acentuado, ou seja, no plural, pois concorda com o termo "alguns" que, por sinal, é o sujeito da oração adjetiva.

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: A

  • Essa banca é muito vacalhada,a D também está errada,visto que apenas uma fachada é numeral não são duas ou três fachadas,é apenas uma.