- ID
- 1234096
- Banca
- CESPE / CEBRASPE
- Órgão
- TRE-GO
- Ano
- 2005
- Provas
- Disciplina
- Psicologia
- Assuntos
Entre as várias formas de classificar os agravos à saúde relacionados com o trabalho, tradicionalmente a literatura os agrupa em efeitos ou respostas a curto prazo, abruptos ou agudos e em efeitos a médio e longo prazo ou crônicos.
A respeito de cuidados básicos à saúde, julgue os seguintes itens.
I. Os acidentes do trabalho e as intoxicações agudas de origem profissional são exemplos de efeitos a curto prazo de agravos à saúde.
II. Por definição, segundo o conceito legal, as doenças profissionais não ocorrem na população geral, mas resultam de condições de trabalho ou ambientes e(ou) processos de produção; logo essas doenças poderiam ser evitadas.
III. No Brasil, as fontes oficiais de dados sobre acidentes do trabalho são abrangentes e confiáveis para subsidiar o planejamento de ações de profissionais que atuam na área.
IV. Entre os fatores que fragilizam o controle epidemiológico das doenças do trabalho encontram-se, principalmente, a falta de diagnóstico e a prática do sub-registro dos casos diagnosticados nas empresas.
V. O nexo causal entre hipertensão arterial e fatores psicossociais no trabalho é largamente reconhecido pelos profissionais de psicologia.
Estão certos apenas os itens