-
" Não é característica do media training saber se impor com veemência em uma coletiva."
Entre as alternativas, descartei a letra "d" como característica do media training por causa da palavra "veemência", que segundo o dicionário Michaelis quer dizer:
veemência
ve.e.mên.cia
sf (lat vehementia) 1 Qualidade de veemente. 2 Força intensiva, impetuosidade, movimento impetuoso. 3 Intensidade. (...) 9 Exaltação do espírito.
Se, em uma coletiva, o assessor ou o assessorado se impõem com força ou muita intensidade, isso será prejudicial para a imagem de ambos e isso vai contra o objetivo do media training: melhorar a imagem do assessorado, transmitindo mais segurança e credibilidade perante a imprensa.
-
Errei e, avaliando, concordo com Monique: por conta da palavra veemência, a D parece ser a "mais certa" mesmo. Mas então quer dizer que o assessorado deve aprender a dominar a linguagem jornalística?
-
Segundo o Manual de assessoria da FENAJ, o assessorado deve se firmar com clareza e objetividade. Associei isso com veemência. Não concordo muito com a resposta correta.
-
Onde se lê "veemência" leia-se "naturalidade" e a alternativa se torna correta.
-
O erro da alternativa D está na expressão "se impor" que dá ideia de imposição, tornar obrigatória a visão do assessorado. A alternativa ainda diz que "com veemência", que conforme bem exemplifica a colega Monique Mangussi, dá ideia de exaltação do espírito e força intensiva. Sobre a alternativa B, sim, é importante que os assessorados entendam alguns conceitos-chave da linguagem jornalística. Por "linguagem" entendam o "modus operandi" dos veículos midiáticos, mais do que os jargões tradicionais.
Exemplo: Imaginem um canal de TV que esteja fazendo matéria sobre um buraco imenso em determinada rodovia. O buraco já tem mais de 2 meses e a equipe consegue entrevistar fonte do órgão responsável pela manutenção da via. Antes da entrevista, porém, a equipe pede que o entrevistado fique próximo ao buraco, apenas para fazer "imagens de apoio". O entrevistado não entende muito bem o que isso significa, mas fica lá, conforme solicitado. Sem ter muito o que fazer enquanto espera, ele começa a se distrair e passa a reparar em seu redor, inclusive em um passarinho que canta em cima do fio de energia, em direção oposta à rodovia. No dia seguinte a matéria vai ao ar e enquanto o "off" está passando, com a locução do repórter, adivinha qual imagem aparece? A do entrevistado olhando para o alto, em direção oposta ao problema, o que pode passar a imagem de descaso. Caso o assessorado soubesse o que significa uma imagem de apoio, e como ela é usada, isso poderia ser evitado.