SóProvas


ID
1239832
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                               Degenerados 
   Descobriram num apartamento da cidade de Augsburg, perto
de Munique, Alemanha, mais de 1400 quadros desaparecidos
durante a Segunda Guerra Mundial. Os quadros incluem pinturas
e desenhos de expressionistas alemães como Georg Grosz e Max
Beckmann mas também de artistas como Matisse, Chagal, Renoir,
Toulouse-Lautrec, Picasso e outros mestres europeus.
A descoberta, segundo o "New York Times", foi há algum tempo,
mas as autoridades alemãs só a noticiaram agora porque temiam
que a revelação aumentasse a grossa confusão sobre a
propriedade das obras encontradas.
   Elas são, obviamente, produto da pilhagem de museus e
coleções privadas dos territórios invadidos pelos nazistas na
guerra. Mas estavam no apartamento de um descendente de
Hildebrand Gurlitt, que, apesar de ser judeu, foi o escolhido por
Goebbels para avaliar e ajudar a vender os quadros e era,
legalmente, o dono do tesouro.
   As obras incluem o que Hitler chamava de arte "degenerada"
- os expressionistas alemães, principalmente - que pela sua
vontade deveria ser destruída, e as de grande valor comercial,
cuja venda reforçaria os cofres do Terceiro Reich. Mas na
promiscuidade do achado não se distingue umas das outras, e
não deixa de haver uma triste ironia no fato de os mestres do
impressionismo francês, por exemplo, estarem de novo na
companhia de "degenerados", como no famoso Salão dos
Rejeitados em Paris, que reuniu os enjeitados pelos acadêmicos
da época, e de onde saiu a grande arte do século XIX.
   Ainda existem milhares de obras de arte desaparecidas na
guerra, das quais não se tem notícia. Mas aos poucos elas
reaparecem. Arte é difícil de matar. Inclusive a "degenerada". Há
pouco estive num museu em Munique em que havia uma
exposição dos expressionistas alemães. Todos mortos, e todos
vivíssimos.
     (VERÍSSIMO, Luiz Fernando. O Globo, 10/11/2013) 


"Os quadros incluem pinturas e desenhos de expressionistas alemães como Georg Grosz e Max Beckmann mas também de artistas como Matisse, Chagal, Renoir, Toulouse-Lautrec, Picasso e outros mestres europeus".

Em relação aos componentes desse segmento retirado do texto, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Gab.: (E)

    O acervo não se limita somente aos artistas citados. O primeiro ''como'' mesmo sendo uma conjunção comparativa (= tal qual), transmite valor exemplificativo.

  • Acredito que o erro está no uso de pertencem quando na realidade o sentido é de autoria

  • A letra E é questão incorreta, pois infere-se do texto que os mestres são autores das obras e não os detentores, além disso podemos interpretar também que não há essa limitação de apenas dois expressionistas alemães. 

  • Achei que na letra "c"  fosse só adição, não entendi o sentido da adversidade.

  • a) Entre  as obras descobertas há pinturas e  também desenhos  de vários artistas.

    Sim >> Os quadros incluem pinturas e desenhos de...


    b) As duas ocorrências do vocábulo “como” precedem exemplos  de informações anteriores.

    Sim >> "expressionistas alemães como...; artistas como..."


    c) O  termo “mas  também”,  no  contexto,  acumula  valores  de  adição e de adversidade. 

    Sim >> "não só, mas também"


    d) Matisse,  Chagal,  Renoir,  Toulouse-Lautrec  e  Picasso  são  considerados mestres na arte da pintura. 

    Nesta aqui, eu fiquei meio que na "duvida", pois o texto apresenta que foram encontrados "desenhos e pinturas", e após isso cita os artistas, mas em nenhum momento se faz alguma referência exclusiva a que "Matisse,  Chagal,  Renoir,  Toulouse-Lautrec  e  Picasso" são considerados unicamente "mestres na arte da pintura" >>>>>>> a não ser que, a questão tome como "subententido" que todos tenhamos o conhecimento de que os artistas listados são mestres na arte da pintura. 

    Eu considero-a incorreta.


    e) Os  quadros  descobertos  pertencem  a  alguns  mestres  europeus e a dois expressionistas alemães.

    Não >> primeiro, porque a Alemanha faz parte da Europa, pelo que, "mestres europeus e dois expressionistas alemães" apresenta uma informação incorreta, ja que o texto menciona: 

    "Os quadros incluem pinturas e desenhos de expressionistas alemães como Georg Grosz e Max Beckmann mas também de artistas como Matisse, Chagal, Renoir, Toulouse-Lautrec, Picasso e outros mestres europeus". 

    e citar "outros mestres europeus", subentendesse que todos os já citados foram considerados, também, como "mestres".

    E segundo porque não foram apenas "2" expressionistas os encontrados, o texto cita 2 deles, mas não que esse numero seja o que corresponda aos artistas expressionistas encontrados.


    Se estiver errado o raciocínio, aguardo uma réplica! ;)

    Bons estudos a todos!

  • A adversidade no item c encontra-se no fato dos primeiros pintores serem alemães e os demais não.

  • Letra- E

    São citados os autores das obras, e em momento nnehum foi citado DONOS das obras!