-
RESPOSTA: LETRA A
O benchmarking foi introduzido pela Xerox em 1979, como um processo contínuo de avaliar produtos, serviços e práticas DOS CONCORRENTES mais fortes e daquelas EMPRESAS QUE SÃO RECONHECIDAS como líderes empresariais. Identifica o concorrente, tomando seus pontos fortes como um padrão de excelência, e adota-os na empresa com objetivo de exceder este padrão ou ultrapassá-lo. Pode ser aplicado a qualquer função: produção, vendas, recursos humanos, engenharia, pesquisa e desenvolvimento, distribuição etc.
(CHIAVENATO, Adminisitração Geral e Pública, p.283)
-
Benchmarking é a busca das melhores práticas na indústria que conduzem ao desempenho superior. É visto como um processo positivo e pró-ativo por meio do qual uma empresa examina como outra realiza uma função específica a fim de melhorar como realizar a mesma ou uma função semelhante. O processo de comparação do desempenho entre dois ou mais sistemas é chamado de benchmarking, e as cargas usadas são chamadas de benchmark.
Apesar do seu neologismo, "Benchmarking" é mais do que uma simples combinação de palavras - exprime uma filosofia. Este processo não se limita na simples identificação das melhores práticas, mas, principalmente, na sua divulgação através das diversas técnicas do Marketing. "Benchmarking é simplesmente o método sistemático de procurar os melhores processos, as idéias inovadoras e os procedimentos de operação mais eficazes que conduzam a um desempenho superior" (Christopher E. Bogan).
-
Questão extremamente fraca. O benchmarking entre empresas de setores diferentes oferece menos resistências porque não existem barreiras concorrenciais, só que a transposição de técnicas, tecnologicas e processos de uma para a outra pode ser consideravelmente mais complicado. Gabarito bastante duvidoso.
-
Benchmarking é um processo contínuo de comparação dos produtos, serviços e práticas empresarias entre os mais fortes concorrentes ou empresas reconhecidas como líderes. É um processo de pesquisa que permite realizar comparações de processos e práticas "companhia-a-companhia" para identificar o melhor do melhor e alcançar um nível de superioridade ou vantagem competitiva. Esse conceito enraizou-se numa nova abordagem de planejamento estratégico. Durante a última década, ele tem produzido resultados impressionantes em companhias como a Xerox, a Ford e a IBM e é conhecido como Benchmarking.
-
Gabarito comentado pela própria FGV
Como explicado por Kotler (2000), o benchmarking é uma técnica de aprender com empresas que apresentam desempenho superior em algum aspecto. Como mencionado pelo autor e a vasta literatura da área, seu uso é livre de limitações em termos de tamanho das empresas que o empregam, bem como em termos de localização geográfica das empresas e de seus setores econômicos. Ademais, enfatiza-se que ele deve ser empregado nas atividades fundamentais da organização. Finalmente, cabe ressaltar que essa técnica é facilmente empregada em comparações envolvendo empresas de diferentes setores econômicos. Exemplo: uma rede hotel apreendendo a fazer check-in mais rapidamente ao aprender como os hospitais dão entrada administrativa de seus pacientes. Assim, a alternativa A é o gabarito da questão.
Fonte: KLOTER, P. Administração de marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2000.
-
Por favor, alguém poderia me explicar por que a alternativa E está errada?
E, quanto à alternativa A (apontada como correta), não é mais fácil o benchmarketing entre empresas do mesmo setor?
-
Eu também fique em dúvida entre a A e E. Não concordo a palavra "facilmente" da altenativa A.
-
Empresas do mesmo setor tendem a dificultar o acesso as informações para aplicação do benchmarking, você não chega no concorrente e simplesmente diz que vai aprender com ele o que ele faz para melhorar o seu negócio, ...isso seria dar um tiro no pé... por isso é mais facilmente aplicado em empresas de setores diferentes devido a inexistência de concorrência.
-
Eu acredito que o erro da "e" está em afirmar que o benchmarking deve ser utilizado nas atividades de apoio das empresas. Na verdade ele deve ser tilizado, principalmente, nas atividades chaves da empresa, ou seja, nas atividade que geram resultados reais e diretos para empresa.
Por exemplo: Uma fábrica de sabão - é mais importante essa empresa fazer um benchmarking para melhorar seu processo de fabricação de sabão e assim alavancar seus lucros do que pesquisar uma forma de melhorar seus processos de limpeza da fábrica (atividade de apoio)
Não quero dizer, com isso, que as atividades de apoio não possam ser melhoradas com o benchmarking, mas se tem uma área que DEVE ser melhorada são as áreas finalísticas da empresa, os processos chave.
Essa é minha opinião.
Grande abraço a todos.
-
O benchmarking visa desenvolver a habilidade dos administradores de visualizar no mercado as melhores práticas administrativas das empresas consideradas como excelentes, em certos aspectos. A meta é definir objetivos de gestão e legitimá-los por meio de comparações externas. Como as empresas comparadas são geralmente de ramos diferentes, o processo das atividades meio são distintos, portanto, seria mais dificultoso fazer a adpatação. Por exemplo, comparar uma sorveteria com uma empresa de autopeças: os processos são distintos, mas as estratégias globais de mercado podem ser mais facilmente adptadas ao ramo da sorveteria, como as estratégias de marketing.
-
TIPOS DE BENCHMARKING:
- INTERNO = compara com dados dentro da empresa - fácil de realizar - contudo pode manter vícios já existentes
- COMPETITIVO = dificil de realizar, porque envolve empresas do mesmo mercado - competitivas
- FUNCIONAL = mais utilizado, facil de realizar, pois pode ser comparado com empresas distintas.
CHIAVENATO, Novos Paradigmas: Benchmarking Funcional: o fato de pesquisar empresas de diferentes ramos de negócios atenua o problema de confidencialidade e facilita a cooperação.
- GENÉRICO = empresas participantes tem função ou processos empresariais semelhantes, independente das diferenças entre as indústrias.
-
É isso que dá a banca copiar e colar um pequeno trecho como referência de um livro...agora transformaram o Benchmarking em uma ferramenta fácil de se utilizar...
-
Traduzindo aos colegas QC's:
benchmarking = aferição
*Abraço
-
Ótimo raciocínio do Arthur! Esclareceu prq errei quando assinalei E.
-
-
PALAVRA CHAVE.
O Benchmarking procura sempre está olhando o que está acontecendo nas outras organizações, ou o que está acontecendo no seu concorrente.
DICA:
O Benchmarking é a comparação dos processos das operações de uma organização concorrente ou não.
-
Talvez o raciocínio da banca seja pq quando o benchmarking é feito por empresas de ramos diferentes, não se tem diretamente uma concorrência estabelecida entre elas. Então pode-se ter acesso a maiores informações do negócio.
-
Gabarito: a
Fonte: Rodrigo Rennó
--
Podemos resumir a questão em uma única frase do referido autor.
"O benchmarking pode ser usado por qualquer tipo de organização, de qualquer tamanho (B), em qualquer setor econômico (A e D), de qualquer local do mundo (C)."
Pode ser aplicado tanto nas atividades principais quanto nas de apoio (E).
-
Letra A
O benchmarking é aplicável facilmente entre empresas de diferentes setores econômicos.