Na segunda frase, acredito que "o povo" é sujeito.
http://www.gramaticaonline.com.br/page.aspx?id=9&iddetalhe=220&idsubcat=50&idcateg=3
C) Transitivos diretos e indiretos ou bitransitivos:
Possuem dois complementos; o objeto direto e o objeto indireto.
- O Governador perdoa a Deputado traição do passado. Quem perdoa, perdoa algo a alguém; este é o objeto indireto: Deputado; aquele, o objeto direto: traição do passado.
Empresário doa rendimentos do mês à Unicef. Quem doa, doa algo a alguém: este é o objeto indireto: a Unicef; aquele, o objeto direto: rendimentos do mês.
Junto de verbo significativo pode surgir uma qualidade do sujeito ou uma qualidade do objeto. Esta denomina-se predicativo do objeto; aquela,predicativo do sujeito. Veja estes exemplos:
- O professor encontrou os alunos estressados naquela tarde. (O verbo encontrar é transitivo direto- Quem encontra, encontra alguém -, o termo alunos,objeto direto,e estressados,predicativo do objeto.)
- Maria morreu feliz. (O verbo morrer é intransitivo, e feliz,predicativo do sujeito)
D) Verbos de Ligação:
São verbos que servem como elementos de ligação entre o sujeito e uma qualidade, estado ou modo de ser, denominado de Predicativo do Sujeito. Os principais verbos de ligação são ser, estar, parecer, permanecer, ficar, continuar. Não decore, porém, quais são os verbos de ligação, e sim memorize o significado dele:
Verbo
de ligação é aquele que indica a existência de uma qualidade do
sujeito, sem que ele pratique uma ação nem participe ativamente de um
fato.
- Investimento direto será menor no próximo ano.
- Matéria-prima fica mais cara.
Quando o verbo indicar ação, além de qualidade do sujeito, será denominado de transitivo ou intransitivo, mesmo que haja predicativo do sujeito.
- Seleção volta abatida da Ásia.
Nesse exemplo o verbo não é de ligação, pois está indicando uma ação -quem volta, volta de algum lugar, mesmo havendo o predicativo do sujeito abatida. É, então, um verbo intransitivo, já queda Ásia é adjunto adverbial de lugar. Então, conclui-se que pode haver predicativo do sujeito sem que haja verbo de ligação.
Predicado é o termo da oração que contém o verbo. Para o estudo do predicado, deve-se conhecer bem o verbo que o forma, além de um termo também importante chamado predicativo.
Predicativo do sujeito: Indica uma qualidade ou estado para o sujeito colocado dentro do predicado.
(A cultura do poder e a manutenção de suas regalias) é o que importa, (ou é importante), assim, o povo e a cultura do poder especificados pela questão como predicativo do sujeitos, na verdade são sujeitos, pois "o que importa - é a cultura do poder e a manutenção..." quem paga por isso é - o povo", ou seja, o povo é quem paga por isso, então o povo é o sujeito.
Predicativo do objeto: Termo que expressa um estado ou uma qualidade do objeto atribuído a ele pelo sujeito.