-
Alguém dá uma luz?!
-
A questão fala o seguinte:
que o verbo Estar e Dar quando conjugados na segunda pessoa do singular(Tu) do pretérito perfeito do indicativo tomam a seguinte 'forma': Estiveste e Deste. e que a vogal temática aberta [é] quando pronunciamos essas palavras (Estiveste, Deste) se mantem nas flexões, destes verbos, em segunda pessoa do singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo, do pretérito imperfeito do subjuntivo e do futuro do subjuntivo.
O que de fato acontece:
Estar: Estiveste (pretérito perfeito do indicativo); Estiveras (pretérito mais-que-perfeito do indicativo); Estivesses (pretérito imperfeito do subjuntivo); Estiveres (futuro do subjuntivo).
Dar: Deste (pretérito perfeito do indicativo); Deras (pretérito mais-que-perfeito do indicativo); Desses (pretérito imperfeito do subjuntivo); Deres (futuro do subjuntivo).
Espero ter ajudado! caso eu esteja equivocada, me avisem!!! :)
Fonte que ajudou na conjugação dos verbos: http://www.conjuga-me.net/
questão chata! mas como é para promotor, ta valendo!
-
Quem puder, compre o livro ou assistam às aulas do professor, Fernando Pestana, que explica com clareza conjugação verbal.
-
Verdadeira.
A Leila explicou bem, vou tentar deixar mais claro:
Primeiramente: estiveste = estive (tema) + ste (desinência).
Estar:
Estiveste - pretérito perfeito do indicativo
Estiveras - pretérito mais-que-perfeito do indicativo
Estivesses - pretérito imperfeito do subjuntivo
Estiveres - futuro do subjuntivo
Dar:
Deste - pretérito perfeito do indicativo
Deras - pretérito mais-que-perfeito do indicativo
Desses -
pretérito imperfeito do
subjuntivo
Deres - futuro do subjuntivo
-
Rafael,
A chave está no significado da expressão "tema". O que me deu o "click" foi o comentário do Betto F., que me fez compreender o que exatamente o enunciado pedia. TEMA = radical + vogal temática.
Complementando:
Tema
É a junção do radical com a vogal temática. Se não existir a vogal temática, o tema e o radical serão o mesmo elemento; o mesmo acontecerá, quando o radical for terminado em vogal. Por exemplo, em se tratando de verbo, o tema sempre será a soma do radical com a vogal temática - estuda, come, parti; em se tratando de substantivos e adjetivos, nem sempre isso acontecerá. Vejamos alguns exemplos: No substantivo pasta, past é o radical, a, a vogal temática, e pasta o tema; já na palavra leal, o radical e o tema são o mesmo elemento - leal, pois não há vogal temática; e na palavra tatu também, mas agora, porque o radical é terminado pela vogal temática.
Fonte: https://www.algosobre.com.br/portugues/estrutura-das-palavras.html
Após entender isso, lê o comentário da Leila e tudo fica com clareza solar.
Espero ter contribuído!