SóProvas


ID
1250374
Banca
FCC
Órgão
TCE-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A Constituição Federal, ao regular a organização político- administrativa do Brasil, determina que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D

    A) Segundo o STF, o termo "população diretamente interessada" deve ser entendida como a população tanto da área desmembranda do Estado-membro como a da área remanescente (ADI 2650/DF, rel. Min. Dias Toffoli, 24.8.2011. (ADI-2650))

    B) Primeira parte errada, segunda parte certa
    Art. 18 § 1º - Brasília é a Capital Federal.
    Art. 32. O Distrito Federal, vedada sua divisão em Municípios, reger- se-á por lei orgânica, votada em dois turnos com interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços da Câmara Legislativa, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos nesta Constituição.

    C) Primeira parte certa, segunda parte errada
    Art. 18 § 2º - Os Territórios Federais integram a União, e sua criação, transformação em Estado ou reintegração ao Estado de origem serão reguladas em lei complementar.
    Art. 33 § 1º - Os Territórios poderão ser divididos em Municípios, aos quais se aplicará, no que couber, o disposto no Capítulo IV deste Título.

    D) CERTO

    Art. 235. Nos dez primeiros anos da criação de Estado, serão observadas as seguintes normas básicas:
    [...]

    III - o Tribunal de Contas terá três membros, nomeados, pelo Governador eleito, dentre brasileiros de comprovada idoneidade e notório saber;


    E) Errado, ressalvado os casos de interesse público.

    Art. 19. É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:

    I - estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público;


    Bons Estudos
  • Alternativa "A" - Errada:

    CF:

    Art. 18. A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos desta Constituição.

    § 3º - Os Estados podem incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexarem a outros, ou formarem novos Estados ou Territórios Federais, mediante aprovação da população diretamente interessada, através de plebiscito, e do Congresso Nacional, por lei complementar.


  • A letra D está correta pela literalidade da C.F. Apenas para constar, a questão diz: "A constituição Federal.....determina que". Pergunta-se: O item A está na C.F? A C.F não determina, mas é interpretação jurisprudencial. A banca precisa melhorar o enunciado de algumas questões...

  • Fiquei na dúvida se "cidadãos habitantes da área a ser desmembrada" seria o mesmo de "mediante aprovação da população diretamente interessada". 

  • população diretamente interessada = eleitores 
    *diferente de habitantes.

  • Continuo sem entender a letra "E", alguém poderia me ajudar?

  • Natália, a própria Constituição, em seu art. 150, VI, b, veda a instituição de impostos sobre os templos de qualquer culto (imunidade religiosa). Leia o art. 19 da CF inteiro, que irá lhe ajudar.

  • Natália Oliveira, o erro da letra E está no fato de não ser vedada a concessão de benefícios fiscais, pois a própria CF, em seu art. 150,  VI, b, veda a instituição de impostos sobre templos de qualquer culto. Assim, com essa limitação à tributação, acaba por conceder um benefício aos templos (onde se incluem as igrejas).


    Se algum colega interpretou diferente... Por favor ajudar!

  • renato eh foda!!!!

  • O governador do territorio é eleito? Achei que era escolhido e nomeado pelo presidente

  • Renata Leão, a alternativa D não se refere à criação de um novo Território Federal, mas sim a um NOVO ESTADO-MEMBRO, daí a aplicação do art. 235, III, da CF:

     

    Art. 235. Nos dez primeiros anos da criação de Estado, serão observadas as seguintes normas básicas: (...)
    III - o Tribunal de Contas terá três membros, nomeados, pelo Governador eleito, dentre brasileiros de comprovada idoneidade e notório saber;

  • Essas DESGRAÇAS de ressalvas nas leis fodem com tudo. Essa parte onde diz que o Estado bla bla bla não intervirá nas igrejas SALVO POR INTERESSE PÚBLICO é praticamente carta branca para esquemas de falcatruas. 

     

     

    É tipo na lei estar escrito assim "É proibido roubar e matar, salvo nos casos de interesse público HUE HUE HUE BRBRBR"

  • GABARITO: D

    Art. 235. Nos dez primeiros anos da criação de Estado, serão observadas as seguintes normas básicas: III - o Tribunal de Contas terá três membros, nomeados, pelo Governador eleito, dentre brasileiros de comprovada idoneidade e notório saber;

  • A expressão “população diretamente interessada” constante do § 3º do art. 18 da CF (“Os Estados podem incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexarem a outros, ou formarem novos Estados ou Territórios Federais, mediante aprovação da população diretamente interessada, através de plebiscito, e do Congresso Nacional, por lei complementar”) deve ser entendida como a população tanto da área desmembranda do Estado-membro como a da área remanescente. STF, ADI 2650/DF, rel. Min. Dias Toffoli, julgado em 24/08/2011 (Info 637)

  • GABARITO LETRA D

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 

     

    ARTIGO 235. Nos dez primeiros anos da criação de Estado, serão observadas as seguintes normas básicas:

     

    III - o Tribunal de Contas terá três membros, nomeados, pelo Governador eleito, dentre brasileiros de comprovada idoneidade e notório saber;