SóProvas


ID
1252135
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Com base nas orientações do Manual de Redação da Presidência da República, julgue o item subsequente.

O seguinte trecho introdutório de comunicação oficial atende ao objetivo de mero encaminhamento de documento e ao requisito de uso do padrão culto da linguagem: Encaminho, em anexo, para exame e pronunciamento, cópia do projeto de modernização de técnicas agrícolas no estado do Espírito Santo.

Alternativas
Comentários
  • EM anexo, não constitui um erro! No entanto é mais recomendado usa-se a palavra (anexo) flexionada de acordo com a demanda.


    Ex : a copia segue anexada.

    o relatório segue anexado.

  • Em anexo está correto, e encaminho pode ser usado (nesse contexto não indica impessoalidade).

    O erro está em Estado, que é obrigatório ser escrito com a inicial maiúscula.
  • Paulo Piceli a Questão não foi anulada. Segue o link do gabarito definitivo (E), o numero da questão é 19 Cargo 10.

    http://www.cespe.unb.br/concursos/TRT17_13/arquivos/Gab_Definitivo_TRTES13_CBNS02_01.PDF


  • O enunciado informa que "o seguinte trecho introdutório de comunicação oficial atende ao objetivo de mero encaminhamento de documento e ao requisito de uso do padrão culto da linguagem: Encaminho, em anexo, para exame e pronunciamento, cópia do projeto de modernização de técnicas agrícolas no estado do Espírito Santo."

    Para uso padrão culto da linguagem, a oração se apresenta na ordem indireta. A ordem direta seria "Encaminho cópia, em anexo, do projeto de modernização de técnicas agrícolas no estado do Espírito Santo para exame e pronunciamento". 


    A resposta é incorreta. 

  • Faltou a indicação dos dados completos do documento encaminhado (tipo, data, origem ou signatário). 

    Manual:

    Já quando se tratar de mero encaminhamento de documentos a estrutura é a seguinte:

      – introdução: deve iniciar com referência ao expediente que solicitou o encaminhamento. Se a remessa do documento não tiver sido solicitada, deve iniciar com a informação do motivo da comunicação, que é encaminhar, indicando a seguir os dados completos do documento encaminhado (tipo, data, origem ou signatário, e assunto de que trata), e a razão pela qual está sendo encaminhado, segundo a seguinte fórmula:

    "Em resposta ao Aviso nº 12, de 1º de fevereiro de 1991, encaminho, anexa, cópia do Ofício nº 34, de 3 de abril de 1990, do Departamento Geral de Administração, que trata da requisição do servidor Fulano de Tal."

      ou

    "Encaminho, para exame e pronunciamento, a anexa cópia do telegrama no 12, de 1o de fevereiro de 1991, do Presidente da Confederação Nacional de Agricultura, a respeito de projeto de modernização de técnicas agrícolas na região Nordeste."

      – desenvolvimento: se o autor da comunicação desejar fazer algum comentário a respeito do documento que encaminha, poderá acrescentar parágrafos de desenvolvimento; em caso contrário, não há parágrafos de desenvolvimento em aviso ou ofício de mero encaminhamento.

  • O seguinte trecho introdutório de comunicação oficial atende ao objetivo de mero encaminhamento de documento e ao requisito de uso do padrão culto da linguagem: Encaminho, em anexo, para exame e pronunciamento, cópia do projeto de modernização de técnicas agrícolas no estado do Espírito Santo. ERRADA


    Manual de Redação da Presidência da República:

    9.2.2.2. Concordância Nominal

    (...)

    Alguns casos que suscitam dúvida:

    a) anexo, incluso, leso: como adjetivos, concordam com o substantivo em gênero e número:

    Anexa à presente Exposição de Motivos, segue minuta de Decreto.

    Vão anexos os pareceres da Consultoria Jurídica.

    (...)

    anexo/em anexo

    O adjetivo anexo concorda em gênero e número com o substantivo ao qual se refere: Encaminho as minutas anexas.

    Dirigimos os anexos projetos à Chefia. Use também junto, apenso

    A locução adverbial em anexo, como é próprio aos advérbios, é invariável: Encaminho as minutas em anexo. Em anexo, dirigimos os projetos à Chefia. Empregue também conjuntamente, juntamente com.

  • Quando nos referimos ao “Estado” instituição, este é grafado sempre com letra maiúscula. Tal como em:

    É dever do Estado cuidar das questões referentes aos órgãos que dele fazem parte.

    No caso de nos referirmos a alguma região brasileira, esta deverá ser grafada com letra minúscula, como por exemplo:

    Moramos no estado do Rio de Janeiro.


    É bem provável que o estado de saúde de Márcia se agrave ainda mais.

    Dotado das mesmas características que o termo anterior, também é grafado com letra minúscula.

    http://www.portugues.com.br/gramatica/estado-ou-estado-marcas-linguisticas.html

  • Segundo a professora, Verônica "http://www.questoesdeconcursos.com.br/perfil/veronicadasilva"


    Para uso padrão culto da linguagem, a oração se apresenta na ordem indireta. A ordem direta seria "Encaminho cópia, em anexo, do projeto de modernização de técnicas agrícolas no estado do Espírito Santo para exame e pronunciamento". 

    A resposta é incorreta. 



  • Guerreiros, novamente o erro da questão está no início na palavra "encaminho" que traço de pessoalidade para o documento.

     

    Vamo que vamo!!

  • O erro da questão, de fato, não está na ordem do discurso, ou em letras maiúsculas ou minúscula, ou na flexão em primeira pessoa do documento. A solicitação pode ser feita e respondida por servidores ou departamentos.
    O que a tornou errada foi na ausência de informações imprescindíveis no mero encaminhamento. 

    Leiamos o texto do manual de redação:

    quando se tratar de mero encaminhamento de documentos a estrutura é a seguinte:

            – introdução: deve iniciar com referência ao expediente que solicitou o encaminhamento. Se a remessa do documento não tiver sido solicitada, deve iniciar com a informação do motivo da comunicação, que é encaminhar, indicando a seguir os dados completos do documento encaminhado (tipo, data, origem ou signatário, e assunto de que trata), e a razão pela qual está sendo encaminhado

  • Várias fundamentações, nenhuma conclusão! Entretanto, coloquem uma coisa na cabeça: Uso da primeira pessoa não ofende a impessoalidade das comunicações oficiais! ;)

  • Vamos ao Manual (pág. 11)

    Exemplo de estrutura de encaminhamento de documentos:

    "Encaminho, para exame e pronunciamento, a anexa cópia do telegrama no 12, de 1o de fevereiro de 1991, do Presidente da Confederação Nacional de Agricultura, a respeito de projeto de modernização de técnicas agrícolas na região Nordeste.”

    Com isso, temos que o texto introdutório da questão está incompleto. A expressão "em anexo", apesar de ter sido aplicada de forma gramaticalmente correta, é considerada coloquial e não deve ser empregada em comunicações oficiais.

    GABARITO: ERRADO

  • Encaminhamos ("nós" 3° pessoa do plural dá um tom de impessoalidade ao documento), em anexo, para exame e pronunciamento, cópia do projeto de modernização de técnicas agrícolas no estado do Espírito Santo.
  • Errado.

    O enunciado esta na ordem indireta. 


    Ordem direta: Encaminho cópia, em anexo, do projeto de modernização de técnicas agrícolas no estado do Espírito Santo para exame e pronunciamento". 


    É só isso povo, nada mais. :p


  • De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República:


    Já quando se tratar de mero encaminhamento de documentos a estrutura é a seguinte:

      – introdução: deve iniciar com referência ao expediente que solicitou o encaminhamento.


    Ou seja, antes de iniciar o texto deveria ser escrito "Em resposta ao memorando n°XX/XXX " e só então começar o texto "Encaminho, em anexo..."
  • Encaminho cópia do projeto de modernização de técnicas agrícolas no estado do Espírito Santo em anexo para exame e pronunciamento.

    "Em anexo" expressa o modo pelo qual algo esta sendo enviado. Assim, o termo seria uma locução adverbial de modo.

    Contudo, o interlocutor não visa indicar o modo que a cópia seria enviada, mas onde a cópia estaria, ou seja, o local (interior do anexo).

    Desde então, o melhor seria dizer "Encaminho cópia do projeto de modernização de técnicas agrícolas no estado do Espírito Santo no anexo para exame e pronunciamento. Trata-se de uma locução adverbial de lugar.

    ITEM ERRADO.

    O vocábulo ''Encaminho", na primeira pessoa do singular, não fere o principio da RCO (impessoalidade), uma vez que o interlocutor está falando em nome da instituição. Exemplo seria um Juiz de primeiro grau dizer: - Julgo procedente a exordial. Será que ele está ferindo o principio da impessoalidade? Não, pois está falando em nome do Poder Judiciário.

    OBS: Questão foi anulada, creio pela quantidade de recursos interpostos, já que sua construção gera muita dúvida por ser apenas uma questão de preferência gramatical. Questão não deveria ter sido anulada. É uma questão de morfossintaxe e faz parte do uso do padrão culto da linguagem.

    MINHA OPINIÃO, BONS ESTUDOS!!!

  • Justificativa da banca: O item é idêntico ao aplicado para o cargo 10 no período da manhã do dia 15 de dezembro de 2013, razão pela qual, em estrita observância ao princípio da isonomia, opta por sua anulação.

    CONHECIMENTOS BÁSICOS PARA OS CARGOS DE NÍVEL MÉDIO, questão 19 

    http://www.cespe.unb.br/concursos/TRT17_13/arquivos/TRT17_13_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERA____ES_DE_GABARITO.PDF

  • Cansei de olhar os comentários dessa professora do QC. Dos colegas bem melhores.

  • Errado.

    Se eu combino uma coisa com alguém e mando uma carta ou e-mail falando desta coisa, mas eu não INTRODUZO nada explicando, ela vai ficar sem entender. Assim é o encaminhamento de documentos. Tem que ter a introdução. 

    Na questão, o correto seria: "Em resposta ao Ofício nº PP/PPPP, envio cópia em anexo, do projeto Não Sei O Quê", e por aí vai.

    Resumo: faltou a introdução!

  • Gente não foi essa a questão anulada, e sim a de nível médio. Essa questão refere-se aos conhecimentos básicos do cargo 10.

    Vamos olhar com um pouquinho de cuidado!

  • a palavra Estado deve começar com letra Maiúscula.


    Questão Errada

  • Alguma conclusão sobre o erro da questão? Não botei muita fé no que a professora disse. Até pensei no fato de não fazer referência ao documento que solicitou o encaminhamento mas não há menção que o encaminhamento foi devido a um pedido feito por outro doc, logo, não encontro o erro.

  • Teria que ter feito referencia ao assunto...

  • Como já mencionado pelos colegas acima, algumas informações necessárias não foram inseridas, como: tipo e data do documento enviado.

  • Errada
    Faltou (tipo, data, origem ou signatário)

  • Continuo sem saber o erro da questão. Segundo o comentário da professora, o motivo do erro é o fato de o trecho estar na ordem indireta, existe isso, trecho em ordem indireta deixa o documento errado?

    "Para uso padrão culto da linguagem, a oração se apresenta na ordem indireta. A ordem direta seria "Encaminho cópia, em anexo, do projeto de modernização de técnicas agrícolas no estado do Espírito Santo para exame e pronunciamento". 

     

    A resposta é incorreta."

  • NÃO TEM NADA A VER O QUE ESTÃO COMENTANDO SOBRE SER UM DOCUMENTO DE RESPOSTA AO REMETENTE.
    EM MOMENTO ALGUM A QUESTÃO DIZ QUE HOUVE A SOLICITAÇÃO DO ENCAMINHAMENTO, E MUITO MENOS DIZER QUE O ERRO ESTA NA ESCRITA DA PALAVRA ESTADO, LEMBRANDO QUE ESTADO COM LETRA MAIÚSCULA É SINÔNIMO DE UNIÃO, PORTANTO, O ERRO NÃO SÃO ESSES.

    OS ERROS ESTÃO ESPALHADOS, COMO POR EXEMPLO, NO DETALHAMENTO DO DOCUMENTO QUE FOI ENCAMINHADO COM O TIPO/Nº/ORG.EX
    OUTRO ERRO, TALVEZ O MAIS DIFÍCIL DE PERCEBER, É A ORDEM INDIRETA EMPREGADA, E QUE DEVERIA SER:
    "ENCAMINHO, PARA "TAL COISA" (A FINALIDADE), A ANEXA CÓPIA, OU A CÓPIA EM ANEXO...  DO DOCUMENTO "TAL" (TIPO/Nº/ORG.EXP.)...
     

  • Boa tarde Concurseira Decidida!! Em meio aos comentarios encontrei o seu alegando que a questao nao foi anulada, verifiquei aqui no site da banca e realmente ela foi anulada.

     

  • A questão não foi anulada.

    Para quem quiser conferir esta aqui: http://www.cespe.unb.br/CONcursos/TRT17_13/

  • O erro está na estrutura. A eficácia da comunicação oficial depende basicamente do uso de linguagem simples e direta, chegando ao assunto que se deseja expor sem passar, por exemplo, pelos atalhos das fórmulas de refinada cortesia usuais no século passado.


    INDIRETA. Encaminho, em anexo, para exame e pronunciamento, cópia do projeto de modernização de técnicas agrícolas no estado do Espírito Santo.


    DIRETA. Encaminho cópia do projeto de modernização de técnicas agrícolas no estado do espírito santo anexo para exame e pronunciamento.


  • Encaminho, em anexo, para exame e pronunciamento, cópia do projeto de modernização de técnicas agrícolas no estado do Espírito Santo.

    Redação correta:

    Encaminho cópia, em anexo, de projeto de modernização de técnicas agrícolas no Estado do Espírito Santo, para exame e pronunciamento.