-
Porque foi anulada alguém sabe?
-
Creio que há mais de uma alternativa incorreta. A letra a, b, c e e estão erradas e a questão pede para assinalar a única errada, sendo que tem só uma certa. Caso eu esteja equivocada, avisem-me.
Na letra "A - Creio que AINDA não tem valor de adição e sim de "até o presente momento, ou até hoje".
Na letra E - Penso que "além de" é locução prepositiva e não locução conjuntiva.
Na letra C - Acho que Portugal não se encaixa como advérbio, mas não sei direito, se alguém souber explicar, agradeço. Acho que é complemento verbal. A festa de São João veio, veio de onde? de Portugal.
Na letra B, penso que o "se" é pronome apassivador. Veja: Comemora-se o dia de São João. O dia de São João é comemorado.
No muito seria uma partícula expletiva, creio eu, mas não reflexiva.
Pronome reflexivo – Neste caso, dependendo da predicação a que se relaciona o verbo, o pronome “se” pode exercer a função de objeto direto, indireto ou sujeito de um infinitivo, assumindo o sentido de “a si mesmo”.
Ex: A garota penteou-se diante do espelho.
e) Pronome reflexivo recíproco – Podendo também funcionar como objeto direto ou indireto, o pronome “se” corresponde a outro. Tal reciprocidade refere-se à ação do próprio sujeito.
Ex: Inacreditavelmente, aqueles amigos parecem respeitar-se.
f) Partícula de realce ou expletiva – Assim como retrata a própria nomenclatura (realce), tal classificação permite que o pronome seja retirado da oração sem para que isso haja alteração de sentido. Neste caso, liga-se a verbos intransitivos, indicando uma ação proferida pelo sujeito.
Ex: Toda plateia riu-se diante das travessuras do palhaço trapalhão.
Notamos que o discurso seria perfeitamente compreensível caso retirássemos o “se”. [Disponível em site: soportugues]
Se alguém puder ajudar, agradeço.
-
Parecer da banca a respeito do recurso para a anulação da questão:
A alternativa A está correta, pois o termo ―"ainda" denota adição, sendo equivalente a "além disso".
A alternativa B está incorreta, pois o pronome ―"se" não é uma partícula reflexiva, como se afirma, mas umapartícula apassivadora, o que equivale a ― "O ponto mais elevado da festa ocorre nos dias 23 e 24, quando é comemorado o dia de São João".
A alternativa C está correta, pois o pronome adverbial relativo ― "onde" retoma (substitui) o adjunto adverbial de lugar ― "Portugal".
A alternativa D está correta, pois o termo ― "logo" exerce a função de adjunto adverbial de tempo, podendo ser substituído por outros adjuntos adverbiais de tempo, tais como: em seguida, na sequência, depois etc.
A alternativa E está incorreta, pois a expressão ―" Além das" denota adição, não uma condição, como se afirma.
Conclui-se, assim, que há duas alternativas incorretas.
DECISÃO DA BANCA ELABORADORA: Anular a questão.
http://downloads.acafe.org.br/download/concursos/policia_civil_2014/agente/Parecer_recursos_agente.pdf