SóProvas


ID
1269127
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFMT
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                     Erradicar a fome

                                              Amarílis Lage, Bruno Algarve, Tarso Araújo e Alessandra Kalko.

          Coisas óbvias como o treinamento no campo reduziriam bastante o desperdício. Por exemplo: colocar todas as berinjelas com o caule na mesma direção, para que uma não machuque a casca da outra, evita que muitas estraguem. Em Maringá, no Paraná, uma campanha educativa fez a perda de soja cair pela metade em 18 anos.
          Muitas soluções são simples e baratas. A Embrapa ensina agricultores a fazer uma tenda de R$ 300 que não deixa hortaliças recém-colhidas estragarem com o sol e o calor. Já o Zeer é um cooler de baixo custo: um pote dentro do outro, com terra úmida no meio. Nele, as frutas duram cinco dias a mais.
          No século 19, a invenção dos enlatados revolucionou o abastecimento de comida no mundo, aumentando radicalmente seu tempo de conservação. Agora, um programa da União Europeia investe milhões em busca de embalagens do futuro. Pesquisa-se, por exemplo, modelos que identifiquem e matem bactérias no produto.
          Muitos alimentos estragam por falta de embalagens eficientes durante seu armazenamento e transporte. O arroz, por exemplo, dura seis meses numa saca comum. Mas pode durar o dobro numa versão criada pelo Instituto de Pesquisa Internacional do Arroz. Bastou uma camada extra de plástico e um fecho ziplock para reduzir a proliferação de insetos.
          Para não estragar vegetais, quanto menos manipulação, melhor. Uma saída para esse problema foi criada na Ceasa de Belo Horizonte, que administra um banco de caixas padronizadas de plástico. A ideia é que o produto possa ir do produtor ao mercado a bordo do mesmo engradado. Como se faz com as cervejas, por exemplo.
          A Ceasa do Rio combate a fome fazendo um sopão com os ingredientes encalhados, para distribuir aos pobres. Mas comerciantes não doam salgadinhos que sobram para não evitar processos em caso de intoxicação. Nos EUA, existe uma lei que impede essa situação e incentiva as doações diretas. No Brasil, há um projeto de lei com a mesma ideia, parado no Congresso desde 1997.
          No Brasil, algumas ONGs recolhem e doam alimentos saudáveis rejeitados pelos mercados por estarem danificados ou “fora do padrão”. Na Itália, o governo começou a privilegiar em seus contratos as redes que fizerem isso por conta própria. E, nos EUA, a Foodstar fez disso um negócio - oferecendo esses alimentos via internet e delivery, por preços econômicos.
          A Itália tem uma lei que torna obrigatório o desconto de pelo menos 50% em produtos cuja validade está próxima. O consumidor só precisa ficar atento para não comprar mais do que consegue aproveitar. Senão, o desperdício apenas se muda do mercado para casa.
          Um estudo publicado em janeiro estima que a causa de 40% do desperdício de comida é o apego dos consumidores a padrões estéticos. Legumes e frutas “fora do padrão” são recusados mesmo sendo saudáveis. E esse preconceito afeta toda a cadeia produtiva. Em Portugal, tentam reverter o problema com uma Feira da Fruta Feia.
          E se o pote de maionese aberto na geladeira avisasse quando está prestes a estragar? A escocesa Insignia Technologies lançou uma etiqueta que muda de cor conforme o produto “passa de fase”: recém-aberto, use logo e prazo expirado. Outros fabricantes têm tecnologias parecidas, mas ainda são todas caras. Para ficar mais barata, basta a ideia ser adotada em massa.

http://super.abril.com.br/alimentacao/ideia-79-erradicar-fome-766088. shtml

Assinale a alternativa INCORRETA quanto ao que se afirma a seguir.

Alternativas
Comentários
  • Questão duvidosa!!!!Não achei o erro...alguém pode ajudar?

  • Também não achei nenhum erro! Basta tem encontro consonantal assim como pobres?? o.0

  • Sa- í -da - Temos hiato. O erro está em "ideia" i-dei-a -Temos um ditongo.
  • Letra D.

    Porquê?

    saída é hiato / ideia é ditongo.

    Lembre-se:

    Hiato é o nome que se dá quando dois sons vocálicos estão em sílabas vizinhas.

    O hiato diferencia-se de um ditongo e de um tritongo pelo fato de ser constituído por duas vogais e, consequentemente, ser pronunciado em dois esforços de voz. Ou seja, as palavras têm a maior inflexão de voz na antepenúltima sílaba.


    Bons estudos.

  • As duas formas podem ser utilizadas até que se vigore somente o novo acordo ortográfico. Se não haver especificação torna-se facultativo o uso do acento agudo. ´´´´

    A dificuldade maior com relação a questão é saber qual foi a exigência da banca no edital, pois se pediu o antigo Acordo Ortográfico ou não distinguiu se queria o novo ou velho, a questão estará erra. Caso tenha tido distinção e a exigência foi o Novo Acordo Ortográfico a mesma apresenta-se correta.           
    A forma correta de escrita da palavra é ideia. A palavra idéia passou a estar errada desde a entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico, em janeiro de 2009. A palavra ideia é um substantivo comum feminino e se refere a uma representação mental de alguma coisa, a uma opinião, noção, concepção. 

  • Se a questão estiver se referindo ao novo acordo ortográfico a regra é a seguinte: Deixam de ser acentuadas as paroxítonas com ditongos abertos “ei” e “oi”. Relembrando, paroxítona são as palavras cuja penúltima sílaba é a tônica.Vou citar algumas palavras que acentuávamos e temos que passar a deixar de utilizar o acento: "Ideia, estreia, assembleia, heroico, joia, paranoico etc. Atenção: essa regra é válida para as paroxítonas e, portanto, as oxítonas, ou seja, as palavras cujo acento tônico recai sobre a última sílaba, continuam acentuadas: anéis, fiéis, papéis, heróis, troféu, chapéu, anzóis, dói, etc.

    Abraço a todos! Que jesus continue nos dando força nessa luta em busca do concurso público. =)

  • Encontro Consonantal

    Segundo a Fonologia, o encontro consonantal é o encontro de duas consoantes em uma mesma palavra. Este encontro pode ser puro ou perfeito quando ocorre em uma mesma sílaba: grato (gra-to), palavra (pa-la-vra), psicólogo (psi-có-lo-go), pneumático (pneu-má-ti-co), encontrado (en-con-tra-do), blusa (blu-sa), atleta (a- tle-ta), etc. Ou pode ser disjunto ou imperfeito quando estão em sílabas diferentes: alcançar (al-can-çar), subsolo (sub-so-lo), advogado (ad-vo-ga-do), aspecto (as -pec-to), apto (ap-to), posta (pos-ta), etc.

    Quando a letra x tem som de ks (maxi, táxi, axila), chamamos de encontro consonantal fonético.

    Dígrafo

    O dígrafo, muitas vezes, também consiste em duas consoantes juntas em uma palavra. A grande diferença do dígrafo para o encontro consonantal, é que no dígrafo as duas consoantes têm somente um som. Alguns dígrafos são formados por uma consoante e uma vogal. Veja que nas palavras com encontro consonantal, as duas consoantes têm o som expresso. Já o dígrafo emite somente um som: assar, banho, arroz, querido.

    Os dígrafos são formados pelas letras lh, nh, ch, rr, ss, qu e gu (seguidos de e ou i), sc, sç, xc, xs.

    Veja a diferença das palavras quente e sequência. Na primeira, temos um dígrafo, já que o “u” não é pronunciado. Já na segunda palavra, o “u” é pronunciado, por isso não é um dígrafo.

    Alguns exemplos de dígrafos:

    alho = lh /chuva = ch /ninho = nh/carro = rr/assistir = ss/águia = gu/aquilo = qu/nascer = sc/descer = sc/cresça = sç/exceção = xc/exsurgir = x/

  • Falso HIATO na palavra ideia - na divisão ela fica ligada à semi vogal "i" (i-dei-a) ! 

  • Ora, mas não forma hiato com o a, em i-dei-a?

  • A palavra ideia é um falso hiato, pois há um encontro de vogal com semivogal em sílabas separadas, e não de vogal com vogal que é o que caracteriza o hiato.

  • Encontro consonantal tem que ser na mesma sílaba, pelo menos foi o que a professora disse na vídeo-aula.

    basta e pobres, bas-ta fica separado o s do t. Por isso fiquei confusa

  • Encontro Consonantal pode ser Perfeito e Imperfeito.

    Fla-men-go (Perfeito);
    Vas-co (Imperfeito)

  • Ideia não tem hiato!

    Existem algumas regras a serem levadas em consideração:
    1) hiato, encontro de duas vogais em sílabas diferentes
    2) Não existe duas vogais numa mesma sílaba
    3) Ditongo é o encontro de uma vogal + semi vogal ou vice- versa na mesma sílaba
    Vejamos:
    I- dei - a
    No "dei" temos duas vogais,certo? Errado! Não se pode ter duas vogais numa mesma sílaba, ai temos um caso de ditongo, isso se comprova, pois tanto o "e" quanto o "i" se mantiveram juntos. Logo, por ser um ditongo alguém haverá de ser a vogal e outro a semi vogal, aqui, a letra "e" é vogal e o "i" uma semi vogal, isso por uma regra de gradação da língua portuguesa, nesta ordem:

     Ü (sempre semi vogal) > U,I > E > O > A (sempre vogal)

    Ou seja, quando essas vogais vierem juntas, basta analisar se vem de baixo para cima, ou de cima para baixo, exemplo:
    Caixa: O "a" sempre será vogal, e o "i" é nossa semi vogal
    Deixar: Pela regra,o "e" vem primeiro que o "i", logo o "e" é a vogal e o "i" a semi vogal

    Em ideia, segue a mesma regra do "deixar", se o "e" é a vogal e o "i" a semi vogal não podemos ter um hiato, pois para ser hiato temos que ter DUAS VOGAIS EM SÍLABAS DISTINTAS, mas o "i"não é vogal, é semi vogal, logo é um falso hiato.

    Bons estudos!

  •  I . DEI - A

     v - v/sv  -  v

    Há encontro de Semivogal + Vogal, e não de Vogal + Vogal. 

    Tal característica NÃO se refere a HIATO, mas SIM a FALSO HIATO

  • O apressado come cru. Errei pois nem li direito a questão. No dia da prova isto é algo que não pode acontecer.

  • Esse apresenta três fonemas, assim como por.?

  • sim Laís, vc deve desconsiderar(eliminar um S) apenas um S conta. entendeu bb?

  • GABARITO LETRA D

     

    Sa - í - da HIATO

    I - dei - a DITONGO

     

     

    GABARITO LETRA D

    Paula Pereira, aprendi esses dias que as vogais têm uma hierarquia entre elas, e que não há sílaba sem vogal, e q na mesma não pode conter 2 vogais(hiato).

    Ex. sa – í – da

    Hierarquia das vogais

    1 -A

    2 - O

    3 - E

    4 - i/u ( aqui vale uma obs., será vogal a que vier primeiro. Ex. par – tiu(vogal “i”, semivogal “u”), cui – da – do ( vogal “u”, semivogal “i”)

    5 - ü ( u tremado), mas o “u” tremado não foi abolido? Sim foi. No entanto a pronúncia não. Ex. liquiça, cinquenta...

     

  • GAB.D

     

    Sa - í - da HIATO

    I - dei - a DITONGO

  • I-DEI-A = Na sílaba do meio "DEI" temos o E como vogal e o I como semi-vogal. Dessa forma, ao unirmos o I com o A da outra sílaba não teríamos um hiato já que hiato seria a união de duas VOGAIS e nesse caso estaríamos unindo uma semi-vogal a uma vogal.

  • ESSE - O Dígrafo SS representa apenas 1 fonema : Portanto apresenta 3 fonemas

    POR - 3 LETRAS, Portanto 3 fonemas.

  • Alternativa D.

     

    a) "Maringá" e "Paraná" são oxítonas. Palavras oxítonas são aquelas cuja sílaba tônica é a última.

    b) "Terra" e "fecho" apresentam dígrafos consonantais: RR e CH. Ocorre dígrafo quando duas letras são usadas para representar um único fonema.

    c) Encontro consonantal é o encontro de duas consoantes que apresentam sons diferentes. "Basta" e "pobres" apresentam encontros consonantais: ST e BR.

    d) "Saída" apresenta um hiato, as vogais ficam em sílabas distintas: sa - í - da.

    "Ideia" apresenta um ditongo descrescente: I - dei - a.

    e) "Esse" e "por" apresentam, ambas, três fonemas cada.

    "Esse" apresenta o dígrafo consonantal SS. 

     

  •  a) Maringá acentua-se pela mesma regra de Paraná. (CORRETO) paroxitonas

     

     b) Terra apresenta dígrafo, assim como fecho. (CORRETO) dígrafo em rr / ch

     

     c) Basta apresenta encontro consonantal, assim como pobres  (CORRETO) st / br

     

     d) Saída apresenta um hiato, assim como ideia.(ERRADO)  sa í da - hiato / ideia - falso hiato

     

     e) Esse apresenta três fonemas, assim como por. (CORRETO) e se / por

  • Fonema é o som que ouvimos de cada letra pronunciada. 

    Sa-í-da (hiato) e i-dei-a (ditongo) 

    Gab. D

  •  

     

    Ano: 2017 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: EBSERH Prova: Analista Administrativo

    ...encontro consonantal em produzir e hiato em feiura.GAB:Certo

    Visto que feiura apresenta um falso hiato,mas a  banca considerou certa a presença de hiato em FEIURA.

     

     ideia,apresenta também um hiato falso,mas a banca considerou como errada presença de hiato.Agora  qual é o posicionamento da banca?

     

     

     

  • Dígrafo = encontro vocálico

    Hiato = duas vogais em sílabas separadas

    Ditongo = duas vogais na mesma sílaba

  • Sobre os questionamentos dos comentários: o que acontece aqui é que "I-DEI-A" possui VOGAL, SEMIVOGAL, VOGAL. Ou seja, antes da letra A NÃO possui uma vogal, mas sim uma semivogal. Sendo assim, não se caracteriza como hiato.

    OBS: é o que EU acho a partir dos MEUS estudos. Não sei se a explicação é correta.

  • c) Basta apresenta encontro consonantal, assim como pobres (ERRADO)

    Po - bres - encontro consonantal perfeito

    Bas - ta - encontro consonantal imperfeito

     

     d) Saída apresenta um hiato, assim como ideia.(ERRADO

    sa í da - hiato

    i - dei - a - falso hiato

    Portanto, a expressão "assim como" faz com que as duas estejam erradas, tanto a alternativa "C" como a "D"

     

  • Pensava que encontro consonantal tinha que ser na mesma sílaba...