- 
                                Questão duvidosa!!!!Não achei o erro...alguém pode ajudar? 
- 
                                Também não achei nenhum erro! Basta tem encontro consonantal assim como pobres?? o.0 
- 
                                 Sa- í -da - Temos hiato. O erro está em "ideia" i-dei-a -Temos um ditongo. 
                            
- 
                                Letra D. Porquê? saída é hiato / ideia é ditongo. Lembre-se: Hiato é o nome que se dá quando dois sons vocálicos estão em sílabas vizinhas. O hiato diferencia-se de um ditongo e de um tritongo pelo fato de ser constituído por duas vogais e, consequentemente, ser pronunciado em dois esforços de voz. Ou seja, as palavras têm a maior inflexão de voz na antepenúltima sílaba.
 
 
 
 Bons estudos. 
- 
                                As duas formas podem ser utilizadas até que se vigore somente o novo acordo ortográfico. Se não haver especificação torna-se facultativo o uso do acento agudo. ´´´´
 
 A dificuldade maior com relação a questão é saber qual foi a exigência da banca no edital, pois se pediu o antigo Acordo Ortográfico ou não distinguiu se queria o novo ou velho, a questão estará erra. Caso tenha tido distinção e a exigência foi o Novo Acordo Ortográfico a mesma apresenta-se correta.            A forma correta de escrita da palavra é ideia. A palavra idéia passou a estar errada desde a entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico, em janeiro de 2009. A palavra ideia é um substantivo comum feminino e se refere a uma representação mental de alguma coisa, a uma opinião, noção, concepção.  
- 
                                Se a questão estiver se referindo ao novo acordo ortográfico a regra é a seguinte: Deixam de ser acentuadas as paroxítonas com ditongos abertos “ei” e “oi”. Relembrando, paroxítona são as palavras cuja penúltima sílaba é a tônica.Vou citar algumas palavras que acentuávamos e temos que passar a deixar de utilizar o acento: "Ideia, estreia, assembleia, heroico, joia, paranoico etc. Atenção: essa regra é válida para as paroxítonas e, portanto, as oxítonas, ou seja, as palavras cujo acento tônico recai sobre a última sílaba, continuam acentuadas: anéis, fiéis, papéis, heróis, troféu, chapéu, anzóis, dói, etc. Abraço a todos! Que jesus continue nos dando força nessa luta em busca do concurso público. =) 
- 
                                Encontro ConsonantalSegundo a Fonologia, o encontro consonantal é o encontro de duas consoantes em uma mesma palavra. Este encontro pode ser puro ou perfeito quando ocorre em uma mesma sílaba: grato (gra-to), palavra (pa-la-vra), psicólogo (psi-có-lo-go), pneumático (pneu-má-ti-co), encontrado (en-con-tra-do), blusa (blu-sa), atleta (a- tle-ta), etc. Ou pode ser disjunto ou imperfeito quando estão em sílabas diferentes: alcançar (al-can-çar), subsolo (sub-so-lo), advogado (ad-vo-ga-do), aspecto (as -pec-to), apto (ap-to), posta (pos-ta), etc. Quando a letra x tem som de ks (maxi, táxi, axila), chamamos de encontro consonantal fonético. DígrafoO dígrafo, muitas vezes, também consiste em duas consoantes juntas em uma palavra. A grande diferença do dígrafo para o encontro consonantal, é que no dígrafo as duas consoantes têm somente um som. Alguns dígrafos são formados por uma consoante e uma vogal. Veja que nas palavras com encontro consonantal, as duas consoantes têm o som expresso. Já o dígrafo emite somente um som: assar, banho, arroz, querido. Os dígrafos são formados pelas letras lh, nh, ch, rr, ss, qu e gu (seguidos de e ou i), sc, sç, xc, xs. Veja a diferença das palavras quente e sequência. Na primeira, temos um dígrafo, já que o “u” não é pronunciado. Já na segunda palavra, o “u” é pronunciado, por isso não é um dígrafo. Alguns exemplos de dígrafos: alho = lh /chuva = ch /ninho = nh/carro = rr/assistir = ss/águia = gu/aquilo = qu/nascer = sc/descer = sc/cresça = sç/exceção = xc/exsurgir = x/
 
- 
                                Falso HIATO na palavra ideia - na divisão ela fica ligada à semi vogal "i" (i-dei-a) !  
- 
                                
                            
- 
                                Ora, mas não forma hiato com o a, em i-dei-a? 
- 
                                A palavra ideia é um falso hiato, pois há um encontro de vogal com semivogal em sílabas separadas, e não de vogal com vogal que é o que caracteriza o hiato.
                            
- 
                                Encontro consonantal tem que ser na mesma sílaba, pelo menos foi o que a professora disse na vídeo-aula. basta e pobres, bas-ta fica separado o s do t. Por isso fiquei confusa 
- 
                                Encontro Consonantal pode ser Perfeito e Imperfeito. Fla-men-go (Perfeito);
 Vas-co (Imperfeito)
 
- 
                                Ideia não tem hiato! 
 
 Existem algumas regras a serem levadas em consideração:
 1) hiato, encontro de duas vogais em sílabas diferentes
 2) Não existe duas vogais numa mesma sílaba
 3) Ditongo é o encontro de uma vogal + semi vogal ou vice- versa na mesma sílaba
 Vejamos:
 I- dei - a
 No "dei" temos duas vogais,certo? Errado! Não se pode ter duas vogais numa mesma sílaba, ai temos um caso de ditongo, isso se comprova, pois tanto o "e" quanto o "i" se mantiveram juntos. Logo, por ser um ditongo alguém haverá de ser a vogal e outro a semi vogal, aqui, a letra "e" é vogal e o "i" uma semi vogal, isso por uma regra de gradação da língua portuguesa, nesta ordem:
 
  Ü (sempre semi vogal) > U,I > E > O > A (sempre vogal) 
 
 Ou seja, quando essas vogais vierem juntas, basta analisar se vem de baixo para cima, ou de cima para baixo, exemplo:
 Caixa: O "a" sempre será vogal, e o "i" é nossa semi vogal
 Deixar: Pela regra,o "e" vem primeiro que o "i", logo o "e" é a vogal e o "i" a semi vogal
 
 Em ideia, segue a mesma regra do "deixar", se o "e" é a vogal e o "i" a semi vogal não podemos ter um hiato, pois para ser hiato temos que ter DUAS VOGAIS EM SÍLABAS DISTINTAS, mas o "i"não é vogal, é semi vogal, logo é um falso hiato.
 
 Bons estudos!
 
 
- 
                                 I . DEI - A  v - v/sv  -  v Há encontro de Semivogal + Vogal, e não de Vogal + Vogal.  Tal característica NÃO se refere a HIATO, mas SIM a FALSO HIATO 
- 
                                O apressado come cru. Errei pois nem li direito a questão. No dia da prova isto é algo que não pode acontecer.
                            
- 
                                Esse apresenta três fonemas, assim como por.? 
- 
                                sim Laís, vc deve desconsiderar(eliminar um S) apenas um S conta. entendeu bb?
                            
- 
                                GABARITO LETRA D   Sa - í - da HIATO I - dei - a DITONGO     GABARITO LETRA D Paula Pereira, aprendi esses dias que as vogais têm uma hierarquia entre elas, e que não há sílaba sem vogal, e q na mesma não pode conter 2 vogais(hiato). Ex. sa – í – da Hierarquia das vogais 1 -A 2 - O 3 - E 4 - i/u ( aqui vale uma obs., será vogal a que vier primeiro. Ex. par – tiu(vogal “i”, semivogal “u”), cui – da – do ( vogal “u”, semivogal “i”) 5 - ü ( u tremado), mas o “u” tremado não foi abolido? Sim foi. No entanto a pronúncia não. Ex. liquiça, cinquenta...   
- 
                                GAB.D   Sa - í - da HIATO I - dei - a DITONGO 
- 
                                I-DEI-A = Na sílaba do meio "DEI" temos o E como vogal e o I como semi-vogal. Dessa forma, ao unirmos o I com o A da outra sílaba não teríamos um hiato já que hiato seria a união de duas VOGAIS e nesse caso estaríamos unindo uma semi-vogal a uma vogal. 
- 
                                ESSE - O Dígrafo SS representa apenas 1 fonema : Portanto apresenta 3 fonemas POR - 3 LETRAS, Portanto 3 fonemas. 
- 
                                Alternativa D.   a) "Maringá" e "Paraná" são oxítonas. Palavras oxítonas são aquelas cuja sílaba tônica é a última. b) "Terra" e "fecho" apresentam dígrafos consonantais: RR e CH. Ocorre dígrafo quando duas letras são usadas para representar um único fonema. c) Encontro consonantal é o encontro de duas consoantes que apresentam sons diferentes. "Basta" e "pobres" apresentam encontros consonantais: ST e BR. d) "Saída" apresenta um hiato, as vogais ficam em sílabas distintas: sa - í - da. "Ideia" apresenta um ditongo descrescente: I - dei - a. e) "Esse" e "por" apresentam, ambas, três fonemas cada. "Esse" apresenta o dígrafo consonantal SS.    
- 
                                 a) Maringá acentua-se pela mesma regra de Paraná. (CORRETO) paroxitonas    b) Terra apresenta dígrafo, assim como fecho. (CORRETO) dígrafo em rr / ch    c) Basta apresenta encontro consonantal, assim como pobres  (CORRETO) st / br    d) Saída apresenta um hiato, assim como ideia.(ERRADO)  sa í da - hiato / ideia - falso hiato    e) Esse apresenta três fonemas, assim como por. (CORRETO) e se / por 
- 
                                Fonema é o som que ouvimos de cada letra pronunciada.  Sa-í-da (hiato) e i-dei-a (ditongo)  Gab. D 
- 
                                    Ano: 2017 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: EBSERH Prova: Analista Administrativo ...encontro consonantal em produzir e hiato em feiura.GAB:Certo Visto que feiura apresenta um falso hiato,mas a  banca considerou certa a presença de hiato em FEIURA.   Já ideia,apresenta também um hiato falso,mas a banca considerou como errada presença de hiato.Agora  qual é o posicionamento da banca?       
- 
                                Dígrafo = encontro vocálico    Hiato = duas vogais em sílabas separadas Ditongo = duas vogais na mesma sílaba     
- 
                                Sobre os questionamentos dos comentários: o que acontece aqui é que "I-DEI-A" possui VOGAL, SEMIVOGAL, VOGAL. Ou seja, antes da letra A NÃO possui uma vogal, mas sim uma semivogal. Sendo assim, não se caracteriza como hiato.  OBS: é o que EU acho a partir dos MEUS estudos. Não sei se a explicação é correta. 
- 
                                c) Basta apresenta encontro consonantal, assim como pobres (ERRADO)    Po - bres - encontro consonantal perfeito   Bas - ta - encontro consonantal imperfeito    d) Saída apresenta um hiato, assim como ideia.(ERRADO)       sa í da - hiato       i - dei - a - falso hiato        Portanto, a expressão "assim como" faz com que as duas estejam erradas, tanto a alternativa "C" como a "D"         
- 
                                Pensava que encontro consonantal tinha que ser na mesma sílaba...