SóProvas


ID
1272583
Banca
Quadrix
Órgão
SERPRO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os controles internos buscam mitigar a ocorrência de erros e fraudes. São, assim sendo, um dos pilares para o uso eficiente de recursos e a proteção para a gestão da entidade. Analise as afirmativas.

I. A ação de controle interno sempre deve existir, mesmo que a sua relação custo/benefício seja desfavorável financeiramente.

II. A segregação de funções, com delimitações claras de poderes, auxilia na redução de riscos e comumente faz parte da abordagem das ações de controles internos.

III. É essencial que haja controles sobre as transações, estabelecendo acompanhamento dos fatos contábeis, financeiros e operacionais.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • uma empresa que visa o lucro, não pode ter nenhuma ação que seja financeiramnete desvaforavel


    gab: letra C

  • Referente a alternativa I

     Relação Custo-Benefício

    O beneficio de um controle consiste na redução do risco de falhas quanto ao cumprimento dos objetivos e metas de uma atividade. O conceito de custo-benefício reconhece que custo de um controle não deve exceder os benefícios que ele possa proporcionar. Embora a determinação da relação custo-benefício em alguns casos não seja de fácil avaliação, o administrador deve, na medida do possível, efetuar estimativas e/ ou exercer um julgamento próprio a respeito.


  • Alguem explicaria a II

  • Elison Figueredo, esclarecerei sua dúvida conforme minha opinião.

    Imagine que você é um empresário e que tenha gestores que administram determinados departamentos da sua empresa.

    1º - você segregou (dividiu) as funções de sua empresa, pois seria arriscado centralizar várias funções em uma só pessoa e consequentemente haveria resultados ineficazes.

    2º - você delegou poderes para tomada de decisões, porém não todos. Pois, seria arriscado repassar tanto poder de decisão, e quem sabe, por conta de uma decisão mal tomada, proporcionar prejuizos financeiros à empresa.

    Portanto, essas análises são feitas pela atividade de controle interno.

    Espero ter ajudado. 

  • Comentário: Alternativa C

     (PROF. MARCO FERRARI - CANAL YOUTUBE: EDITORA ATUALIZAR)

    video aulas de Administração gratuitas.

    I. (FALSA) A ação de controle interno nem sempre deverá existir. O custo do controle jamais poderá ser maior que o benefício por ele gerado. Entre os custos do controle, estão os salários dos trabalhadores que controlam, manutenção da estrutura física, suporte de TI etc. Entre os benefícios, estão as economias e melhorias de desempenho geradas a partir de oportunidades identificadas em auditorias, fiscalizações etc. A relação custo/benefício deve ser sempre favorável financeiramente.


    II. (VERDADEIRA) A segregação de funções, com delimitações claras de poderes, auxilia na redução de riscos e comumente faz parte da abordagem das ações de controles internos. As unidades organizacionais responsáveis pelas outras funções, tais como a execução, não devem ser as mesmas que têm como atribuição o controle. Assim, garante-se a independência da unidade que tem o poder de auditar o ato e verificar se ele ocorreu regularmente.

    III. (VERDADEIRA) O controle por ter a finalidade de realimentar os tomadores de decisões, de forma que possam corrigir ou reforçar esse desempenho ou interferir em funções do processo administrativo, para assegurar que os resultados satisfaçam aos desafios e aos objetivos estabelecidos, se faz necessário retroalimentar o processo de gestão com todas as informações necessárias a organização. Por isso, é essencial que haja controles sobre as transações, estabelecendo acompanhamento dos fatos contábeis, financeiros e operacionais.  

  • Os Controles Internos criam um sistema que visa mitigar os riscos em que as organizações, no transcorrer de suas atividades, ficam expostas gerando assim, uma proteção extensiva ao investimento do acionista. (ASSI, 2012). Vamos analisar as afirmativas.

    I. Errado. A relação custo-benefício nunca deve ser desfavorável, ainda mais em uma organização onde o objetivo é obter lucro, ou seja, o custo do controle nunca deve ser maior que o benefício gerado.

    II. Certo. A segregação de funções busca evitar que o mesmo funcionário, ou grupo de pessoas, realize mais de uma etapa do mesmo processo. Agindo assim, neutraliza-se situações em que funcionários encubram fraudes através da manipulação dos registros contábeis.

    III. Certo. O controle sobre as transações é feito no registro das operações. A integração proporcionada pelos recursos de T.I., aliada às exigências de documentação eletrônica, impostas pelas autoridades fiscais, agiliza processos como os de logística, por exemplo, gerando também registros preliminares em setores envolvidos diretamente com essas operações, como estoques, contas a pagar e receber e contabilidade, entre outros.

    Conforme exposto, fica claro que a alternativa correta é a letra C.

    Gabarito: C

  • C).

    Sobre a I):

    Princípio do custo-benefício: a construção de um sistema de controle implica custo, o qual deve ser proporcionar benefícios maiores para que se justifique a sua implantação.

    Sobre a II):

    Princípio da segregação de funções ou princípio de oposição de interesse: esse princípio indica que os responsáveis pela execução não devem ser os responsáveis pelo controle. Esse princípio busca reduzir a probabilidade de que erros sejam ocultados ou mascarados