A casa também serve à escritora Nélida Piñon como tema de reflexão, conforme se percebe com a leitura do fragmento a seguir.
Trago a matéria do sonho para o plano do visível, traduzindo a realidade que nos circunda a partir do lar. Afinal a casa é, em seu todo, a medida de todos. Ela espelha o tecido social em que nos movemos. Entre as paredes amigas, cercada de coisas inanimadas, reproduzo a vida e a história brasileiras nas estranhas analogias que faço. Assim, um objeto, escolhido a esmo, simboliza o esforço coletivo de muitas gerações.
A cozinha, por exemplo, é certamente a fantasia do corpo. Ali _____________ tradições brasileiras. Em meio aos olores e sabores, que exaltam os sentidos, confere-se o grau de progresso econômico, rastreia-se a genealogia brasileira. Tudo em torno do fogão tem, ________________, expressão humana. A imaginação tropical, intensa e desbragada, _____________ das panelas da feijoada, da sensualidade que apura o paladar.
Fonte: Jornal Correio do Povo, 15 de março de 2002. (adaptado)
Para restituir a coerência e a adequação do texto ao registro da língua-padrão, deve-se preencher as lacunas com a sequência: