SóProvas


ID
1280638
Banca
UEG
Órgão
TJ-GO
Ano
2006
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Segundo Netto (Ditadura e Serviço Social, 1991, p. 154) “erodida a base do Serviço Social tradicional, a reflexão profissional se desenvolveu diferencialmente – quer cronológica, quer teoricamente – em três direções principais, constitutivas precisamente do processo de renovação”. Nesse sentido, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • O processo de renovação do Serviço Social no Brasil se dividiu em três expressões distintas, conforme aponta a literatura profissional: 1) perspectiva modernizadora, a qual emerge por volta dos anos de 1965 e pautava-se na perspectiva funcionalista, estruturalista e positivista; 2) perspectiva de reatualização do conservadorismo, a qual emerge por volta de meados da década de 1970 e orientava-se pela perspectiva fenomenológica; 3) perspectiva de intenção de ruptura, cuja emersão ocorre por volta de metade dos anos de 1970 e possuía como base a teoria social marxista, apesar de num primeiro momento essa aproximação ao marxismo ocorrer de forma enviesada. Dessa forma, é no final dos anos de 1980 que a perspectiva de intenção de ruptura, a qual já havia iniciado a aproximação a teoria social marxista, porém agora recorrendo as fontes originais, adquire destaque e hegemonia no interior da categoria profissional, situando a profissão no processo de produção e reprodução das relações sociais capitalista bem como reconhecendo a divisão da sociedade em classes, visto que enquanto a produção é cada vez mais social e coletiva a apropriação das riquezas é privada. Portanto, a letra "D" está correta. A letra "A" está incorreta pois a perspectiva modernizadora não é difundida na década de 1980, como já apontado. A letra "B" está incorreta pois a base para a constituição do Serviço Social crítica se dá por volta dos fins dos anos de 1970 e inicio dos 1980. A letra "C" está errada pois cronologicamente as direções dos processo de renovação estão descritas erroneamente.


    RESPOSTA: D
  • "A letra "C"  está errada pois cronologicamente as direções dos processo de renovação estão descritas erroneamente"; ONDE PEDE PARA SER EM ORDEM CRONOLÓGICA?

  • Essa questão deveria ser anulada , uma vez que não pede para seguir uma cronologia. Outro fator é que a questão pede "três direções principais, constitutivas precisamente do processo de renovação” e não de características do processo de ruptura. Pra mim a "D" é a que mais se adequa.

  • concerteza a C está correta..pois como já foi dito eles não pedem em ordem cronológica!!!

  • Influências Teóricas: Netotomista; Positivista; Funcionalista e Marxismo. Portanto, diferente de perspectivas da Renovação! 

  • gabarito errado!!

    três direções principais: Gabarito c

  • Realmente a alternativa c é a correta

     

  • Segundo Netto (Ditadura e Serviço Social, 1991, p. 154) “erodida a base do Serviço Social tradicional, a reflexão profissional se desenvolveu diferencialmente – quer cronológica, quer teoricamente – em três direções principais, constitutivas precisamente do processo de renovação”. Nesse sentido, é CORRETO afirmar:

  • 1) perspectiva modernizadora (anos de 1965) e pautava-se na perspectiva funcionalista, estruturalista e positivista;

    2) perspectiva de reatualização do conservadorismo (meados da década de 1970) e orientava-se pela perspectiva fenomenológica;

    3) perspectiva de intenção de ruptura (por volta de metade dos anos de 1970) e possuía como base a teoria social marxista, apesar de num primeiro momento essa aproximação ao marxismo ocorrer de forma enviesada. Dessa forma, é no final dos anos de 1980 que a perspectiva de intenção de ruptura, a qual já havia iniciado a aproximação a teoria social marxista, porém agora recorrendo as fontes originais, adquire destaque e hegemonia no interior da categoria profissional, situando a profissão no processo de produção e reprodução das relações sociais capitalista bem como reconhecendo a divisão da sociedade em classes, visto que enquanto a produção é cada vez mais social e coletiva a apropriação das riquezas é privada.

  • A letra D está errada, pelo fato de afirmar que a perspectiva crítica torna-se hegemônica no Serviço Social, quando sabemos que nenhuma delas foram dominantes, umas bancas consideram assim, outras pedem que revejam essa questão, não tem como ser hegemônica se estamos em um processo democrático que dar nortes diferentes dentro da profissão, até quem se diz críticos, são conservadores, estúpidos e incoerentes com o que demandam o agir profissional.

  • "Obviamente,  este  processo  de  construção  da  hegemonia  de  novos  referenciais  teórico‐metodológicos e interventivos, a partir da tradição marxista, para a profissão  ocorre  em  um  amplo  debate  em  diferentes  fóruns  de  natureza  acadêmica  e/ou  organizativa, além de permear a produção intelectual da área.  Trata‐se de um debate  plural,  que  implica  na  convivência  e  no  diálogo  de  diferentes  tendências,  mas  que supõe  uma  direção  hegemonica.  A  questão  do  pluralismo,  sem  dúvida  uma  das  questões  do  tempo  presente,  desde  aos  anos  80  vem‐se  constituindo  objeto  de  polêmicas e reflexões do Serviço Social. "

     

    http://cressrn.org.br/files/arquivos/ZxJ9du2bNS66joo4oU0y.pdf

  • Casca de banana. A alternativa C está errada apenas pq não cita as direções teórico-metodológicas cronologicamente. Vejam o comentário do professor!

  • Vou ser sincero: É JUSTIFICAR O INJUSTIFICÁVEL!

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • também não concordo com a D pelo fato da palavra "hegemônica"

  • As direções teórico-metodológicas constituídas no processo de renovação do serviço social são: a reatualização do conservadorismo, a perspectiva modernizadora e a perspectiva da intenção de ruptura com o Serviço Social tradicional.

    Comentário: Penso que o erro da alternativa consiste em demonimar as vertentes da renovação como direções teórico-metodológicas. Nesse sentido, as direções teórico metodológicas são: estrutural-funcionalismo (positivismo), fenomenologia e marxismo.

    A perspectiva modernizadora, reatualização do conservadorismo e intenção de ruptura são VERTENTES DA RENOVAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL.