SóProvas


ID
1290886
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

De acordo com o disposto no art. 5o da Constituição Federal, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    A) CERTO: Art. 5 LXXII - conceder-se-á "habeas-data":

       b) para a retificação de dados, quando não se prefira fazê-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo


    B) Art. 5 LXXVI - são gratuitos para os reconhecidamente pobres, na forma da lei:

       a) o registro civil de nascimento; (não tem adoção)

       b) a certidão de óbito;
    OBS: Lembrando que a celebração do casamento civil é gratuita, nos termos do art 226 §1


    C) Art. 5 LVI - são inadmissíveis, no processo, as provas obtidas por meios ilícitos

    D) Art. 5 LXX - o mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por:

       a) partido político com representação no Congresso Nacional;

       b) organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados;


    E) LXXIII - qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência

    bons estudos

  • A (A) está incompleta. Se a E foi considerada incorreta por isso como vou considerar A como correta. Prova doída. 

  • A alternativa "e" está incorreta porque o inciso LXXIII do artigo 5º diz "cidadão" e a alternativa diz "pessoa".


    Abraços!
  • Estilo FEPESE, decorreba e cheia de pegadinha.

  • Letra a - correta.

    Letra b - são gratuitos aos reconhecidamente pobres - art. 5, LXXVI.

    Letra c - não são admissíveis provas ilícitas.

    Letra d - as associações devem ser legalmente constituídas e em funcionamento há pelo menos 1 ano - art. 5, LXXVI, b.

    No tocante a letra "e" não ficará isento de culpa se for comprovada a sua má-fé - art. 5, LXXIII.

  • A - correta.

    B - são gratuitos aos reconhecidamente pobres - art. 5, LXXVI.

    C - não são admissíveis provas ilícitas.

    D - as associações devem ser legalmente constituídas e em funcionamento há pelomenos 1 ano - art. 5, LXXVI, b.

    E -  qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência -art. 5º, LXXIII, CF

  • Qualquer pessoa é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência.

    O erro está em dizer que qualquer PESSOA, ao invés de dizer qualquer CIDADÃO(é necessário levar documento que comprove estar em pleno gozo dos exercícios políticos).Não é por por falta da ressalva, pois caberia recurso, haja vista ser correto dizer que o indivíduo fica isento das custas judiciais.

  • INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR (minha intenção não é contestar o gabarito, já que a prova é de Constitucional e a banca tem por característica copiar e colar o texto legal. É uma informação complementar mesmo).


    Quanto ao assunto da letra B, é certo que a CF garante aos reconhecidamente pobres, na forma da lei, a gratuidade do registro civil de nascimento e a certidão de óbito. A CF está garantindo a proteção MÍNIMA, o que não impede sua ampliação pela lei. 


    A Lei de Registros Públicos (Lei 6.015/73), em seu art. 30, diz que:

    "Não serão cobrados emolumentos pelo registro civil de nascimento e pelo assento de óbito, bem como pela primeira certidão respectiva."


    Portanto, a lei (lembrar que a CF diz "na forma da lei") não restringe somente aos reconhecidamente pobres. 

    (Indo além, o § 1º desse art. 30 confere aos reconhecidamente pobres a isenção de pagamento de emolumentos pelas demais certidões extraídas pelo cartório de registro civil). 


    Há que se acrescentar, ainda, que os atos relativos ao nascimento e ao óbito são a base para o exercício da cidadania e, nos termos do inciso LXXVII do art. 5º da CF, são gratuitas as ações de HC e HD e, na forma da lei, os atos necessários ao exercício da cidadania

    Essa lei é a 9.265/96 que em seu art. 1º, VI, diz que:

    "Art. 1º. São gratuitos os atos necessários ao exercício da cidadania, assim considerados: VI - o registro civil de nascimento e o assento e óbito, bem como a primeira certidão respectiva".


    Espero ter ajudado. 

  • Letra (a)


    Habeas data (art. 5º, LXXII, da CF): visando assegurar o conhecimento, retificação ou contestação de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público.

  • DECORE FÁCIL:

     

     No brasil é gratuito nascer e morrer

  • A letra A está incompleta. Motivo suficiente para ser anulada. Faltou a segunda hipótese de de cabimento previsto no texto constitucional.


  • questão porcaria eu acertei pois nem li as outras, mas quem le a letra E nao consegue responder pois o erro dela é simplesmente nao estar completa! Vai entender esse FEPESE! 

  • Essa banca sempre com questões sem critério algum. A alternativa "A" deveria fazer menção ao fato dos dados serem próprios e constarem em banco de dados de caráter público. Na alternativa "E" faltou: salvo comprovada má fé. Tanto a alternativa A quanto a E estão incompletas, então qual o critério para determinar que a A é a correta? NÃO TEVE CRITÉRIO! A alternativa A inclusive está mais incompleta que a E.


    Quer fazer questão copiar colar FAZ DIREITO!

  • Alemonha, esta é uma banca bem complicada, mas a alternativa E está errada, pois não é qualquer pessoa que pode propor ação popular e sim qualquer CIDADÃO.

  • Muitos comentários desnecessários..... 

    LXXII - conceder-se-á habeas data:

    a) para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público;

    b) para a retificação de dados, quando não se prefira fazê-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo;

  • Para os que contestam a letra E dizendo que está incompleta, peço para que não percam tempo com isso, e se atenham apenas ao início da alternativa, que diz "qualquer pessoa". É aí que já demonstra o erro da alternativa, pois não é quaquer pessoa e sim qualquer cidadão. O que deixa o gabarito letra A completamente correto!

    FIQUEM ATENTOS!

     

  • Descartei a alternativa E logo de cara por não se referir a cidadão.

    CF- Ar. 5º- LXXIII - qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que

    vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe,

    à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural,

    ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da

    sucumbência.

  • GABARITO: A

    a) CERTO: Art. 5º. LXXII - conceder-se-á habeas data: b) para a retificação de dados, quando não se prefira fazê-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo;

    b) ERRADO: Art. 5º. LXXVI - são gratuitos para os reconhecidamente pobres, na forma da lei: a) o registro civil de nascimento; b) a certidão de óbito;

    c) ERRADO: Art. 5º. LVI - são inadmissíveis, no processo, as provas obtidas por meios ilícitos;

    d) ERRADO: Art. 5º. LXX - o mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por: a) partido político com representação no Congresso Nacional; b) organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados;

    e) ERRADO: Art. 5º. LXXIII - qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência;

  • açao popular = CIDADÃO.

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre direitos e garantias fundamentais.

    A- Correta. É o que dispõe a Constituição em seu art. 5º, LXXII: "conceder-se-á 'habeas-data': a) para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público; b) para a retificação de dados, quando não se prefira fazê-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo".

    B- Incorreta. A Constituição assegura a gratuidade do registro de nascimento e da certidão de óbito para os reconhecidamente pobres. Art. 5º, LXXVI, CRFB/88: "são gratuitos para os reconhecidamente pobres, na forma da lei: a) o registro civil de nascimento; b) a certidão de óbito".

    C- Incorreta. São inadmissíveis as provas obtidas por meios ilícitos. Art. 5º, LVI, CRFB/88: "são inadmissíveis, no processo, as provas obtidas por meios ilícitos".

    D- Incorreta. O período mínimo de funcionamento é de um ano, não de dois anos. Art. 5º, LXX, CRFB/88: "o mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por: a) partido político com representação no Congresso Nacional; b) organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados".

    E- Incorreta. A parte legítima para propor ação popular é o cidadão, não qualquer pessoa. Art. 5º, LXXIII, CRFB/88: "qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência".

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa A.