SóProvas


ID
1297351
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A pesquisa Etnometodológica, que estuda o senso comum em atividades do cotidiano de uma sociedade, tem como importante(s) componente(s)

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

    O que é uma pesquisa etnográfica

    Etnografia significa, literalmente, a descrição de um povo. Ela surge no final do século XIX e início do século XX com a necessidade de pesquisadores entenderem de forma mais adequada e aprofundada comunidades e grupos sociais – até então, todo conhecimento provinha de especulação da filosofia social, sem contato nenhum com a sociedade. Os pesquisadores desta época chegaram à conclusão de que apenas o contato real em campo poderia descrever melhor a cultura de um povo.

    E aqui chegamos em um dos principais pontos relacionados à etnografia: a pesquisa etnográfica tem como foco entender a cultura de comunidades e grupos sociais. (Nota que estudar a cultura envolve um exame aprofundado dos comportamentos, costumes, crenças, entre outras coisas compartilhadas dentro daquela comunidade).

     

    A etnografia como método

    O método etnográfico é diferente de outros modos de fazer pesquisa qualitativa. Ele segue alguns princípios e, neste curso, vamos aprendê-los e aplicá-los ao universo digital:

    – Pesquisa de campo (conduzido no local em que as pessoas convivem e socializam);

    – Multifatorial (conduzido pelo uso de duas ou mais técnicas de coleta de dados);

    – Indutivo (acumulo descritivo de detalhe)

    – Holístico (retrato mais completo possível do grupo em estudo).

    https://www.ibpad.com.br/blog/comunicacao-digital/o-que-e-pesquisa-etnografica/

     

    Etnometodologia é uma corrente sociológica desenvolvida primeiramente nos Estados Unidos a partir da década de 1960. Alguns anos depois, chegou à Europa. Trabalha com uma perspectiva de pesquisa compreensiva, em oposição à noção explicativa. A Etnometodologia considera que a realidade socialmente construída está presente na vivência cotidiana de cada um e que em todos os momentos podemos compreender as construções sociais que permeiam nossa conversa, nossos gestos, nossa comunicação etc.

    Considera-se seu principal teórico Harold Garfinkel (1917-2011) que publicou o livro Studies in Ethnomethodology (Estudos sobre Etnometodologia), em 1967, apesar do amplo uso da consagrada expressão Etnologia nas ciências sociais, mais especificamente na Antropologia.[1] wikipedia