-
O emprego das formas pronominais “desta”, no primeiro parágrafo, e “esta”, no segundo parágrafo, atende às exigências do padrão culto da linguagem, visto que se refere à primeira pessoa do discurso, ou seja, ao remetente da comunicação oficial.
As formas pronominais desta e esta se referem ao DESTINATÁRIO e não ao REMETENTE (quem remete, envia).
-
primeiro parágrafo, "desta" está errado: deveria ser dessa.
Pronome demonstrativo de primeira pessoa: desta, deste, disto.
Pronome demonstrativo de segunda pessoa: dessa, desse, disso.
pronome demonstrativo de terceira pessoa: aquele, aquela, aquilo.
Se me equivoquei, por favor...
Veni, vidi, vici.
-
O pronome DESTA se refere ao destinatário.
-
Pessoal está ERRADA
Porque a questão diz "refere à primeira pessoa do discurso" e o ESTA diz respeito a CORDENADORIA, que não é a primeira pessoa do discurso!
Primeira pessoa do discurso é José da Silva que está enviando o ofício, em nome do poder público.
-
Errado.
Acredito que o colega Leonardo Ribeiro quis dizer "Coordenadoria" e não "Corregedoria", do resto, está correto.
Os pronomes demonstrativos fazem referência ao DESTINATÁRIO, dizem respeito a "Coordenadoria".
José da Silva é o Remetente em nome do poder público, lembrem-se que aquele que assina não é o "dono" da correspondência.
Espero ter ajudado, a dificuldade é para todos
-
Guilherme Cabral, com todo respeito, não cogites tal dislate.
Errei a questão, resolvendo rápido; em um análise mais apurada, e complementando o que já comentara:
O segredo da questão está:
Veja a quem se fala: Senhor Coordenador
Veja quem fala: José da Silva
(...) documentos sobre os estudos econômicos feitos sob sua coordenação (...) correto
(...) solicitamos os estudos registrados nas publicações desta coordenação (...)ERRADO. "SUA" INCOMPATÍVEL COM "DESTA".
Em relação ao segundo parágrafo, como José da Silva fala com o Coordenador, refere-se também à Cordenadoria, o que nos remete ao pronome "sua" do primeiro parágrafo.
-
Não entendo mais nada: o comentário da professora da a questão como certa e ela responde gabarito errado?
Comentário da professora:
Na verdade, remetente é aquele que envia a comunicação oficial para alguém, e o destinatário é aquele que recebe o documento. O texto, ao ser lido, mostra que os termos "desta" e "esta" se referem ao remetente, que faz parte da Coordenadoria/Coordenação. Além disso, a leitura e a interpretação do texto reforçam a informação.
Enunciado da questão:
Se refere à primeira pessoa do discurso, ou seja, ao remetente da comunicação oficial.
Gabarito: E ?
Alguém poderia explicar melhor, essa colocação da professora? Talvez eu não tenha entendido bem, o que ela colocou.
-
Primeira pessoa | Este, estes, esta, estas, isto |
Segunda pessoa | Esse, esses, essa, essas, isso |
Terceira pessoa | Aquele, aqueles, aquela, aquelas, aquilo |
1. Este, esse, aquele e suas flexões
Utilizamos estas pró-formas para localizar os nomes no tempo, no espaço e no próprio texto:
- No espaço:
Vale para o uso dos demonstrativos a relação com as pessoas do discurso: este para próximo de quem fala (eu); esse para próximo de quem ouve(tu); aquele para distante dos dois (ele).
Exemplos:
Este documento que eu estou entregando apresenta a síntese do projeto.
Se tu não estás utilizando essa régua, podes me emprestar por alguns minutos?
Vês aquele relatório sobre a mesa do Dr. Silva? É o documento a que me referi.
Em situações de fala direta (tanto ao vivo quanto por meio de correspondência, que é uma modalidade escrita de fala), são particularmente importantes o este e o esse - o primeiro localiza os seres em relação ao emissor; o segundo, em relação ao destinatário. Trocá-los pode causar ambigüidade.
Exemplos:
Dirijo-me a essa universidade com o objetivo de solicitar informações sobre o concurso vestibular. (trata-se da universidade destinatária).
Reafirmamos a disposição desta universidade em participar no próximo Encontro de Jovens. (trata-se da universidade que envia a mensagem).
-
O que a professora escreveu está certo, Referencias a Local:
Posição de quem fala:Neste Departamento/Nesta SeçãoNeste Relatório/Neste parecerNeste TextoA pessoa fala do local em que ela se encontra ( remetente)Posição da pessoa com quem se fala:Nesse setorNessa CoordernaçãoNesse documentoAqui a pessoa fala do local do destinatário Apostila: Professora Luciana Ferreira discursiva PF pontodosconcursos
-
estou com o Raphael, entendi não... os comentários do professor me leva a acreditar que o gabarito esteja errado!!!
Tendi nada agora! rs
-
Este/esta/desta/ --> está próximo do remetente
Esse/essa/dessa --> está próximo do destinatário
Aquele -->afastado de ambos
-
Quem matou a charada foi Hugo Teles ao meu ver...
Não atende às exigências do padrão culto da linguagem.
Sua desta...
-
Desculpe-me, mas não vi uma explicação plausível, pois tratam-se de elementos coesivos ANAFÓRICO(retoma algo já citado=dessa coordenadoria e essa coordenadoria ). "DESTA e ESTA" são elementos CATAFÓRICOS(ANTECIPA ALGO A SER CITADO). Portanto a questão está errada por referir-se a algo já citado(coordenadoria).
Paz.
-
A professora Verônica Ferreira falou que " "desta" e "esta" se referem ao remetente, que faz parte da Coordenadoria/Coordenação". No entanto, a Coordenadoria/Coordenação é o destinatário, sendo o remetente José da Silva. Portanto, as formas pronominais dever ser "Dessa" e "Essa", já que, pelo contexto das orações, "[...]os estudos foram registrados nas publicações da Coordenação (destinatário - com quem se fala)" e [...]os registros econômicos regionais foram elaborados pela Coordenadoria (destinatário - com quem se fala).
-
Na verdade, remetente é aquele que envia a comunicação oficial para alguém, e o destinatário é aquele que recebe o documento. O texto, ao ser lido, mostra que os termos "desta" e "esta" se referem ao remetente, que faz parte da Coordenadoria/Coordenação. Além disso, a leitura e a interpretação do texto reforçam a informação.
-
galera segue bisú: esta é para quem está falando: esta caneta é minha, essa é com quem está falando: me passa essa caneta, então, esta e nesta , não é a mesma coisa, pois referen-se á coisas diferentes
-
O José da Silva (remetente) solicita ao coordenador (destinatário) alguns documentos relevantes para serem utilizados pelos professores e alunos do curso de Economia.
1. O remetente solicita documentos, sobre estudos econômicos regionais publicados em 2013, sob a coordenação do destinatário. O adequado seria "... solicitamos os estudos registrados nas publicações da sua Coordenação no ano de 2013."
Ou seja, o remetente precisa das pesquisas, de 2013, coordenadas pelo destinatário.
2. O remetente reforça a finalidade de solicitar os trabalhos produzidos por essa coordenação em 2013 (sob a coordenação do destinatário). O adequado seria: "... Este novo pedido tem por objetivo completar o acervo universitário dos registros econômicos regionais elaborados sob sua Coordenadoria."
Ou seja, constam no acervo dos registros econômicos regionais do curso de Economia, pesquisas desenvolvidas pela equipe do coordenador (para quem a mensagem se destina).
-
Mesmo não sendo o quesito de avaliação, o documento começou errado quanto ao endereçamento "A Sua Excelência o senhor".
-
Deveria ter sido escrito assim:
1. Em complementação à solicitação dos documentos sobre os estudos econômicos regionais feitos sob sua coordenação, nas publicações do ano de 2012, informamos que o material foi recebido e, na oportunidade, solicitamos os estudos registrados nas publicações dessa Coordenação no ano de 2013. (está retomando termo já citado acima).
2. Este novo pedido tem por objetivo completar o acervo universitário dos registros econômicos regionais elaborados por essa Coordenadoria, cuja leitura tem trazido qualidade às pesquisas de professores e alunos do curso de Economia. (está retomando termo já citado acima)
-
O comentário do Hugo Teles está correto.
-
Analisei de forma diferente.
"Desta", por ser um termo catafórico, refere-se aquilo que ainda será dito, portanto, no caso empregado deveria ser "dessa", já que a informação a qual ele retoma havia sido explícita anteriormente.
Gab. Errado!
-
-
De fato, o pronome "deste" refere-se ao remetente, pois trata-se de um dêitico subjetivo: traz a marca de quem redige. Porém, como ele foi usado para se referir a Coordenação com quem se fala, o seu seu uso tornou-se incorreto, devendo ser usada a forma "dessa".
Exemplo: Este Tribunal (tribunal onde o redator está) necessita do apoio desse Ministério (indica o espaço para o qual o redator se dirige).
Fonte: aulas do professor Fernando Moura.
-
Motivo de ser ERRADA
desta coordenação - do destinatário;
esta coordenadoria - do remetente
-
NUNCA vi um professor péssimo igual esse ai. Essa coordenação do QC., se é que tem, deveria analisar a quantidade de reclamações direcionadas a esse professor.
-
Veja essa questão. Ela é a resposta desta
Q432984. A redação oficial caracteriza-se por uma linguagem contrária à evolução da língua, uma vez que sua finalidade é comunicar com impessoalidade e máxima clareza....gabarito certo. Pessoal a questão está errada porque na verdade não deve existir padrão culto da linguagem.
-
O correto seria "dessa" e "essa" respectivamente ,pois a coordenação à qual se refere está perto do ouvinte, no caso o coordenador.
-
“Pronomes Demonstrativos
Os pronomes demonstrativos são utilizados para
explicitar a posição de uma certa palavra em relação a outras ou ao contexto.
Essa relação pode ocorrer em termos de espaço, tempo ou discurso.
No espaço:
Compro este carro (aqui). O pronome este indica
que o carro está perto da pessoa que fala.
Compro esse carro (aí). O pronome esse indica
que o carro está perto da pessoa com quem falo, ou afastado da pessoa que fala.
Compro aquele carro (lá). O pronome aquele diz
que o carro está afastado da pessoa que fala e daquela com quem falo.
Atenção: em
situações de fala direta (tanto ao vivo quanto por meio de correspondência, que
é uma modalidade escrita de fala), são particularmente importantes o este e
o esse - o primeiro localiza os seres em relação ao
emissor; o segundo, em relação ao destinatário. Trocá-los pode
causar ambiguidade.
Exemplos:
Dirijo-me a essa universidade com o objetivo de solicitar
informações sobre o concurso vestibular. (trata-se da universidade
destinatária).
Reafirmamos a disposição desta universidade
em participar no próximo Encontro de Jovens. (trata-se da universidade que
envia a mensagem)”.
Fonte: http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf48.php
-
Jovelina, só uma pequena observação, a RCO deve seguir os seguintes princípios:
- Impessoalidade
- Uso do padrão culto da linguagem
- Clareza
- Concisão
- Formalidade e Uniformidade
Diferente de como foi afirmado, a RCO não terá uma linguagem OFICIAL, mas deverá seguir o padrão CULTO da linguagem...
Então a questão em comento, está no uso indevido dos pronomes "desta e esta" e não na questão do padrão culto da linguagem.
-
Os pronomes demostrativos foram erroneamente empregados. Por isso, não há o atendimento à norma culta da linguagem. Veja que o redator do ofício refere-se aos estudos registrados na coordenação do destinatário, portanto, utiliza-se o pronome "dessa" no primeiro caso (proximidade do receptor / interlocutor - destinatário).
Já na segunda ocorrência verificamos também a mesma referência à Coordenadoria, coordenadoria da qual o destinatário faz parte, portanto, utiliza-se corretamente o pronome demonstrativo "essa".
Vale o método:
esse(a) / desse(a) = proximidade do destinatário (interlocutor / receptor)
este(a) / deste(a) = proximidade do remetente (emissor)
Aquele(a) = distanciamento do remetente (emissor) e destinatário (receptor / interlocutor)
-
Para ajudar:
DESTA aí; DESSA aqui; DAQUELA lá.
-
Acho que está ERRADA porquê não seria "remetente" mas sim destinatário.
Remetente = quem envia.
Destinatário = quem irá receber
-
Todo mundo reclama do prof Arenildo, mas eu gosto dele :)
-
Não acho esse professor ruim, não.....
-
Vi grande parte dos comentários falando sobre proximidade do remetente e destinatário. Essas regras só valem para a fala, na escrita não há como saber onde o destinatário estará quando receber a comunicação, muito menos o remetente poderia considerar que o destinatário soubesse da proximidade de algo em relação a si quando escrevia.
O uso dos pronomes demonstrativos na escrita depende da posição dos termos na prórpia oração (é no próprio texto que vai se verificar se o termo a que o pronome faz referência esta mais próximo ou distante do pronome ou se vem antes ou depois dele).
Os demonstrativos podem ser utilizados ainda para indicar uma posição no tempo em relação a quem emite a informação. Nesse caso o uso será igual tanto na fala quanto na escrita.
Claro que se a escrita estiver representando o discurso direto de um personagem da história, aí valem as regras de proximidade da fala.
-
ERRADA. Desta e esta para perto de mim ou de você. O certo seria Dessa e essa perto dele ou dela, que se está se dirigindo.
-
errada , o desta se refere a algo , 3 pessoa
-
Gabarito: Errado
A resolução é mais simples do que parece:
Assunto: Solicitação de documentação
Senhor Coordenador,
1. Em complementação à solicitação dos documentos sobre os estudos econômicos regionais feitos sob sua coordenação, nas publicações do ano de 2012, informamos que o material foi recebido e, na oportunidade, solicitamos os estudos registrados nas publicações desta Coordenação no ano de 2013.
Ou seja, com essa frase eles pretendiam solicitar os estudos ao Coordenador, mas, ao usar DESTA, estão solicitando a eles mesmos. O correto seria DESSA (a Coordenação onde o Coordenador trabalha).
Isso porque:
-> DESTA = perto de quem fala
-> DESSA = longe, o alvo
Ficaria correto:
(...) solicitamos os estudos registrados nas publicações DESSA Coordenação no ano de 2013.
-
Feriu claramente o paralelismo sintático.
-
A questão está errada porque diz se referir ao remetente da comunicação oficial.
Quando nota se claramente que DESTA e ESTA estão se referindo a Coordenadoria a qual a correspondencia esta se dirigindo, ou seja ao REMETENTE
-
até porque não há menção ao remetente, nem indicação de que este é de uma coordenadoria...
-
O correto seria DESSA coordenação
-
Vá direto nos comentários de KELLEN LIMA e LEONARDO RIBEIRO, os outros estão incorretos.
-
GABARITO: ERRADO
De acordo com o Manual:
Pronomes demonstrativos
Situação no espaço:
a) Emprega-se este(a)/isto quando o termo referente estiver próximo ao emissor, ou seja, de quem fala ou redige;
b) Emprega-se esse(a)/isso quando o termo referente estiver próximo ao receptor, ou seja, a quem se fala ou para quem se redige;
c) Emprega-se aquele(a)/aquilo quando o termo referente estiver distante tanto do emissor quanto do receptor da mensagem;
Situação no tempo:
a) emprega-se este(a) para referir-se ao tempo presente;
b) emprega-se esse(a) para se referir ao tempo passado;
c) emprega-se aquele(a)/aquilo em relação a um tempo passado mais longínquo, ou histórico.
Situação no texto:
a) Usa-se este(a)/isto para introduzir referência que, no texto, ainda será mencionado;
b) Usa-se este(a)para se referir ao próprio texto;
c) Emprega-se esse(a)/isso quando a informação já foi mencionada no texto.
"Não pare até que tenha terminado aquilo que começou." - Baltasar Gracián.
Bons estudos!