SóProvas


ID
1302514
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 2

                              O Brasil como problema

     Ao longo dos séculos, vimos atribuindo o atraso do Brasil e a penúria dos brasileiros a falsas causas naturais e históricas, umas e outras imutáveis. Entre elas, fala-se dos inconvenientes do clima tropical, ignorando-se suas evidentes vantagens. Acusa-se, também, a mestiçagem, desconhecendo que somos um povo feito do caldeamento de índios com negros e brancos, e que nos mestiços constituíamos e cerne melhor de nosso povo.

     Há quem se refira à colonização lusitana, com nostalgia por uma mirífica colonização holandesa. É tolice de gente que, visivelmente, nunca foi ao Suriname. Existe até quem queira atribuir o nosso atraso a uma suposta juvenilidade do povo brasileiro, que ainda estaria na minoridade. Esses idiotas ignoram que somos cento e tantos anos mais velhos que os Estados Unidos. Dizem, também, que nosso território é pobre - uma balela. Repetem, incansáveis, que nossa sociedade tradicional era muito atrasada - outra balela. Produzimos, no período colonial, muito mais riqueza de exportação que a América do Norte e edificamos cidades majestosas como o Rio, a Bahia, Recife, Olinda, Ouro Preto, que eles jamais conheceram.

     Trata-se, obviamente, do discurso ideológico de nossas elites. Muita gente boa, porém, em sua inocência, o interioriza e repete. De fato, o único fator causal inegável de nosso atraso é o caráter das classes dominantes brasileiras, que se escondem atrás desse discurso. Não há como negar que a culpa do atraso nos cabe é a nós, os ricos, os brancos, os educados, que impusemos, desde sempre, ao Brasil, a hegemonia de uma elite retrógrada, que só atua em seu próprio benefício.


RIBEIRO, Darci. O Brasil como problema. Brasília: Editora da UnB, 2010. p. 23-24. [Adaptado]


Analise as afirmativas abaixo, considerando o texto 2

1. No primeiro parágrafo, em “[…] vimos atribuindo o atraso do Brasil e a penúria dos brasileiros a falsas causas naturais e históricas”, a forma verbal “vimos” corresponde ao pretérito perfeito do verbo “ver”, e os vocábulos “o”, “a” e “a” estão empregados como artigo definido.

2. No segundo parágrafo, em “Há quem se refira à colonização lusitana, com nostalgia por uma mirífica colonização holandesa. É tolice de gente que, visivelmente, nunca foi ao Suriname”, os segmentos sublinhados especificam a atitude do autor com respeito ao conteúdo expresso nos enunciados.

3. No segundo parágrafo, em “Dizem, também, que nosso território é pobre[…]. Repetem, incansáveis, que nossa sociedade tradicional era muito atrasada[…], os dois termos sublinhados funcionam como predicativo do sujeito.

4. No terceiro parágrafo, em “Muita gente boa, porém, em sua inocência, o interioriza e repete” há uma elipse do objeto direto de “repete”, e os vocábulos sublinhados são pronomes que se referem, respectivamente, a “muita gente boa” e “discurso ideológico”.

5. No segundo parágrafo, em “Existe até quem queira atribuir o nosso atraso a uma suposta juvenilidade  do povo brasileiro”, as palavras sublinhadas são adjetivos que atribuem características ao povo brasileiro.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Alguma mente brilhante aí para nos ajudar?

  • gabarito B

  • Gabarito Alternativa (B)

    1. ALTERNATIVA ERRADA

    VERBO VER -> Pretérito Perfeito: correto.

    O pretérito perfeito é utilizado para expressar um fato acabado, que já ocorreu.

    Eu vi / tu viste / ele viu / NÓS VIMOS.

    Quantos aos vocábulos “o”, “a” e “a” para saber se é artigo ou preposição analise o verbo ATRIBUINDO.

    Esse verbo é BITRANSITIVO, ou seja, QUEM atribui, atribui ALGO A ALGUÉM.

    O que está sendo atribuído? O atraso e a penúria. Logo os vocábulos "o" e "a" são artigo.

    A quem está sendo atribuído? a falsas causas, esse "a" é preposição.

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    2.ALTERNATIVA ERRADA

    "com nostalgia" não é a atitude do autor, mas sim um ADJUNTO ADVERBIAL DE MODO das pessoas que "se refira à colonização lusitana.."

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    3.CORRETA

    Pedicado do Sujeito é tudo aquilo que está fora do sujeito dando uma qualidade ou mudança de estado.

    -“(...) que nosso território é pobre[…] = nessa oração Pobre está qualificando o território.

    -" (...) que nossa sociedade tradicional era muito atrasada[…]" = nessa oração atrasada está qualificando a sociedade.

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    4,CORRETA

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    5.ALTERNATIVA ERRADA

    A palavra atraso se refere ao BRASIL e não ao povo.

    No mais o adjetivo: normalmente varia em gênero, número e grau.

  •  "Ao longo dos séculos, vimos atribuindo o atraso do Brasil..."

    Vimos do verbo VIR e não do verbo VER (enxergar).

    Presente - VERBO VIR.

    eu venho

    tu vens

    ele vem

    nós vimos

    vós vindes

    eles vêm

    Alguém discorda? Me soa muito estranho interpretar o "vimos" como do verbo "ver".... "olhamos atribuindo.."? Esquisito...