a)
As autoridades precisam, também, mobilizar a população. A exitosa experiência brasileira em campanhas educativas(,) deve ser invocada para convocar o povo a se tornar aliado no combate ao inseto.
b)
Atenção especial merece o lixo. Os resíduos modernos são inimigos do povo, independentemente da classe social. Cacos de louça, casca de ovo, embalagens plásticas, eletrodomésticos quebrados, eletroeletrônicos sem validade, móveis, copos e garrafas formam ambiente ideal para a cultura do Aedes aegypti.
c)
Pneus abandonados ou transformados em floreiras ou balanços, caixas-d’água sem a devida vedação, vasos com pires de água são objetos corriqueiros em casas e jardins. Apesar do alerta, sobre: o risco que representam(,) faz parte da personalidade do brasileiro a tendência do “comigo não acontece”.
d)
Enganam-se todos os que se imaginam longe do perigo da doença. Não só acontece com qualquer pessoa descuidada como abre a porta para que aconteça com os familiares os vizinhos os moradores do bairro e da cidade.
e)
O governo, claro, não pode baixar a guarda em relação à dengue. Além das medidas preventivas, precisa manter, estoque de remédios, leitos disponíveis na rede hospitalar e equipes de atendimento treinadas e capazes de diagnosticar, prontamente os sintomas da pessoa infectada.
A) As autoridades precisam, também, mobilizar a população. A exitosa experiência brasileira em campanhas educativas(,) deve ser invocada para convocar o povo a se tornar aliado no combate ao inseto. Não se separa sujeito do verbo.
B) Gabarito
C) Pneus abandonados ou transformados em floreiras ou balanços, caixas-d’água sem a devida vedação, vasos com pires de água são objetos corriqueiros em casas e jardins. Apesar do alerta(,) sobre(:)o risco que representam, faz parte da personalidade do brasileiro a tendência do “comigo não acontece”. Reescrita: Apesar do alerta sobre o risco que representam, faz parte (...) pontuações desnecessárias.
D) Enganam-se todos os que se imaginam longe do perigo da doença. Não só acontece com qualquer pessoa descuidada (faltou vírgula) como abre a porta para que aconteça com os familiares (vírgula) os vizinhos (vírgula) os moradores do bairro e da cidade. A vírgula separando uma oração subordinada comparativa e elementos de uma enumeração.
E) O governo, claro, não pode baixar a guarda em relação à dengue. Além das medidas preventivas, precisa manter(,) estoque de remédios, leitos disponíveis na rede hospitalar e equipes de atendimento treinadas e capazes de diagnosticar, prontamente os sintomas da pessoa infectada. Não se separa sujeito do verbo. O que não precisa manter? estoque de remédios.