SóProvas


ID
1310590
Banca
FEPESE
Órgão
SJC-SC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Como funcionam os presídios nos Estados Unidos

A palavra “prisão” não é uma palavra difícil de ser entendida: é um lugar onde sua liberdade, seus movimentos e seu acesso a basicamente tudo é restrito,em geral como uma punição por ter cometido um crime. Mas para quem já foi condenado, uma prisão é muito mais do que isso: é um lugar onde dignidade, privacidade e controle são entregues aos guardas e administradores da prisão, onde isolamento e tédio podem deixar alguém louco e onde a mais simples das necessidades parece um luxo. Nos Estados Unidos, mais de dois milhões de pessoas estão em presídios e mais de 400 mil trabalham neles.
(…)
As pessoas costumam pensar em prisões de segurança máxima quando pensam em como seria a prisão. No entanto, apenas um quarto de todos os presidiários dos Estados Unidos está em presídios de segurança máxima. Esse tipo de prisão é reservado para infratores violentos, para quem já fugiu (ou tentou fugir) ou para presos que podem causar problemas em prisões de menor segurança. Elas são rodeadas por muros altos e cercas farpadas.


                                        Fonte: < http://pessoas.hsw.uol.com.br/presidios.htm> acesso em 20.10.2013

Analise as afirmativas feitas sobre a frase retirada do texto:

As pessoas costumam pensar em prisões de segurança máxima quando pensam em como seria a prisão

1. As palavras sublinhadas pertencem à categoria de palavras gramaticais variáveis e, portanto, passíveis de flexão.
2. As palavras sublinhadas classificam-se em: artigo, substantivo, adjetivo, verbo e substantivo, respectivamente.
3. Na última oração da frase: “quando pensam em como seria a prisão”, o termo sublinhado é objeto direto e poderia estar anteposto ao verbo a que se refere sem prejuízo de sentido ao contexto.
4. A frase mescla dois tempos verbais: presente e futuro, respectivamente.
5. O termo “de segurança máxima” é um objeto indireto do verbo pensar. É indireto pela presença da preposição “em” que pode ser substituída por “nas”, mantendo o mesmo significado.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Explicação?

  • 1. As palavras sublinhadas pertencem à categoria de palavras gramaticais variáveis e, portanto, passíveis de flexão. (CORRETA)

     Classe de palavras variáveis: ARTIGO, SUBSTANTIVO,ADJETIVO,NUMERAL,PRONOME,VERBO

     Classe de palavras invariáveis: ADVÉRBIO, PREPOSIÇÃO, CONJUNÇÃO, INTERJEIÇÃO

     2. As palavras sublinhadas classificam-se em: artigo, substantivo, adjetivo, verbo e substantivo, respectivamente. (CORRETA)

     As (ARTIGO), pessoas (SUBSTANTIVO), máxima (ADJETIVO), seria (VERBO), prisão (SUBSTANTIVO).

     3. Na última oração da frase: “quando pensam em como seria a prisão”, o termo sublinhado é objeto direto e poderia estar anteposto ao verbo a que se refere sem prejuízo de sentido ao contexto.(ERRADA)

     Vi um professor falando que o "SERIA" é VL, mas o verbo, nessa oração, é VI. O termo "A PRISÃO" é o sujeito. Quando faço a pergunta ao verbo: Quem seria? tenho como resposta: A prisão (SUJ). Se flexiono o termo "A PRISÃO" para "AS PRISÕES", o verbo também flexiona, por exemplo: "como seriam as prisões".

     4. A frase mescla dois tempos verbais: presente e futuro, respectivamente. (CORRETA)

     Costumam (Presente do Indicativo)

     seria (Futuro do Pretérito)

     5. O termo “de segurança máxima” é um objeto indireto do verbo pensar. É indireto pela presença da preposição “em” que pode ser substituída por “nas”, mantendo o mesmo significado. (ERRADA)

     Quem pensa pensa em alguma coisa - "em prisões" --> de segurança máxima --> está ligado ao termo "em prisões(subst. concreto).Logo,----------------------- OI                 Adjunto Adnominal