SóProvas


ID
1318225
Banca
FGV
Órgão
TJ-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                           Texto 3 – Maravilha!


                                                                                                             Veríssimo, O Globo, 31/8/2014


     Pode-se parafrasear Winston Churchill e dizer da democracia o mesmo que se diz da velhice, que, por mais lamentável que seja, é melhor do que sua alternativa. A única alternativa para a velhice é a morte. Já as alternativas para a democracia são várias, uma pior do que a outra. É bom lembrá-las sempre, principalmente no horário político, quando sua irritação com a propaganda que atrasa a novela pode levá-lo a preferir outra coisa. Resista.


Tendo em vista o conteúdo do texto 3, o título dado ao texto deve referir-se:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C


    O título do texto mantém uma relação de ironia com o tema desenvolvido, ou seja, a democracia não é perfeita, mas configura-se como o regime menos ruim de todos.


    Perceba que o título diz algo querendo dizer outro, porque a opção menos ruim não é boa, não tem nada de maravilhoso nisso.


  • c) ao regime democrático, como o menos ruim de todos;

  • Eu me pergunto se essa questão não tem duas respostas possíveis. Não consigo enxergar por que a E está incorreta.

    Se eu disser que "devo achar a democracia uma maravilha", também estou dizendo que "devo achar o horário eleitoral uma maravilha" ("maravilha" considerando as alternativas possíveis). Se eu inverter e disser que "devo achar o horário eleitoral uma maravilha", também estou dizendo que devo achar a democracia uma maravilha.


    Alguém me explica por que a letra E está errada? 

    Não poderia também se entender que: eles devem achar a propaganda eleitoral uma maravilha ao invés de se irritar com ela? Penso assim porque o autor descreve uma situação específica (a pessoa assistindo à TV e irritada com o horário eleitoral obrigatório). Quem assiste está incomodado com o horário eleitoral, e não em termos mais amplos, com regime político, democracia... então, ao invés de praguejar e desejar o fim daquele incômodo real e imediato, o telespectador deve ter consciência de que aquela propaganda eleitoral é uma maravilha perto dos outros males que adviriam caso o regime político não fosse o democrático.

    Do mesmo modo acho correto dizer que "maravilha" se refere a democracia, porque, por tabela, se eu devo achar uma maravilha o horário eleitoral, devo achar uma maravilha a democracia, vez que um existe em decorrência do outro.

  • Testing 1,2,3, entendi que o título(ou sua ironia) tem mais a ver com a democracia, "dizer da democracia o mesmo que se diz da velhice, que por mais lamentável que seja, é melhor que sua alternativa", no caso, a morte. Dá a ideia de que diante do menos ruim, "estamos bem", e que nem a propaganda política chega aos pés da alternativa antagônica à democracia, por mais que atrase a novela "o que pode leva-lo a preferir outra coisa."

  • AS ALTERNATIVAS À DEMOCRACIA UMA PIOR QUE A OUTRA... esse excerto fundamenta que o autor pontua ser o horário eleitoral gratuito da televisão um mal necessário, mas tolerável ante elementos terríveis de outros regimes.

  • Eu devo ser um idiota, porque não consegui fazer nenhum tipo de relação entre o Título e nenhuma das alternativas !!!

  • Até a professora se embananou na alternativa E. -.-'

  • FGV ama questões com título, fiz um mapeamento e existem um total de 50 questões:

    Q587841

    Q878401

    Q870973

    Q628240

    Q633825

    Q74582

    Q574507

    Q623771

    Q110094

    Q691826

    Q603128

    Q110503

    Q837906

  • nível médium

  • Meu deus, eu não entendi nada. Devo ser uma jumenta mesmo.