SóProvas


ID
1322296
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito do planejamento estratégico e dos conceitos de análise SWOT, julgue o item seguinte.


Constitui um exemplo de missão da organização a declaração: a empresa X atuará no Brasil e no exterior de forma integrada no negócio de energia, com um crescimento médio anual de 11% na produção de óleo e gás, durante três anos.

Alternativas
Comentários
  • Constitui um exemplo de visão.

  • ERRADA

    Idalberto Chiavenato nos diz que a missão é o elemento que traduz as responsabilidades e pretensões da organização junto ao ambiente e define “negócio”, delimitando o seu ambiente de atuação. A missão da organização representa sua razão de ser, o seu papel na sociedade.

    ______________________________________________________________

    • Idalberto Chiavenatto nos diz que a visão organizacional, ou visão do negócio é o sonho acalentado pela organização. Ela refere-se aquilo que a organização deseja ser no futuro. É a fonte inspiradora que explica de por que, diariamente, todos se levantam e dedicam a maior parte de seus dias para o sucesso da organização onde trabalham, investem ou fazem negócio. Ela deve estar alinhada com os interesses de todos os envolvidos com a organização (stakeholders) para atender a seus propósitos. A visão deve ser coerente com o comportamento empresarial e merecer total credibilidade. Muitas vezes a visão é expressa em slogans.

    Diferenças entre Missão e Visão

    Segue uma lista que ajuda a esclarecer as diferenças entre Missão e Visão organizacional:


  • ERRADO

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    MISSÃO

    -  Razão de existência (propósito);

    -  Contribuição para a sociedade;

    -  Área de atuação;

    -  Atemporal.


    VISÃO

    -  Nível máximo (ápice);

    -  Como a empresa quer ser vista no futuro;

    -  De acordo com a realidade;

    - Temporal (estabelecimento de prazos)


  • A MISSÃO NÃO É QUANTITATIVA: ''11%''.

    A MISSÃO NÃO É TEMPORAL: ''durante três anos''.

     

    ISSO É CARACTERÍSTICA DA VISÃO, E NÃO DA MISSÃO!

     

     

     

     

     

    MISSÃO
    É UMA ORIENTAÇÃO ATEMPORAL. É A RAZÃO DE SER, O PORQUÊ DE A ORGANIZAÇÃO EXISTIR. EMBORA SEJA UMA ORIENTAÇÃO ATEMPORAL, ALGUMAS ORGANIZAÇÕES PRECISAM REVER A SUA MISSÃO COM O PASSAR DO TEMPO, POIS AS ORGANIZAÇÕES PRECISAM ALINHAR SUA RAZÃO DE EXISTIR ÀS MUDANÇAS GLOBAIS;
        - SATISFAZER NECESSIDADE DO AMBIENTE EXTERNO
        - RAZÃO DA EXISTÊNCIA (PROPÓSITO)
        - CONTRIBUIÇÃO PARA A SOCIEDADE - OBJETIVO SOCIAL
        - ÁREA DE ATUAÇÃO
        - ATEMPORAL
        - QUALITATIVA
     
     
    VISÃO
    É UMA ORIENTAÇÃO TEMPORAL. É AONDE A ORGANIZAÇÃO QUER CHEGAR, DENOTA UM MODELO MENTAL (NÃO É CONCRETO) DE UM ESTADO OU SITUAÇÃO DESEJÁVEL E POSSÍVEL DE SE CHEGAR.
        - META, NÍVEL MÁXIMO (AMBIÇÃO)
        - COMO A EMPRESA QUER SER VISTA NO FUTURO
        - DE ACORDO COM A REALIDADE
        - TEMPORAL
        - QUANTITATIVA

     

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Essa é uma característica da visão. 

  • Características da "visão", pois está voltada para o futuro.

  • Isso é meta.

  • Visão. 

  • Isso é uma visão. O verbo "atuará" significa futuro.
  • Falou em atingir metas, objetivos em um determinado tempo, então trata-se de visão de futuro da empresa.

  • ERRADO. 

    EXEMPLO DE QUESTÃO: VISÃO

     

    --//--

    VISÃO = AONDE QUER CHEGAR (PERSPECTIVA FUTURA)

    MISSÃO = RAZÃO DE EXISTIR DA EMPRESA (BASE: NECESSIDADES DA SOCIEDADE)| CONCEITO NA SOCIEDADE.

  • CONCEITO DE MISSÃO

    “A missão é a razão de ser da empresa. Nesse ponto procura-se determinar qual o negócio da empresa, por que ela existe, ou, ainda, em que tipos de atividades a empresa deverá concentrar-se no futuro. Aqui se procura responder à pergunta básica: “Aonde se quer chegar com a empresa? ” OLIVEIRA (2007, p.126).

    CHIAVENATO e SAPIRO (2003, p. 56) descreve o conceito de missão é que a declaração da “missão (mission statement) de uma organização incorpora o mercado nas considerações sobre a concretização da visão de negócios.

    A missão deve ser capaz de refletir as aptidões essenciais da empresa, devem ser compreensíveis por todos, realistas e motivadoras, cativando os envolvidos a cumprirem com o determinado (OLIVEIRA, 2004).

    Conforme OLIVEIRA (2008), Missão é a maneira de determinar os valores, crenças, ou áreas básicas de atuação, conforme filosofias e tradições da empresa.

    CONCEITO DE VISÃO

    A visão relaciona-se diretamente com os objetivos gerais, de longo prazo, descrevendo as aspirações da Instituição para o futuro, sem especificar os meios para alcançá-las. É o que se espera ser num determinado tempo e espaço. Descreve o que a organização quer realizar objetivamente nos próximos anos da sua existência, normalmente a longo prazo.

    A visão com mais efeito é aquela que cria inspiração e esta inspiração é normalmente querer mais, melhor e maior. Assim, ela deve ser ambiciosamente voltada para o futuro e simultaneamente inspiradora, clara, concisa, coerente com a missão, de modo a que todos a compreendam e a sintam. A visão deve, ainda, ser suficientemente atrativa e constituir um desafio, ao mesmo tempo, atingível, por forma a motivar todos os colaboradores.

    Descrevo que a Visão é a explicitação do que se realiza para alcançar um determinado objetivo organizacional no futuro, sendo o desejo e a intenção do direcionamento da instituição.

    A visão, literalmente, significa uma imagem. Visão de negócio ou visão organizacional ou, ainda, visão de futuro é o sonho acalentado pela organização. É a imagem com a qual ela se vê no futuro. É a explicação do por que, diariamente, todos se levantam e dedicam a maior parte dos seus dias ao sucesso da organização onde trabalham, onde investem ou fazem negócios (CHIAVENATO e SAPIRO 2009, p. 87).

    BATEMAN (2006, P. 125) relata que “a visão estratégica vai além da declaração da missão para promover uma perspectiva em rela-ção ao direcionamento da empresa e em que a organização pode transformar-se.”

    Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes

  • Constitui um exemplo de visão da organização a declaração: a empresa X atuará no Brasil e no exterior de forma integrada no negócio de energia, com um crescimento médio anual de 11% na produção de óleo e gás, durante três anos.

  • GABARITO ERRADO .  CORRETO VISÃO

     

    FCC - troca o nome ameaças por desafios.

     

    Ambiente Interno = ponto forte e ponto fraco (controláveis)

     Ambiente Externo = oportunidades e ameaças/desafios (não controláveis) 

     Fraco + Ameaças = Estratégia de Defesa (Problemas = sobrevivência)

     Fraco + Oportunidades = Estratégia de Reforço (Limitações = crescimento)

     Forte + Ameaças = Estratégia de Confronto (Vulnerabilidade = manutenção)

     Forte + Oportunidades = Estratégia Ofensiva (Alavancagem = desenvolvimento )

     

    Fonte: Labuta do dia-a-dia!

    Não desistam!

  • Missão: vim a essa mundo para quê? Sirvo para quê? É a razão de ser (da sua existência). Exemplo: Produzir óleo e gás com respeito ao meio ambiente, aos nossos clientes e a toda cadeia petrolífera. Basicamente, a sua missão é produzir óleo e gás, mas todas organizações colocam uma "firula" - para fins de apresentação (a primeira impressão é a que fica).

    Metas: pequenos pedaços do objetivo. Exemplo de meta: crescimento médio anual de 11% na produção de óleo e gás, durante três anos.

    Objetivo: Crescimento de 33% em 3 anos (soma de três metas anuais citadas acima).

    Visão: é como uma vidente que lê a sua mão - olha lá na frente e diz que você terá uma mansão em Miami Beach (observe o aspecto transformador e futurístico da visão). Não basta ser futurístico, deve ser transformador também. No caso da questão podemos pensar em "estar entre as três maiores produtoras de óleo e gás do mundo até 2050". Observe o aspecto transformador. Passar de uma mera desconhecida para uma mega potência. Você pode pensar que isso é objetivo e, de certa forma, não discordo de você. No entanto, o pulo do gato está no aspecto transformador, o que nos faz rotular isso como visão.

    Resposta: Errado, pois a questão traz o conceito de meta e não de missão.

  • Isso é visão o que ela quer ser no futuro.

  • É a meta da organização.