SóProvas


ID
1329220
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A manipulação de medicamentos é uma atividade peculiar dentro das atribuições do farmacêutico. No ambiente hospitalar, é uma importante ferramenta para individualizar doses e adequar o tratamento às necessidades do paciente, exercendo fortemente a atenção farmacêutica ao paciente internado. Julgue o item a seguir com relação à manipulação de fármacos.

Todos os medicamentos injetáveis devem ser testados quanto à presença de pirogênios. A presença de todos os tipos de pirogênios em uma preparação pode ser determinada tanto pela injeção do medicamento em coelhos como pelo teste de LAL (limus amoebocyte lysate).

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro nessa questão??

  • Também não entendi
  • O erro da questão é em afirmar que o teste deve ser realizado em todos os medicamentos. Não é aplicado em fármacos com efeito antitérmico.

  • ERRADO

    O erro está em dizer que o LAL detecta todos os tipos de pirogênios, quando na verdade ele detecta apenas pirogênio endoxina.

    TESTE DE LAL

    O método mais comum para testar endotoxinas é o teste de lisado de amebócitos de Limulus (teste de LAL); um ensaio baseado no lisado de amebócitos do sangue de caranguejo-ferradura. O lisado das células sanguíneas de caranguejo-ferradura reage naturalmente com as endotoxinas bacterianas em uma reação de coagulação. Este método tem uma alta sensibilidade para a quantificação de endotoxinas, mas não detecta pirogênios que não são endotoxinas.

    TESTE EM COELHOS

    O teste de pirogênios em coelhos (RPT) envolve medir o aumento da temperatura dos coelhos após a injeção intravenosa do produto testado. O RPT fornece resultados qualitativos, e a sensibilidade é bastante baixa. A robustez do teste também é limitada, devido ao desenvolvimento da tolerância a pirogênios em coelhos após injeções repetidas, ou ao estresse dos coelhos ao realizar o ensaio.

    TESTE ATIVAÇÃO DE MONÓCITOS (MAT) é uma alternativa aos métodos baseados em animais para detecção de endotoxinas e pirogênios não endotoxinas. O teste de ativação de monócitos mimetiza a reação imune humana através da incubação de monócitos com a amostra testada. Se os pirogênios estiverem presentes, os monócitos são ativados e produzem moléculas inflamatórias, as citocinas, responsáveis pela reação febril. As citocinas são, em seguida, detectadas usando um ensaio imunológico (ELISA) envolvendo anticorpos específicos e uma reação enzimática que produz cor.

    TESTE DO FATOR C RECOMBINANTE (rFC) O fator C recombinante é uma proteína geneticamente modificada, normalmente encontrada na cascata de reações do lisado de amebócitos de Limulus. Neste teste, o fator C reage com a endotoxina e se acopla a um marcador para produzir um produto final quantificável e fluorescente. O teste com o fator C recombinante usa o mesmo princípio do teste de LAL, mas sem a necessidade de utilizar material de origem animal.

    fonte: https://www.sigmaaldrich.com/BR/pt/applications/microbiological-testing/pyrogen-testing