SóProvas



Prova CESPE - 2010 - INCA - Tecnologista Júnior – Farmácia Hospitalar


ID
1319377
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Controle social é a forma pela qual se garante o direito de participação da sociedade na formulação, implementação e controle da política e ações de saúde. Ele se dá por meio dos conselhos de saúde e das conferências de saúde. Julgue o próximo item, referente aos conselhos de saúde.

Os conselhos de saúde são órgãos colegiados deliberativos.

Alternativas
Comentários
  • Lei Nº 8.142Art. 1º, § 2° O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.

  • GABARITO: CERTO

    O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei:

    Art. 1° O Sistema Único de Saúde (SUS), de que trata a Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990, contará, em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com as seguintes instâncias colegiadas:

    I - a Conferência de Saúde; e

    II - o Conselho de Saúde.

    LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE 1990.


ID
1319380
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Controle social é a forma pela qual se garante o direito de participação da sociedade na formulação, implementação e controle da política e ações de saúde. Ele se dá por meio dos conselhos de saúde e das conferências de saúde. Julgue o próximo item, referente aos conselhos de saúde.

Os conselhos de saúde atuam na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros.

Alternativas
Comentários
  • 8.080

     

    Art. 33. Os recursos financeiros do Sistema Único de Saúde (SUS) serão depositados em conta especial, em cada esfera de sua atuação, e movimentados sob fiscalização dos respectivos Conselhos de Saúde.

     

    Art. 14A

    I - decidir sobre os aspectos operacionais, financeiros e administrativos da gestão compartilhada do SUS, em conformidade com a definição da política consubstanciada em planos de saúde, aprovados pelos conselhos de saúde; 

  • geovana, a 14A fala sobre as Comissões.

    o art. 33 já resolve nosso problema

  • § 2° O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.


ID
1319383
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo ao planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

É permitida a destinação de subvenções e auxílios a instituições prestadoras de serviços de saúde com finalidade lucrativa, desde que aprovados pelo respectivo conselho de saúde.

Alternativas
Comentários
  • Art. 38 lei 8080/90 não é permitida a destinação de subvenções e auxílios a instituições prestadoras de serviços de saúde com finalidade lucrativa.

  • Lei 8080/90. Art. 38. Não será permitida a destinação de subvenções e auxílios a instituições prestadoras de serviços de saúde com finalidade lucrativa.

     

    CF/88. Art. 199, § 2º É vedada a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos.


ID
1319386
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo ao planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

O processo de planejamento e orçamento do SUS será descendente, do nível federal até o local, ouvidos seus órgãos consultivos.

Alternativas
Comentários
  • Art. 36 da L 8080. O processo de planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS) será ascendente, do nível local até o federal, ouvidos seus órgãos deliberativos, compatibilizando-se as necessidades da política de saúde com a disponibilidade de recursos em planos de saúde dos Municípios, dos Estados, do Distrito Federal e da União.

  • LEI Nº 8.080

    Art. 36. O processo de planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS) será ascendente, do nível local até o federal, ouvidos seus órgãos deliberativos, compatibilizando-se as necessidades da política de saúde com a disponibilidade de recursos em planos de saúde dos Municípios, dos Estados, do Distrito Federal e da União

  • Esquema para ninguem errar:

    Orçamento e planejamento =  Municipios --->  Estados/DF---> União l Local p/ federal (Ascendente) 

    Distribuição dos valores = União---> Estados/DF ---> Municipios l Federal para local (Decrescente/descendente)

     

    Lembrando que "Os planos de saúde serão a base das atividades e programações de cada nível de direção do SUS e seu financiamento será previsto na respectiva proposta orçamentária."

     

    Bons estudos!

  • Art. 36 da L 8080. O processo de planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS) será ascendentedo nível local até o federal, ouvidos seus órgãos deliberativos, compatibilizando-se as necessidades da política de saúde com a disponibilidade de recursos em planos de saúde dos Municípios, dos Estados, do Distrito Federal e da União.

  • Cespe 2010

    As ações e serviços públicos de saúde executados pelo SUS devem ser organizados de forma regionalizada e hierarquizados em nível de complexidade crescente.

  • errado = ascendente; local ao federal; respectivos conselhos de saúde

    ___________

    Questões, artigos mais cobrados e suas frequências e resumos (área da saúde, veterinária, nutrição, alimentos, vigilância sanitária e ambiental) de R$ 1,00 a R$10,00. Veja informações no meu perfil.


ID
1319389
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo ao planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os planos de saúde serão a base das atividades e programações de cada nível de direção do SUS e seu financiamento será previsto na respectiva proposta orçamentária.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    Art 36 - Lei 8.080/1990

    § 1º Os planos de saúde serão a base das atividades e programações de cada nível de direção do
    Sistema Único de Saúde (SUS), e seu financiamento será previsto na respectiva proposta orçamentária.

  • Letra da Lei. 

  • Art 36 lei 8.080

     

    § 1º Os planos de saúde serão a base das atividades e programações de cada nível de direção do Sistema Único de Saúde (SUS), e seu financiamento será previsto na respectiva proposta orçamentária.

  • QUESTÃO :

    O PLANEJAMENTO e ORÇAMENTO do Sistema Único de Saúde (SUS) :

    Os PLANOS de SAÚDE serão :

    A base das : ATIVIDADES E PROGRAMAÇÕES DE CADA NÍVEL DE DIREÇÃO DO SUS .

    Seu FINANCIAMENTO será : previsto na respectiva PROPOSTA DAS NORMAS ORÇAMENTÁRIAS .

    GABARITO : CERTO .

    OBS :

    GESTÃO do FUNDO NACIONAL DE SAÚDE - FNS :

    A GESTÃO DOS RECURSOS DO FNS É EXERCIDA PELO DIRETOR do

    EXECUTIVO ( sob a orientação e supervisão da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde ) .

    OBSERVANDO O :

    PLANO NACIONAL DE SAÚDE e o

    PLANEJAMENTO ANUAL (MINISTÉRIO DA SAÚDE) nos termos das normas definidoras dos :

    ORÇAMENTOS ANUAIS ,

    DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS e

    PLANOS PLURIANUAIS .

    A EMENDA Constitucional Nº 29/2000 E A LEI Complementar Nº 141/2012 QUE REGULAMENTOU O FNS , DISPÕEM :

    QUE OS RECURSOS DOS :

    ESTADOS , DISTRITO FEDERAL e DOS MUNICÍPIOS , destinados às ações e serviços públicos de saúde E OS TRANSFERIDOS PELA UNIÃO PARA A MESMA FINALIDADE :

    SERÃO APLICADOS POR : FUNDO DE SAÚDE ( que será ACOMPANHADO e FISCALIZADO por : CONSELHO DE SAÚDE ) .

    A Lei Orgânica da Saúde - Lei Nº 8.080/1990 - Lei que disciplinou as TRANSFERÊNCIAS INTER/GOVERNAMENTAIS DE RECURSOS FINANCEIROS na área da saúde .

    - Lei Nº 8.142/1990 - estabelecem que os recursos financeiros do Sistema Único de Saúde - SUS serão depositados em conta especial, em cada esfera de sua atuação, e movimentados sob a fiscalização dos respectivos Conselhos de Saúde.

    A Lei Nº 8.142/90 :

    Estabelece que compete ao CONSELHO DE SAÚDE controlar a execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros.

    Dispõe ainda que, para receberem os recursos

    de que trata o Art. 3º dessa Lei ,

    OS MUNICÍPIOS, os ESTADOS e o DISTRITO FFEDERAL DEVERÃO CONTAR COM :

    I - FUNDO de saúde .

    II - CONSELHO de saúde , com composição paritária de acordo com o Decreto n° 99.438, de 7 de agosto de 1990;

    III - PLANO de saúde ;

    IV - RELATÓRIOS DE GESTÃO que permitam o controle de que trata o § 4° do art. 33 da Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990;

    V - CONTRAPARTIDA de recursos para a saúde no respectivo orçamento ;

    VI - COMISSÃO de elaboração do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS), previsto o prazo de dois anos para sua implantação.

    Parágrafo único. O não atendimento pelos Municípios, ou pelos Estados, ou pelo Distrito Federal, dos requisitos estabelecidos neste artigo, implicará em que os recursos concernentes sejam administrados, respectivamente, pelos Estados ou pela União.

     

  • GABARITO: CERTO

    CAPÍTULO III

    Do Planejamento e do Orçamento

    Art. 36. O processo de planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS) será ascendente, do nível local até o federal, ouvidos seus órgãos deliberativos, compatibilizando-se as necessidades da política de saúde com a disponibilidade de recursos em planos de saúde dos Municípios, dos Estados, do Distrito Federal e da União.

    § 1º Os planos de saúde serão a base das atividades e programações de cada nível de direção do Sistema Único de Saúde (SUS), e seu financiamento será previsto na respectiva proposta orçamentária

    LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.


ID
1319392
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A Política Nacional de Atenção Oncológica deve ser organizada de forma articulada com o Ministério da Saúde e com as secretarias de saúde dos estados e dos municípios. Em relação aos componentes dessa política, julgue o item a seguir.

As ações de vigilância da saúde devem desencadear ações que propiciem a preservação do meio ambiente e a promoção de entornos e ambientes mais seguros e saudáveis.

Alternativas
Comentários
  • Ano: 2010 Banca:  Órgão:  Provas:  

    A Política Nacional de Atenção Oncológica deve ser organizada de forma articulada com o Ministério da Saúde e com as secretarias de saúde dos estados e dos municípios. Em relação aos componentes dessa política, julgue o item a seguir.

    As ações de vigilância da saúde devem desencadear ações que propiciem a preservação do meio ambiente e a promoção de entornos e ambientes mais seguros e saudáveis.

    Ano: 2004 Banca:  Órgão:  Provas:  

    Os fatores determinantes e condicionantes da saúde incluem a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais.

    Ano: 2017 Banca:  Órgão:  Prova: 

    À luz do disposto na Lei Orgânica da Saúde, julgue o item que se segue. Nesse sentido, considere que a sigla SUS, sempre que utilizada, refere-se a Sistema Único de Saúde.

    Faz parte do campo de atuação do SUS colaborar com a proteção do meio ambiente, bem como fiscalizar e inspecionar a água consumida pela população.

    Ano: 2009 Banca:  Órgão:  Prova: 

    A chamada abordagem ecossistêmica da saúde enfatiza as relações entre saúde e meio ambiente, não apenas em sua vertente tradicional - poluição, saneamento, contaminação etc. -, mas também estudando os riscos modernos: monocultura, transgênicos, fontes energéticas, mudanças climáticas etc.


ID
1319395
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A Política Nacional de Atenção Oncológica deve ser organizada de forma articulada com o Ministério da Saúde e com as secretarias de saúde dos estados e dos municípios. Em relação aos componentes dessa política, julgue o item a seguir.

A média complexidade deve desenvolver mecanismos e parâmetros de avaliação do impacto a curto, médio e longo prazo das ações e serviços prestados em todos os níveis da atenção à saúde.

Alternativas

ID
1319398
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A Política Nacional de Atenção Oncológica deve ser organizada de forma articulada com o Ministério da Saúde e com as secretarias de saúde dos estados e dos municípios. Em relação aos componentes dessa política, julgue o item a seguir.

A atenção básica deve realizar, na rede de serviços básicos de saúde, ações de caráter individual ou coletivo, voltadas para a promoção da saúde e prevenção do câncer, bem como ao diagnóstico precoce e apoio à terapêutica de tumores, aos cuidados paliativos e às ações clínicas para o seguimento de doentes tratados.

Alternativas
Comentários
  • https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt0874_16_05_2013.html


ID
1319401
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o item abaixo, referente à participação da comunidade no SUS.

A participação da comunidade é uma das três diretrizes da organização do SUS, junto com a descentralização e o atendimento integral.

Alternativas
Comentários
  • Acho que o erro (não sei pq foi anulada) está em resumir a 3 diretrizes..
    Vide Lei 8.080 art. 7

  • O atendimento integral ou integralidade não é diretriz mas sim um princípio. 


ID
1319404
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo à Rede Câncer.

Rede Câncer é uma ferramenta de integração das diversas parcerias, desde que sejam públicas, visando o compartilhamento de conhecimento e recursos, para o controle do câncer.

Alternativas
Comentários
  • Rede Câncer é uma ferramenta de integração das diversas parcerias, desde que sejam públicas, visando o compartilhamento de conhecimento e recursos, para o controle do câncer.

    Existem também com redes privadas.


ID
1319407
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo à Rede Câncer.

A Rede Câncer tem, entre outros, o objetivo de promover a geração de conhecimento científico e o desenvolvimento tecnológico no campo da atenção oncológica.

Alternativas

ID
1319410
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

De acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público, julgue o item a seguir.

A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre no direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade.

Alternativas
Comentários
  • CERTA, SEGUNDO O CÓDIGO DE ÉTICA

    IV- A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, até por ele próprio, e por isso se exige, como contrapartida,que a moralidade administrativa se integre no Direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade, erigindo-se, como conseqüência, em fator de legalidade.

  • Questão correta, acredito que outra semelhante ajude a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2013 - TRT - 17ª Região (ES) - Técnico Judiciário - Tecnologia da Informação Disciplina: Ética na Administração Pública

    A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos indiretamente por todos; por isso, exige-se, como contrapartida, que ele aja conforme a moralidade administrativa.

    GABARITO: CERTA.

  • (Regra Deontológica, princípios deveres e obrigações). A REMUNERAÇÃO DO SERVIDOR PÚBLICO é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, até por ele próprio (recolhimento de impostos, por exemplo), e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre no Direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade, erigindo-se, como consequência, em fator de legalidade.

     

    O povo é o patrão do servidor público. Ao maltratar o povo que procura o atendimento, o funcionário público está prejudicando seu próprio patrão, afinal é pelo imposto pago pelo cidadão que o servidor público é remunerado.

     

    Atender o cidadão com respeito e celeridade não é um favor do servidor público é uma obrigação. Se há problemas entre os governos ou prefeituras e o funcionalismo, não é a população quem deve pagar o pato. A mediação de conflitos trabalhistas e previdenciários deve ser feita pelo meio sindical. As oposições devem se apresentar e mostrar condições de dialogar com o governo, defendendo os interesses da categoria, mas sem prejudicar a população, que no fim das contas é que sai prejudicada com os impasses.

     

    Obs.: Legalidade + Moralidade + Finalidade = os princípios são normas.

  • jesus , o que ele filosofou ai que nao entendi nada kkkk


ID
1319413
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

De acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público, julgue o item a seguir.

O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade não deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar.

Alternativas
Comentários
  • Muito pelo contrário ele deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar.

    •  

  • ERRADA, SEGUNDO O CÓDIGO DE ÉTICA (DECRETO 1171/94)

    V - O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendidocomo acréscimo ao seu próprio bem-estar, já que, como cidadão, integrante dasociedade, o êxito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimônio.

  • Se ler rápido erra fácil, fácil..

  • (Regra Deontológica, princípios deveres e obrigações). O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar, já que, como cidadão, integrante da sociedade, o êxito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimônio.

     

    O servidor já está tendo uma recompensa natural pela simples função que desempenha.

     

    Refira-se que, embora a norma enfatize o bem-estar do próprio servidor, é claro que, se o trabalho é voltado para terceiros (a coletividade), não há dúvidas de que representa, também, acréscimo ao bem-estar do próximo, ou seja, dos destinatários diretos do trabalho realizado pelo servidor, e não apenas ao bem-estar do próprio servidor.

     

    --- > Interpretar todos os atos conforme a lei e fazer um bom trabalho com atuação correta em benefício de si mesmo e da sociedade é o maior patrimônio do servido público.

     

    --- > É um bem que repercute pelo êxito de suas atividades para atendimento das necessidades coletivas.

     

    --- > Sentimento de colaboração e satisfação.

  • O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade não deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar.

  • O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar.

  • Baita pegadinha! Haja

    (Não deve ser)


ID
1319416
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O Pacto é um esforço do SUS, efetivado pelas três esferas de gestão (União, estados e municípios), em 2006, e aprovado pelo Conselho Nacional de Saúde. A respeito das três dimensões desse pacto, julgue o próximo item.

O Pacto pela Vida propõe uma agenda de repolitização do SUS com a sociedade e a busca de financiamento adequado.

Alternativas
Comentários
  • O PACTO PELA DEFESA DO SUS QUE PROPOE A REPOLITIZAÇÃO E GARANTIA DE FINANCIAMENTO.

  • PORTARIA Nº 399, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2006

    O Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do SUS em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação de saúde da população brasileira.

    O Pacto em Defesa do SUS deve se firmar através de iniciativas que busquem a repolitização da saúde,  a Promoção da Cidadania como estratégia de mobilização social tendo a questão da saúde como um direito e a garantia de financiamento de acordo com as necessidades do Sistema.

    O Pacto de Gestão do SUS estabelece Diretrizes para a gestão do sistema nos aspectos da Descentralização; Regionalização; Financiamento; Planejamento; Programação Pactuada e Integrada – PPI; Regulação; Participação Social e Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.


ID
1319419
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O Pacto é um esforço do SUS, efetivado pelas três esferas de gestão (União, estados e municípios), em 2006, e aprovado pelo Conselho Nacional de Saúde. A respeito das três dimensões desse pacto, julgue o próximo item.

O Pacto em Defesa do SUS define as prioridades para o SUS.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    As 3 dimensões deste Pacto

    1 Pacto pela Vida

    O Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do SUS em

    torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação de

    saúde da população brasileira.

    São seis as prioridades pactuadas:

    A. Saúde do Idoso;

    B. Controle do câncer do colo do útero e da mama;

    C. Redução da mortalidade infantil e materna;

    D. Fortalecimento da capacidade de resposta às doenças emergentes e endemias, com ênfase na dengue, hanseníase, tuberculose, malária e influenza;

    E. Promoção da Saúde;

    F. Fortalecimento da Atenção Básica.

    2 Pacto em Defesa do SUS

    1. Expressar os compromissos entre os gestores do SUS com a consolidação da Reforma Sanitária Brasileira, explicitada na defesa dos princípios do Sistema Único de Saúde estabelecidos na Constituição Federal.

    2. Desenvolver e articular ações, no seu âmbito de competência e em conjunto com os demais gestores, que visem qualificar e assegurar o Sistema Único de Saúde como política pública.


    3 Pacto de Gestão

    Estabelece diretrizes para a gestão do sistema nos aspectos da Descentralização; Regionalização; Financiamento; Planejamento; Programação Pactuada e Integrada – PPI; Regulação; Participação e Controle Social; Gestão do Trabalho e Educação na Saúde.

  • PORTARIA Nº 399, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2006

    O Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do SUS em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação de saúde da população brasileira.

    O Pacto em Defesa do SUS deve se firmar através de iniciativas que busquem a repolitização da saúde,  a promoção da cidadania como estratégia de mobilização social tendo a questão da saúde como um direito e a garantia de financiamento de acordo com as necessidades do Sistema.

    O Pacto de Gestão do SUS estabelece diretrizes para a gestão do sistema nos aspectos da Descentralização; Regionalização; Financiamento; Planejamento; Programação Pactuada e Integrada – PPI; Regulação; Participação Social e Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.

  • O PACTO é um esforço do SUS, EFETIVADO em 2016, PELAS 3 ESFERAS DE e GESTÃO : (União, Estados e Municípios).

    APROVADO PELO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE .

    Existe 3 PACTOS :

    1 PACTO PELA VIDA ;

    2 PACTO PELA DEFESA e

    3 PACTO PELA GESTÃO ) .

    JULGUE :

    O PACTO DEFESA do SUS : DEFINE PRIORIDADES para o SUS :

    GABARITO : ERRADO .

    ARGUMENTAÇÃO :

    Quem define PRIORIDADES é a saúde : prioridade para a vida ...rs

    CERTO SERÁ :

    1 PACTO PELA VIDA :

    DEFINE PRIORIDADES PARA PROMOVER A SAÚDE .

    COMENTÁRIOS DE OUTROS PACTOS :

    2 PACTO PELA DEFESA DO SUS :

    Promover POLÍTICA PÚBLICA NACIONAL DE SAÚDE para a sociedade ( todos seres humanos ).

    SAÚDE :

    Direito de todos.

    Dever do Estado.

    Defender : fundamento , normas, diretrizes = normas a serem executadas no setor de atendimento conforme a CONSTITUIÇÃO FEDERAL .

    3 PACTO DE GESTÃO = ADMINISTRAÇÃO do trabalho do SUS :

    ADMINISTRAR / ORGANIZAR AS AÇÕES E SERVIÇOS do SUS : recursos : materiais , operacionais e financeiros :

    PLANEJAR = programar ;

    PACTUAR entre os gestores ;

    DESCENTRALIZAR , REGIONALIZAR e INTEGRALIZAR as ações ;

    FINANCIAR ;

    REGULAR ;

    INCLUIIR A SOCIEDADE ( EDUCAÇÃO DA SAÚDE e PARTICIPAÇÃO SOCIAL ).


ID
1319422
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O Pacto é um esforço do SUS, efetivado pelas três esferas de gestão (União, estados e municípios), em 2006, e aprovado pelo Conselho Nacional de Saúde. A respeito das três dimensões desse pacto, julgue o próximo item.

O Pacto de Gestão estabelece diretrizes para a gestão do sistema nos aspectos da participação e do controle social.

Alternativas
Comentários
  • 7. Participação e Controle Social

    A Participação Social no SUS é um princípio doutrinário e está assegurado

    na Constituição e nas Leis Orgânicas da Saúde (8080/90 e

    8142/90) e é parte fundamental deste pacto. fonte : http://www.saude.mppr.mp.br/arquivos/File/volume1.pdf



  • III - O PACTO DE GESTÃO DO SUS

    [..]

    Reitera a importância da participação e do controle social com o compromisso de apoio à sua qualificação.

    Explicita as diretrizes para o sistema de financiamento público tripartite: busca critérios de alocação equitativa dos recursos; reforça os mecanismos de transferência fundo a fundo entre gestores; integra em grandes blocos o financiamento federal e estabelece relações contratuais entre os entes federativos.


ID
1319425
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A regionalização é uma diretriz do SUS e um eixo estruturante do Pacto de Gestão e deve orientar a descentralização das ações e serviços de saúde e os processos de negociação e pactuação entre os gestores. Nesse sentido, julgue o item subsequente, relativo às regiões de saúde.

As regiões de saúde são recortes territoriais em espaço geográfico contínuo, identificadas pelos gestores municipais e estaduais a partir de identidades comuns culturais, econômicas ou sociais e da existência de interligações por redes de comunicação, infraestrutura ou transportes.

Alternativas
Comentários
  •  Questao Correta.

    Decreto 7.508/11  que Regulamenta a Lei 8.080/90.

     

     Região de Saúde - espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde.

     

    Bons Estudos............

  • Pessoal,

     

    CORRETA

     

    DECRETO Nº 7.508

    Art. 2o  Para efeito deste Decreto, considera-se:

    I - Região de Saúde - espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde;

     

    Bons estudos!

  • ART 4º DEC 7.508 

     

    I - Região de Saúde - espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde;

     

    Art. 4o  As Regiões de Saúde serão instituídas pelo Estado, em articulação com os Municípios, respeitadas as diretrizes gerais pactuadas na Comissão Intergestores Tripartite - CIT

  • GABARITO: CERTO

    Art. 2º Para efeito deste Decreto, considera-se:

    I - Região de Saúde - espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde;

    FONTE: DECRETO Nº 7.508, DE 28 DE JUNHO DE 2011.


ID
1319428
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A regionalização é uma diretriz do SUS e um eixo estruturante do Pacto de Gestão e deve orientar a descentralização das ações e serviços de saúde e os processos de negociação e pactuação entre os gestores. Nesse sentido, julgue o item subsequente, relativo às regiões de saúde.

As regiões de saúde podem ser intermunicipais, intermunicipais, interestaduais e fronteiriças.

Alternativas
Comentários
  • As regiões podem ter os seguintes formatos:

    Regiões intraestaduais, compostas por mais de um município, dentro de um mesmo estado;

    Regiões Intramunicipais, organizadas dentro de um mesmo município de grande extensão territorial e densidade populacional; 

    Regiões Interestaduais, conformadas a partir de municípios limítrofes em diferentes estados; 

    Regiões Fronteiriças, conformadas a partir de municípios limítrofes com países vizinhos. 

  • Pessoal,

     

    ERRADO

     

    Pactos pela vida, em defesa do SUS e de gestão

    2. Regionalização

     

    Região ou na macrorregião deve ser pactuado na CIB, a partir da realidade de cada estado. Em alguns estados com mais adensamento tecnológico, a alta complexidade pode estar contemplada dentro de uma Região.

    m.As regiões podem ter os seguintes formatos:

    I. Regiões Intraestaduais, compostas por mais de um município, dentro de um mesmo estado;

    I.Regiões Intramunicipais, organizadas dentro de um mesmo município de grande extensão territorial e densidade populacional;

    I.Regiões Interestaduais, conformadas a partir de municípios limítrofes em diferentes estados;

    IV.Regiões Fronteiriças, conformadas a partir de municípios limítrofes com países vizinhos.

     

    Bons estudos!


ID
1319431
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A respeito das ações e serviços públicos de saúde, julgue o item a seguir.

As ações e serviços públicos de saúde executados pelo SUS devem ser organizados de forma regionalizada e hierarquizados em nível de complexidade crescente.

Alternativas
Comentários
  • Questao Correta.

     Lei 8.080/90  -   Art. 8º  . As ações e serviços de saúde, executados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), seja diretamente ou mediante participação complementar da iniciativa privada, serão organizados de forma regionalizada e hierarquizada em níveis de complexidade crescente.

     

    Bons Estudos..........

  • GABARITO: CERTO

    CAPÍTULO III

    Da Organização, da Direção e da Gestão

    Art. 8º As ações e serviços de saúde, executados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), seja diretamente ou mediante participação complementar da iniciativa privada, serão organizados de forma regionalizada e hierarquizada em níveis de complexidade crescente.

    FONTE: LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.


ID
1319434
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A respeito das ações e serviços públicos de saúde, julgue o item a seguir.

As ações e serviços públicos de saúde não são considerados de relevância pública, podendo sua execução ser feita diretamente ou por terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado.

Alternativas
Comentários
  • lei 8.080

    Art. 24. Quando as suas disponibilidades forem insuficientes para garantir a cobertura assistencial à população de uma determinada área, o Sistema Único de Saúde (SUS) poderá recorrer aos serviços ofertados pela iniciativa privada.

    Parágrafo único. A participação complementar dos serviços privados será formalizada mediante contrato ou convênio, observadas, a respeito, as normas de direito público

     

  • GABARITO: ERRADO

    As ações e serviços públicos de saúde não são considerados de relevância pública. Essa aí matou rsrs. Se for levar em consideração o que temos na saúde pública hj, está até certo...Oh God!

     

    Constituição Federal - Art. 197. São de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao Poder Público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado.

  • GABARITO: ERRADO

    Art. 197. São de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao Poder Público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado.

    FONTE: CF 1988


ID
1329067
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Julgue o item seguinte com relação aos processos do ciclo celular.

Em condições normais da divisão de células eucariotas, na prófase a quantidade de DNA é duas vezes maior que aquela encontrada na fase G1.

Alternativas
Comentários
  • Correto. Na fase S, que é posterior a fase G1, ocorre a duplicação da molécula de DNA de cada cromossomo. Assim, apesar da quantidade de cromossomos permanecer a mesma (23 pares), a quantidade de DNA em cada cromossomo é duplicada. A prófase é a primeira etapa da mitose (que ocorre na fase M do ciclo celular, posterior a fase S), portanto tem quantidade de DNA duas vezes maior que na fase G1.

  • Gab C! Interfase: G1 DNA com material único. Fase S: Material de DNA duplica-se (ainda condensado).Fase G2: ponto de checagem

    Profase: Espiralização, nucleo a se desfazer, inicio do aparecimento de fibra de fuso.

    Metafase: maximo de condensação. cromossomo ao centro.

    anáfase: separação de cromatide irmas. Separação de um mesmo material genético.

    Telófase: descondesação necessária para leitura de DNA e todo processo recomeçar.

    Núcleo volta a se formar e ocorre citocinese. (citoplasma refeito)


ID
1329070
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Julgue o item seguinte com relação aos processos do ciclo celular.

Os níveis dos complexos CDK-ciclina oscilam entre as diversas fases do ciclo. Na transição G1/S, a ciclina A começa a ser sintetizada, e o complexo CDK2-ciclina A mostra importante função imediatamente antes da síntese de DNA, fosforilando proteínas específicas envolvidas com as origens de replicação do DNA.

Alternativas
Comentários
  • Fase G1: Ciclina D

    Ponto de verificação G1/S: Ciclina E

    Fase S: Ciclina A

    Ciclina G2: Ciclina B

    Ponto de verificação G2/M: Ciclina A


ID
1329073
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Julgue o item seguinte com relação aos processos do ciclo celular.

O controle da diferenciação celular é associado à regulação da progressão do ciclo celular. A hipofosforilação da proteína RB (pRB) é necessária para interromper a proliferação das células e facilitar sua diferenciação.

Alternativas

ID
1329076
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Acerca dos mecanismos moleculares envolvidos na carcinogênese e na progressão tumoral, julgue o item que se segue.

A ativação de um proto-oncogene em sua forma agressiva denominada oncogene pode ocorrer de diversas maneiras, incluindo deleções ou mutações pontuais nos éxons, amplificações e translocações cromossômicas.

Alternativas

ID
1329079
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Acerca dos mecanismos moleculares envolvidos na carcinogênese e na progressão tumoral, julgue o item que se segue.

A perda de heterozigosidade (LOH) de genes como os da família Ras ou c-myc é um dos eventos que podem levar uma célula à carcinogênese, sendo relacionada a vários tipos de tumores.

Alternativas

ID
1329082
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Acerca dos mecanismos moleculares envolvidos na carcinogênese e na progressão tumoral, julgue o item que se segue.

A hipermetilação em ilhas CpG na região promotora de genes supressores de tumor pode causar a perda na expressão do gene e sua consequente inativação, o que contribui para a progressão tumoral.

Alternativas

ID
1329085
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia

Acerca dos mecanismos moleculares envolvidos na carcinogênese e na progressão tumoral, julgue o item que se segue.

A translocação t(9; 22), conhecida como cromossomo Philadelphia (Ph), gera a fusão gênica Bcr-Abl que codifica uma enzima quimérica tirosinaquinase, cuja atividade elevada está relacionada à carcinogênese de células pulmonares.

Alternativas

ID
1329088
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

      O tumor resulta da aquisição progressiva e cumulativa de diversos fatores neoplásicos tais como a autossuficiência em estímulos de crescimento, a insensibilidade a sinais anticrescimento, a capacidade de evasão da apoptose, a capacidade de proliferação irrestrita, a estimulação da angiogênese e a capacidade de invasão de tecidos e metástase.
Douglas Hanahan e Robert A. Weinberg. The hallmarks of cancer cell, vol. 100, Jan. 7, 2000, 57-70 (com adaptações).

Considerando as informações apresentadas no texto acima, julgue o item a seguir.

A mutação pontual no códon codificador do aminoácido 12 no gene H-ras é um exemplo que pode levar à autossuficiência celular em estímulos de crescimento.

Alternativas

ID
1329091
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

      O tumor resulta da aquisição progressiva e cumulativa de diversos fatores neoplásicos tais como a autossuficiência em estímulos de crescimento, a insensibilidade a sinais anticrescimento, a capacidade de evasão da apoptose, a capacidade de proliferação irrestrita, a estimulação da angiogênese e a capacidade de invasão de tecidos e metástase.
Douglas Hanahan e Robert A. Weinberg. The hallmarks of cancer cell, vol. 100, Jan. 7, 2000, 57-70 (com adaptações).

Considerando as informações apresentadas no texto acima, julgue o item a seguir.

A amplificação do gene supressor de tumor Rb, comum no tumor ocular infantil denominado retinoblastoma, é um exemplo da capacidade de proliferação irrestrita de células tumorais.

Alternativas

ID
1329094
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

      O tumor resulta da aquisição progressiva e cumulativa de diversos fatores neoplásicos tais como a autossuficiência em estímulos de crescimento, a insensibilidade a sinais anticrescimento, a capacidade de evasão da apoptose, a capacidade de proliferação irrestrita, a estimulação da angiogênese e a capacidade de invasão de tecidos e metástase.
Douglas Hanahan e Robert A. Weinberg. The hallmarks of cancer cell, vol. 100, Jan. 7, 2000, 57-70 (com adaptações).

Considerando as informações apresentadas no texto acima, julgue o item a seguir.

Uma variedade de estresses celulares fisiológicos pode levar à ativação de p53; entre esses estão anóxia, dano ao genoma e desequilíbrios de sinalização na maquinaria reguladora do crescimento intracelular, que podem levar a célula ao processo de apoptose, evitando assim a aquisição de fatores neoplásicos.

Alternativas

ID
1329097
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia

      O tumor resulta da aquisição progressiva e cumulativa de diversos fatores neoplásicos tais como a autossuficiência em estímulos de crescimento, a insensibilidade a sinais anticrescimento, a capacidade de evasão da apoptose, a capacidade de proliferação irrestrita, a estimulação da angiogênese e a capacidade de invasão de tecidos e metástase.
Douglas Hanahan e Robert A. Weinberg. The hallmarks of cancer cell, vol. 100, Jan. 7, 2000, 57-70 (com adaptações).

Considerando as informações apresentadas no texto acima, julgue o item a seguir.

Entre os mecanismos de evasão de uma célula do processo apoptótico estão a ativação dos disparos pelo oncogene Akt/PKB, o aumento do nível de proteínas relacionadas à Bcl-2 e a interferência no citocromo c liberado.

Alternativas

ID
1329100
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

      O tumor resulta da aquisição progressiva e cumulativa de diversos fatores neoplásicos tais como a autossuficiência em estímulos de crescimento, a insensibilidade a sinais anticrescimento, a capacidade de evasão da apoptose, a capacidade de proliferação irrestrita, a estimulação da angiogênese e a capacidade de invasão de tecidos e metástase.
Douglas Hanahan e Robert A. Weinberg. The hallmarks of cancer cell, vol. 100, Jan. 7, 2000, 57-70 (com adaptações).

Considerando as informações apresentadas no texto acima, julgue o item a seguir.

Um exemplo da estimulação da angiogênese ocorre em células cancerosas no estroma associado ao tumor, que continuamente liberam quantidade significativa de bloqueadores de fator de crescimento endotelial vascular (VEGF), que são responsáveis pela maior parte da permeabilidade elevada de capilares e vênulas associadas ao tumor.

Alternativas

ID
1329103
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Em relação a medicamentos antineoplásicos, julgue o item subsequente.

O anticorpo monoclonal trastuzumabe é indicado no tratamento de pacientes com câncer de mama metastatizado, com tumores HER2 positivos, onde atua inibindo o receptor de membrana chamado erbB-2.

Alternativas

ID
1329106
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Em relação a medicamentos antineoplásicos, julgue o item subsequente.

Entre os mecanismos bioquímicos e celulares de resistência aos citostáticos estão as alterações na estrutura da enzima-alvo, que podem prejudicar a ligação com o fármaco.

Alternativas

ID
1329109
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Em relação a medicamentos antineoplásicos, julgue o item subsequente.

A redução da bioativação de um pró-fármaco como, por exemplo, a citarabina, que necessita de fosforilação intracelular para se tornar citotóxica, causa um aumento na remissão de leucemias granulocíticas agudas.

Alternativas
Comentários
  • A redução da bioativação faz com que menos fármaco seja ativo, podendo causar um AUMENTO (e não remissão) de leucemias


ID
1329112
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A Portaria n° 344/98 SVS/MS e suas atualizações versam sobre as substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial. Acerca desse assunto, julgue o item a seguir.

As substâncias relacionadas nessa portaria deverão ser obrigatoriamente armazenadas sob chave ou outro dispositivo que ofereça segurança, em local destinado exclusivamente para essa finalidade.

Alternativas
Comentários
  • Correto.

    Além disso, o acesso ao local de armazenamento (chave, senha, etc) deve estar sob vigilância apenas do farmacêutico responsável técnico da instituição de saúde.

  • Art. 67. As substâncias constantes das listas deste Regulamento Técnico e de suas atualizações, bem como os medicamentos que as contenham, existentes nos estabelecimentos, deverão ser obrigatoriamente guardados sob chave ou outro dispositivo que ofereça segurança, em local exclusivo para este fim, sob a responsabilidade do farmacêutico ou químico responsável, quando se tratar de indústria farmoquímica.


ID
1329115
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A Portaria n° 344/98 SVS/MS e suas atualizações versam sobre as substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial. Acerca desse assunto, julgue o item a seguir.

As frases “Venda sob prescrição médica” e “Atenção – o uso incorreto causa resistência do vírus da AIDS e falha do tratamento” deverão ser destacadas nas bulas e nos rótulos em letras maiores que as usadas no texto dos medicamentos antirretrovirais presentes na lista C4 dessa portaria.

Alternativas
Comentários
  • Art 83. (...)

    -

    § 2º Nas bulas e rótulos dos medicamentos que contêm substâncias anti-retrovirais, constantes da lista "C4" deste Regulamento Técnico e de suas atualizações, deverá constar, obrigatoriamente, em destaque e em letras de corpo maior de que o texto, a expressão: "Venda Sob Prescrição Médica" - "Atenção - O Uso Incorreto Causa Resistência do Vírus da AIDS e Falha no Tratamento".

  • Gabarito: Correto

    Complementando RÓTULOS E EMBALAGENS

    "A1"e "A2" “A3”deverão ter os dizeres:  "Venda sob Prescrição Médica" - "Atenção: Pode Causar Dependência Física ou Psíquica".

     

     "B1" e "B2"  deverão ter os dizeres: "Venda sob Prescrição Médica" - "O Abuso deste Medicamento pode causar Dependência".

     

    Nos casos dos medicamentos contendo a substância Anfepramona (lista “B2”, psicotrópicosanorexígenos) deverá constar, em destaque, no rótulo e bula, a frase: "Atenção: Este Medicamento pode causar Hipertensão Pulmonar".

     

     "C1", “C4” (anti-retrovirais) e “C5” (anabolizantes), deverá constar "Venda Sob Prescrição Médica"- "Só Pode ser Vendido com Retenção da Receita".

     

     "C4" : Venda Sob Prescrição Médica" - "Atenção - O Uso Incorreto Causa Resistência do Vírus da AIDS e Falha no Tratamento".

     

     "C2" ,"Venda Sob Prescrição Médica" - "Atenção - Não Use este Medicamento sem Consultar o seu Médico, caso esteja Grávida. Ele pode causar Problemas ao Feto".

     


ID
1329118
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A Portaria n° 344/98 SVS/MS e suas atualizações versam sobre as substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial. Acerca desse assunto, julgue o item a seguir.

A notificação da receita é um documento que acompanha a prescrição médica e autoriza a dispensação de medicamentos contidos na portaria em questão. Ela é personalizada e intransferível, e pode incluir mais de uma substância contida nas listas A1, A2, A3, B1, B2, C2 e C3.

Alternativas
Comentários
  • Art. 35 A Notificação de Receita é documento que acompanhado de receita autoriza a dispensação de medicamentos a base de substâncias constantes das listas A1 e A2 (entorpecentes), A3, B1 e B2 (psicotrópicas), C2 (retinóicas para uso sistêmico) e C3 (imunossupressoras), deste Regulamento Técnico e de suas atualizações.

  • DEVENDO CONTER APENAS 01 SUBSTÂNCIA DA LISTA EM CADA NR.

  • Não confundir com "Art.  57  A  prescrição  poderá  conter  em  cada  receita,  no  máximo  3  (três)  substâncias constantes  da  lista  "C1"  (outras  substâncias  sujeitas  a  controle  especial)  deste Regulamento Técnico e de suas atualizações, ou medicamentos que as contenham."

  • Art. 35. A Notificação de Receita é o documento que acompanhado de receita autoriza a dispensação de medicamentos a base de substâncias constantes das listas "A1" e "A2" (entorpecentes), "A3", "B1" e "B2" (psicotrópicas), "C2" (retinóicas para uso sistêmico) e "C3" (imunossupressoras), deste Regulamento Técnico e de suas atualizações.

    (...)

    § 7º A Notificação de Receita é personalizada e intransferível, devendo conter somente uma substância das listas "A1" e "A2" (entorpecentes) e "A3" , "B1" e "B2" (psicotrópicas), "C2" (retinóides de uso sistêmico) e "C3" (imunossupressoras) deste Regulamento Técnico e de suas atualizações, ou um medicamento que as contenham.

  • GABARITO: ERRADA.

     

    Resumo dos comentários: (Quantidade de substâncias que podem ser prescritas de acordo com a listas):

     

    1 única substância: "A1" e "A2" (entorpecentes) e "A3" , "B1" e "B2" (psicotrópicas), "C2" (retinóides de uso sistêmico) e "C3" (imunossupressoras).

     

    3 substâncias: ''C1'' (Outras substâncias sujeitas a controle especial).

     

    - 5 substâncias: ''C4'' (Antirretrovirral). 


ID
1329121
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A farmácia hospitalar é organizada para dispensar adequadamente seus produtos aos pacientes. A escolha de um sistema de distribuição no ambiente hospitalar leva sempre em consideração as características do hospital e os recursos técnicos e financeiros de que este dispõe. Julgue o item seguinte, a respeito dos sistemas de distribuição.

No sistema de distribuição coletivo, os medicamentos são enviados em suas embalagens originais, o que propicia o aumento do estoque nas unidades assistenciais, como nas farmácias satélites.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    No sistema de distribuição coletivo, os medicamentos são enviados em suas embalagens originais, o que propicia o aumento do estoque nas unidades assistenciais, como nas farmácias satélites. [como nas unidades de internação, postos de enfermagem, PSFs, CAPS, etc.]


ID
1329124
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A farmácia hospitalar é organizada para dispensar adequadamente seus produtos aos pacientes. A escolha de um sistema de distribuição no ambiente hospitalar leva sempre em consideração as características do hospital e os recursos técnicos e financeiros de que este dispõe. Julgue o item seguinte, a respeito dos sistemas de distribuição.

Uma das vantagens apresentada pelo sistema coletivo de distribuição é a necessidade de menos funcionários na farmácia para dispensação de medicamentos, o que facilita a etapa de assistência farmacêutica.

Alternativas
Comentários
  • Vatagens do sist de dist coletivo: necessidade de menos funcionários, entretanto, a assistência farmacêutica é bem mais difícil, pela ausência de dados da dispensação e uso dos medicamentos

  • Dificulta, visto que a farmácia será mero centro de distribuição.


ID
1329127
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A farmácia hospitalar é organizada para dispensar adequadamente seus produtos aos pacientes. A escolha de um sistema de distribuição no ambiente hospitalar leva sempre em consideração as características do hospital e os recursos técnicos e financeiros de que este dispõe. Julgue o item seguinte, a respeito dos sistemas de distribuição.

Para que um sistema de distribuição de medicamentos seja chamado de dose unitária, todos os medicamentos devem ser distribuídos prontos para uso, em todas as formas farmacêuticas, sem necessidades de transferências ou cálculos para administração por parte da enfermagem.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Podemos destacar 03 tipos de sistemas de dispensação de medicamentos, sendo:

    DOSE COLETIVA: É o sistema pelo qual a farmácia fornece materiais e medicamentos, atendendo a um pedido feito pela unidade solicitante. Estas requisições são feitas em nome de setores, e não de pacientes, gerando total descontrole do uso. Na Dose Coletiva, a farmácia se torna um mero fornecedor de medicamentos, ocorrendo armazenamento em estoques descentralizados e retirando da farmácia a atividade de dispensação.

    DOSE INDIVIDUALIZADA: É um pré-requisito para implantação da Dose Unitária. Neste caso, a farmácia já recebe as solicitações de medicamentos através de uma transcrição de prescrição médica feita pela Enfermagem, ou mesmo através de um pedido médico, só que sem esquema posológico rígido.

    DOSE UNITÁRIA: Sistema de dispensação existente nos Estados Unidos, já desde os anos 60, apresentando inúmera vantagens em relação aos outros modelos, principalmente pelo controle que proporciona à Farmácia, no que se refere ao consumo de medicamentos. Neste sistema os medicamentos são dispensados de acordo com a prescrição médica, sendo separados e identificados pelo nome do paciente, nº do leito e horário de administração.

    Objetivos da Dose Unitária:

    – Integrar o farmacêutico à equipe multidisciplinar;

    – Medicamento correto na hora certa;

    – Reduzir incidência de erros de administração de medicamentos;

    FONTE: http://www.farmaciahospitalar.com/?p=874


ID
1329130
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A farmácia hospitalar é organizada para dispensar adequadamente seus produtos aos pacientes. A escolha de um sistema de distribuição no ambiente hospitalar leva sempre em consideração as características do hospital e os recursos técnicos e financeiros de que este dispõe. Julgue o item seguinte, a respeito dos sistemas de distribuição.

No sistema de distribuição de medicamentos por dose individualizada, o medicamento é dispensado por clínica e por um período de 24 horas.

Alternativas
Comentários
  • Dispensado por paciente, por 24 horas.

  • ERRADO

    Podemos destacar 03 tipos de sistemas de dispensação de medicamentos, sendo:

    DOSE COLETIVA: É o sistema pelo qual a farmácia fornece materiais e medicamentos, atendendo a um pedido feito pela unidade solicitante. Estas requisições são feitas em nome de setores, e não de pacientes, gerando total descontrole do uso. Na Dose Coletiva, a farmácia se torna um mero fornecedor de medicamentos, ocorrendo armazenamento em estoques descentralizados e retirando da farmácia a atividade de dispensação.

    DOSE INDIVIDUALIZADA: É um pré-requisito para implantação da Dose Unitária. Neste caso, a farmácia já recebe as solicitações de medicamentos através de uma transcrição de prescrição médica feita pela Enfermagem, ou mesmo através de um pedido médico, só que sem esquema posológico rígido.

    DOSE UNITÁRIA: Sistema de dispensação existente nos Estados Unidos, já desde os anos 60, apresentando inúmera vantagens em relação aos outros modelos, principalmente pelo controle que proporciona à Farmácia, no que se refere ao consumo de medicamentos. Neste sistema os medicamentos são dispensados de acordo com a prescrição médica, sendo separados e identificados pelo nome do paciente, nº do leito e horário de administração.

    Objetivos da Dose Unitária:

    – Integrar o farmacêutico à equipe multidisciplinar;

    – Medicamento correto na hora certa;

    – Reduzir incidência de erros de administração de medicamentos;

    FONTE: http://www.farmaciahospitalar.com/?p=874


ID
1329133
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia

A farmácia hospitalar é organizada para dispensar adequadamente seus produtos aos pacientes. A escolha de um sistema de distribuição no ambiente hospitalar leva sempre em consideração as características do hospital e os recursos técnicos e financeiros de que este dispõe. Julgue o item seguinte, a respeito dos sistemas de distribuição.

A farmácia estabelece um maior controle sobre o medicamento utilizando o sistema de dose individualizada, por permitir um faturamento mais preciso sobre o consumo de medicamentos pelo paciente.

Alternativas

ID
1329136
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A farmácia hospitalar é organizada para dispensar adequadamente seus produtos aos pacientes. A escolha de um sistema de distribuição no ambiente hospitalar leva sempre em consideração as características do hospital e os recursos técnicos e financeiros de que este dispõe. Julgue o item seguinte, a respeito dos sistemas de distribuição.

Para o acondicionamento e embalagem de medicamentos no sistema de dose unitária o passo mais importante é levar em consideração as características químicas do princípio ativo a ser embalado.

Alternativas

ID
1329139
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A farmácia hospitalar é organizada para dispensar adequadamente seus produtos aos pacientes. A escolha de um sistema de distribuição no ambiente hospitalar leva sempre em consideração as características do hospital e os recursos técnicos e financeiros de que este dispõe. Julgue o item seguinte, a respeito dos sistemas de distribuição.

Os programas nacionais instituídos pelos governos para grupos de patologias como diabetes, hipertensão, tuberculose e hanseníase são considerados sistemas eficientes de dispensação ambulatorial de medicamentos e adesão ao tratamento.

Alternativas

ID
1329142
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A incorporação de novas tecnologias nos atendimentos de saúde da população brasileira aumentou o custo desses atendimentos. No entanto, o aumento dos gastos gerados não resulta em melhora proporcional das condições de vida e de saúde da população. Com relação a avaliação e gestão econômica de atividades, produtos e serviços prestados pela farmácia hospitalar, julgue o item a seguir.

O processo de padronização de um medicamento no ambiente hospitalar é desenvolvido por equipe multidisciplinar, chamada de comissão de padronização terapêutica, que participa ativamente dos processos de redução de custos da farmacoterapia.

Alternativas
Comentários
  • Reescritura da frase tornando-a correta: O processo de padronização de um medicamento no ambiente hospitalar é desenvolvido por equipe multidisciplinar, chamada de Comissão de Padronização de Medicamentos, que participa ativamente dos processos de redução de custos da farmacoterapia.

    Essa comissão pode ser conhecida também, em contextos diferentes, por: Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT), Comissão de Medicamentos e Terapêutica, Comissão de Farmacoterapia ou Comissão de Uso Racional de Medicamentos.

    Fonte: Guia de Boas Práticas em Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde, 2009.

  • A comissão responsável pela seleção e PADRONIZAÇÃO de medicamentos nas instituições de saúde é a COMISSÃO DE FARMÁCIA E TERAPÊUTICA (CFT).

  • Se está estipulado na CF, como pode ser ao mesmo tempo previsto exclusivamente em Lei Complementar? Redação horrorosa do Item, não dá para justificar o injustificável.

  • Justamente porque é possível que um impedimento relativo esteja previsto EXCLUSIVAMENTE em lei complementar. A CF apenas PERMITE essa criação.

  • casando com o português:

    • se vírgula há, explicação terá;
    • se vírgula não tem, é restritiva meu bem! (caso da questão)

ID
1329145
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A incorporação de novas tecnologias nos atendimentos de saúde da população brasileira aumentou o custo desses atendimentos. No entanto, o aumento dos gastos gerados não resulta em melhora proporcional das condições de vida e de saúde da população. Com relação a avaliação e gestão econômica de atividades, produtos e serviços prestados pela farmácia hospitalar, julgue o item a seguir.

Na curva ABC, também chamada gráfico de Pareto, os itens classificados como A representam o consumo de 20% dos recursos, enquanto os itens C representam 80%.

Alternativas
Comentários
  • Valores invertidos: Classe A representam 80% do consumo de recursos enquanto a Classe C representa em torno de 20%.


ID
1329148
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A incorporação de novas tecnologias nos atendimentos de saúde da população brasileira aumentou o custo desses atendimentos. No entanto, o aumento dos gastos gerados não resulta em melhora proporcional das condições de vida e de saúde da população. Com relação a avaliação e gestão econômica de atividades, produtos e serviços prestados pela farmácia hospitalar, julgue o item a seguir.

O nível do estoque que indica o momento de se fazer uma nova solicitação de compras para evitar a falta de material é chamado nível de ressuprimento.

Alternativas

ID
1329151
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A incorporação de novas tecnologias nos atendimentos de saúde da população brasileira aumentou o custo desses atendimentos. No entanto, o aumento dos gastos gerados não resulta em melhora proporcional das condições de vida e de saúde da população. Com relação a avaliação e gestão econômica de atividades, produtos e serviços prestados pela farmácia hospitalar, julgue o item a seguir.

Uma etapa importante na seleção dos medicamentos a serem adquiridos pelo hospital é a elaboração do formulário farmacêutico, que leva em consideração apenas as propriedades farmacológicas do medicamento.

Alternativas

ID
1329154
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A incorporação de novas tecnologias nos atendimentos de saúde da população brasileira aumentou o custo desses atendimentos. No entanto, o aumento dos gastos gerados não resulta em melhora proporcional das condições de vida e de saúde da população. Com relação a avaliação e gestão econômica de atividades, produtos e serviços prestados pela farmácia hospitalar, julgue o item a seguir.

O médico que, ao atender um paciente no pronto-socorro prescreva um antitérmico e um antiemético, indicando, na receita, os princípios ativos dos medicamentos, estará participando ativamente do programa de redução de custo do tratamento sem interferir nos resultados esperados.

Alternativas

ID
1329157
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A incorporação de novas tecnologias nos atendimentos de saúde da população brasileira aumentou o custo desses atendimentos. No entanto, o aumento dos gastos gerados não resulta em melhora proporcional das condições de vida e de saúde da população. Com relação a avaliação e gestão econômica de atividades, produtos e serviços prestados pela farmácia hospitalar, julgue o item a seguir.

A escolha de um medicamento a ser adquirido por um hospital deve ser pautada pela relação custo/benefício.

Alternativas
Comentários
  • A seleção de medicamentos é um processo dinâmico, contínuo, multidisciplinar e participativo. Selecionar medicamentos tem como
    objetivo, escolher dentre todos os itens fornecidos pelo mercado, adotando critérios de eficácia, segurança, qualidade e custo, propiciando
    condições para o uso seguro e racional de medicamentos, àqueles que são necessários para a utilização na Instituição. Para implementar a seleção de medicamentos faz‑se necessário a instalação de uma Comissão de Farmácia e Terapêutica, que é uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, farmacêuticos, administradores e demais profissionais envolvidos. A seleção de antimicrobianos e germicidas deve ser realizada
    com a participação da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar ‑CCIH

  • Algum hospital que não paute a compra em custo x benefício?


ID
1329160
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O farmacêutico vem ampliando a sua área de atuação no atendimento do paciente oncológico, por meio de várias portarias e resoluções do Ministério da Saúde que regulamentam sua participação nesse campo. Em oncologia, o farmacêutico é o principal componente para a qualidade da farmacoterapia, devido à sua participação nas várias etapas da terapia antineoplásica. Julgue o item a seguir, acerca das atividades desenvolvidas pelos farmacêuticos na terapia oncológica.

O processo de atenção farmacêutica é desenvolvido por vários profissionais além do farmacêutico, não sendo uma exclusividade deste profissional.

Alternativas
Comentários
  • Enquanto a assistência farmacêutica tem um caráter multiprofissional, a atenção e cuidado farmacêuticos são atribuições exclusivas desse profissional.

  • Na assistência nos contamos com uma equipe realizando todo o ciclo, mas não podemos afirmar que na atenção farmacêutica é assim também, portanto quando falamos de atenção farmacêutica é prática realizada exclusivamente pelo FARMACÊUTICO.


ID
1329163
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O farmacêutico vem ampliando a sua área de atuação no atendimento do paciente oncológico, por meio de várias portarias e resoluções do Ministério da Saúde que regulamentam sua participação nesse campo. Em oncologia, o farmacêutico é o principal componente para a qualidade da farmacoterapia, devido à sua participação nas várias etapas da terapia antineoplásica. Julgue o item a seguir, acerca das atividades desenvolvidas pelos farmacêuticos na terapia oncológica.

Uma das atividades da atenção farmacêutica que pode ser desenvolvida durante o tratamento oncológico é alertar o paciente em tratamento sobre os prováveis efeitos colaterais da droga usada na terapia oncológica e suas interações com alimentos e outros medicamentos.

Alternativas

ID
1329166
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O farmacêutico vem ampliando a sua área de atuação no atendimento do paciente oncológico, por meio de várias portarias e resoluções do Ministério da Saúde que regulamentam sua participação nesse campo. Em oncologia, o farmacêutico é o principal componente para a qualidade da farmacoterapia, devido à sua participação nas várias etapas da terapia antineoplásica. Julgue o item a seguir, acerca das atividades desenvolvidas pelos farmacêuticos na terapia oncológica.

A caquexia é um dos efeitos adversos do tratamento oncológico, podendo trazer consequências graves e interferir na terapia. O monitoramento desse efeito adverso faz parte de atividades realizadas dentro da assistência farmacêutica.

Alternativas

ID
1329169
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O farmacêutico vem ampliando a sua área de atuação no atendimento do paciente oncológico, por meio de várias portarias e resoluções do Ministério da Saúde que regulamentam sua participação nesse campo. Em oncologia, o farmacêutico é o principal componente para a qualidade da farmacoterapia, devido à sua participação nas várias etapas da terapia antineoplásica. Julgue o item a seguir, acerca das atividades desenvolvidas pelos farmacêuticos na terapia oncológica.

Náuseas e vômitos são efeitos adversos desagradáveis na terapia com medicamentos oncológicos e que não podem ser evitados, e o farmacêutico não deve sugerir à equipe médica o uso de antieméticos para auxiliar o paciente.

Alternativas

ID
1329172
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O farmacêutico vem ampliando a sua área de atuação no atendimento do paciente oncológico, por meio de várias portarias e resoluções do Ministério da Saúde que regulamentam sua participação nesse campo. Em oncologia, o farmacêutico é o principal componente para a qualidade da farmacoterapia, devido à sua participação nas várias etapas da terapia antineoplásica. Julgue o item a seguir, acerca das atividades desenvolvidas pelos farmacêuticos na terapia oncológica.

A diarreia é uma séria complicação do tratamento oncológico, pois, quando não diagnosticada e tratada, pode desidratar o paciente e comprometer a resposta ao tratamento. Orientações nutricionais e farmacológicas auxiliam no tratamento e facilitam a recuperação do paciente.

Alternativas

ID
1329175
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A manipulação adequada dos medicamentos oncológicos envolve diversas técnicas de manipulação e principalmente conhecimento teórico sobre os medicamentos manipulados. Considerando a manipulação desses fármacos, julgue o ite subsequente.

Antes da manipulação, a superfície de trabalho deve ser coberta com material absorvente para diminuir o risco de contaminação, e, após a manipulação, esse material absorvente deve ser eliminado diariamente sem tratamento, mesmo se acidentalmente medicamentos tóxicos tiverem sido derramados.

Alternativas

ID
1329178
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia

A manipulação adequada dos medicamentos oncológicos envolve diversas técnicas de manipulação e principalmente conhecimento teórico sobre os medicamentos manipulados. Considerando a manipulação desses fármacos, julgue o item subsequente.

As cabines de segurança biológica para manipulação de citostáticos precisam ter as seguintes características: ser de classe II, tipo B2, com pressão negativa de 100%, exaustão e filtragem absoluta do ar, criando um ambiente de fluxo laminar vertical.

Alternativas

ID
1329181
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A manipulação adequada dos medicamentos oncológicos envolve diversas técnicas de manipulação e principalmente conhecimento teórico sobre os medicamentos manipulados. Considerando a manipulação desses fármacos, julgue o item subsequente.

A técnica de preparo de medicamentos citostáticos exige antissepsia e utilização de luvas de procedimento, que devem ser trocadas apenas em caso de extravasamento ou quando houver mudança de ciclo por paciente.

Alternativas

ID
1329184
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A manipulação adequada dos medicamentos oncológicos envolve diversas técnicas de manipulação e principalmente conhecimento teórico sobre os medicamentos manipulados. Considerando a manipulação desses fármacos, julgue o item subsequente.

A permanência por muito tempo nas capelas de segurança e em postura inadequada expõe o profissional aos riscos biológicos e físicos, respectivamente.

Alternativas
Comentários
  • Risco biológico e risco ergonômico.

  • Não seria risco químico e ergonômico??? ja que a questão se refere ao manipulador??


ID
1329187
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Julgue o item seguinte, acerca de farmacoepidemiologia e farmacovigilância.

É comum os pacientes apresentarem reações adversas aos medicamentos utilizados durante o tratamento oncológico. A identificação, a notificação e o registro dessas reações podem ser chamados de farmacoepidemiologia.

Alternativas
Comentários
  • Farmacovigilância!

  • Farmacovigilância ou Fase IV dos estudos clínicos, ocorre após a comprovação da segurança e eficácia do medicamento, o que permite a sua comercialização. A farmacoepidemiologia refere-se ao estudo do uso e efeito de medicamento em um largo número de pessoas.

  • Farmacoepidemiologia é definida como "o estudo do uso e os efeitos dos medicamentos em um grande número de pessoas" (STROM, 2005).


ID
1329190
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Julgue o item seguinte, acerca de farmacoepidemiologia e farmacovigilância.

Quando uma nova droga oncológica está sendo pesquisada, e é realizada uma pesquisa ou ensaio clínico para demonstrar sua eficácia, essa ação é atribuída à farmacoepidemiologia.

Alternativas
Comentários
  • Farmacoepidemiologia estudo do uso e efeito de medicamentos a largo número de pessoas.

  • Pesquisas farmacoepidemiológicas examinam a população, as doenças para as quais são usadas drogas e os problemas e benefícios que estes medicamentos podem trazer.

    A farmacoepidemiologia é utilizada para garantir a vigilância de drogas na fase de comercialização. (BISSON, 2016).


ID
1329193
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A dor pode ser definida com uma experiência sensorial e emocional desagradável, relacionada ou não com uma lesão tecidual real ou potencial. Por se tratar de uma sensação subjetiva, seu tratamento não deve ser restrito à eliminação da sensação dolorosa, devendo, também, propiciar alívio ao indivíduo que apresenta dor. Julgue o item a seguir, a respeito do controle farmacológico da dor.

Os neurônios sensitivos periféricos que respondem aos estímulos nocivos são os nociceptores polimodais, principalmente de fibras C não mielinizadas.

Alternativas

ID
1329196
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A dor pode ser definida com uma experiência sensorial e emocional desagradável, relacionada ou não com uma lesão tecidual real ou potencial. Por se tratar de uma sensação subjetiva, seu tratamento não deve ser restrito à eliminação da sensação dolorosa, devendo, também, propiciar alívio ao indivíduo que apresenta dor. Julgue o item a seguir, a respeito do controle farmacológico da dor.

A dor neuropática está, frequentemente, associada a estados dolorosos crônicos e é facilmente controlada utilizando-se analgésicos opioides.

Alternativas
Comentários
  • Geralmente é tratada com antidepressivos tricíclicos e anticonvulsivantes

  • Facilmente controlada? SQN...


ID
1329199
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A dor pode ser definida com uma experiência sensorial e emocional desagradável, relacionada ou não com uma lesão tecidual real ou potencial. Por se tratar de uma sensação subjetiva, seu tratamento não deve ser restrito à eliminação da sensação dolorosa, devendo, também, propiciar alívio ao indivíduo que apresenta dor. Julgue o item a seguir, a respeito do controle farmacológico da dor.

O paracetamol é um anti-inflamatório não esteroidal considerado eficaz como analgésico para dores de baixa intensidade.

Alternativas
Comentários
  • O Paracetamol não é um anti-inflamatório como o enunciado afirma. Creio que o gabarito está equivocado

  • Acredito que a questão apenas cita como um AINEs, apesar de não possuir ação anti-inflamatória ele é considerado um AINE.


ID
1329202
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A dor pode ser definida com uma experiência sensorial e emocional desagradável, relacionada ou não com uma lesão tecidual real ou potencial. Por se tratar de uma sensação subjetiva, seu tratamento não deve ser restrito à eliminação da sensação dolorosa, devendo, também, propiciar alívio ao indivíduo que apresenta dor. Julgue o item a seguir, a respeito do controle farmacológico da dor.

Entre as diferentes substâncias capazes de estimular as terminações nervosas está a bradicinina. A ação dessa substância química depende da liberação de prostaglandinas.

Alternativas
Comentários
  • BRADICININA- é um inibidor da ECA

  • A bradicinina = é um peptídeo vasoativo que medeia vários processos fisiopatológicos. Para sua ativação é necessário uma série de reações proteolíticas promovidas por diversos fatores como, injúria no tecido, reações alérgicas, infeções virais e outros eventos inflamatórios. Este autacóide age localmente desencadeando a dor, vasodilatação, aumento na permeabilidade vascular e síntese de prostaglandinas, consequentemente estabelecendo uma resposta inflamatória.

    Os nociceptores são sensibilizados pela ação de substâncias químicas presentes no ambiente tissular: acetilcolina, bradicinina, histamina, serotonina, leucotrieno, substância P, fator de ativação plaquetário, radicais ácidos, íons potássio, prostaglandinas, entre outros.

    Corrigindo a questão:

    Entre as diferentes substâncias capazes de estimular as terminações nervosas está a bradicinina. A ação dessa substância química NÃO depende da liberação de prostaglandinas.

    Resposta: Errado.


ID
1329205
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A manipulação de medicamentos é uma atividade peculiar dentro das atribuições do farmacêutico. No ambiente hospitalar, é uma importante ferramenta para individualizar doses e adequar o tratamento às necessidades do paciente, exercendo fortemente a atenção farmacêutica ao paciente internado. Julgue o item a seguir com relação à manipulação de fármacos.

Uma solução constituída por um fármaco cujo princípio ativo é um composto orgânico de caráter ácido pode ser preparada em pH fisiológico.

Alternativas
Comentários
  • O ph fisiológico é acido, entre 4,5 e 6, por isso princípios ativos orgânico, que em sua maioria quase absoluta são ácidos fracos, podem ser preparados nesse ph. 

  • Esse ph que a colega citou é o da pele. O Ph do sangue gira em torno de 7,35 e 7,45.Gostaria de uma explicação plausível?

  • Em pH fisiológico o fármaco, ácido fraco, possivelmente, irá ionizar, tornando-se mais solúvel em solução. Porém, ao chegar ao estômago ele será novamente protonado, sendo, assim, absorvido.


ID
1329208
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A manipulação de medicamentos é uma atividade peculiar dentro das atribuições do farmacêutico. No ambiente hospitalar, é uma importante ferramenta para individualizar doses e adequar o tratamento às necessidades do paciente, exercendo fortemente a atenção farmacêutica ao paciente internado. Julgue o item a seguir com relação à manipulação de fármacos.

A preparação de suspensões injetáveis e orais requer os mesmos cuidados. Um passo importante na manipulação é o aumento da viscosidade da fase externa, pois, quanto maior a viscosidade, maior a estabilidade das preparações e menor a velocidade de sedimentação das duas suspensões.

Alternativas
Comentários
  • O erro da questão é se tratar de uma suspensão e falar em fase externa que é presente em emulsão e não em suspensão.


ID
1329211
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A manipulação de medicamentos é uma atividade peculiar dentro das atribuições do farmacêutico. No ambiente hospitalar, é uma importante ferramenta para individualizar doses e adequar o tratamento às necessidades do paciente, exercendo fortemente a atenção farmacêutica ao paciente internado. Julgue o item a seguir com relação à manipulação de fármacos.

Os xaropes são soluções concentradas de sacarose (85%) em água. Para preparar 250 mL de um xarope simples, deve-se dissolver 212,5 g de sacarose em água, podendo o processo ser realizado tanto a frio como a quente.

Alternativas
Comentários
  • Concentração 85% sacarose:

    85 g sacarose ------ 100 mL água

    x -------------- 250 mL

    x = 212,5 g de sacarose

    Resposta: Certo.


ID
1329214
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A manipulação de medicamentos é uma atividade peculiar dentro das atribuições do farmacêutico. No ambiente hospitalar, é uma importante ferramenta para individualizar doses e adequar o tratamento às necessidades do paciente, exercendo fortemente a atenção farmacêutica ao paciente internado. Julgue o item a seguir com relação à manipulação de fármacos.

É preconizado que, para os medicamentos manipulados, é suficiente o controle de qualidade do(s) princípio(s) ativo(s).

Alternativas

ID
1329217
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A manipulação de medicamentos é uma atividade peculiar dentro das atribuições do farmacêutico. No ambiente hospitalar, é uma importante ferramenta para individualizar doses e adequar o tratamento às necessidades do paciente, exercendo fortemente a atenção farmacêutica ao paciente internado. Julgue o item a seguir com relação à manipulação de fármacos.

Para se estabelecer o controle de qualidade de antimicrobianos, devem ser realizadas dosagens do princípio ativo e a determinação de atividade microbiológica.

Alternativas

ID
1329220
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A manipulação de medicamentos é uma atividade peculiar dentro das atribuições do farmacêutico. No ambiente hospitalar, é uma importante ferramenta para individualizar doses e adequar o tratamento às necessidades do paciente, exercendo fortemente a atenção farmacêutica ao paciente internado. Julgue o item a seguir com relação à manipulação de fármacos.

Todos os medicamentos injetáveis devem ser testados quanto à presença de pirogênios. A presença de todos os tipos de pirogênios em uma preparação pode ser determinada tanto pela injeção do medicamento em coelhos como pelo teste de LAL (limus amoebocyte lysate).

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro nessa questão??

  • Também não entendi
  • O erro da questão é em afirmar que o teste deve ser realizado em todos os medicamentos. Não é aplicado em fármacos com efeito antitérmico.

  • ERRADO

    O erro está em dizer que o LAL detecta todos os tipos de pirogênios, quando na verdade ele detecta apenas pirogênio endoxina.

    TESTE DE LAL

    O método mais comum para testar endotoxinas é o teste de lisado de amebócitos de Limulus (teste de LAL); um ensaio baseado no lisado de amebócitos do sangue de caranguejo-ferradura. O lisado das células sanguíneas de caranguejo-ferradura reage naturalmente com as endotoxinas bacterianas em uma reação de coagulação. Este método tem uma alta sensibilidade para a quantificação de endotoxinas, mas não detecta pirogênios que não são endotoxinas.

    TESTE EM COELHOS

    O teste de pirogênios em coelhos (RPT) envolve medir o aumento da temperatura dos coelhos após a injeção intravenosa do produto testado. O RPT fornece resultados qualitativos, e a sensibilidade é bastante baixa. A robustez do teste também é limitada, devido ao desenvolvimento da tolerância a pirogênios em coelhos após injeções repetidas, ou ao estresse dos coelhos ao realizar o ensaio.

    TESTE ATIVAÇÃO DE MONÓCITOS (MAT) é uma alternativa aos métodos baseados em animais para detecção de endotoxinas e pirogênios não endotoxinas. O teste de ativação de monócitos mimetiza a reação imune humana através da incubação de monócitos com a amostra testada. Se os pirogênios estiverem presentes, os monócitos são ativados e produzem moléculas inflamatórias, as citocinas, responsáveis pela reação febril. As citocinas são, em seguida, detectadas usando um ensaio imunológico (ELISA) envolvendo anticorpos específicos e uma reação enzimática que produz cor.

    TESTE DO FATOR C RECOMBINANTE (rFC) O fator C recombinante é uma proteína geneticamente modificada, normalmente encontrada na cascata de reações do lisado de amebócitos de Limulus. Neste teste, o fator C reage com a endotoxina e se acopla a um marcador para produzir um produto final quantificável e fluorescente. O teste com o fator C recombinante usa o mesmo princípio do teste de LAL, mas sem a necessidade de utilizar material de origem animal.

    fonte: https://www.sigmaaldrich.com/BR/pt/applications/microbiological-testing/pyrogen-testing


ID
1329223
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Existem várias relatos de exposição do homem a substâncias químicas que resultam em efeitos benéficos, adversos ou em intoxicação. Entre essas substâncias estão os medicamentos ou aquelas presentes no ambiente de trabalho. A respeito da interação dessas substâncias químicas com o organismo humano, julgue o item a seguir.

A manipulação de formol a 10% nos diversos setores do hospital pode gerar efeitos tóxicos caso o farmacêutico não esteja utilizando os equipamentos de proteção individual adequados.

Alternativas

ID
1329226
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Existem várias relatos de exposição do homem a substâncias químicas que resultam em efeitos benéficos, adversos ou em intoxicação. Entre essas substâncias estão os medicamentos ou aquelas presentes no ambiente de trabalho. A respeito da interação dessas substâncias químicas com o organismo humano, julgue o item a seguir.

A manipulação correta de quimioterápicos pode causar efeitos tóxicos deterministas. Por essa razão, o profissional envolvido nessa atividade deve ser constantemente monitorado biologicamente.

Alternativas

ID
1329229
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Existem várias relatos de exposição do homem a substâncias químicas que resultam em efeitos benéficos, adversos ou em intoxicação. Entre essas substâncias estão os medicamentos ou aquelas presentes no ambiente de trabalho. A respeito da interação dessas substâncias químicas com o organismo humano, julgue o item a seguir.

As medidas de prevenção de intoxicação por medicamentos podem ser primárias ou secundárias, por meio da atenção farmacêutica e de internações, respectivamente.

Alternativas

ID
1329232
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Existem várias relatos de exposição do homem a substâncias químicas que resultam em efeitos benéficos, adversos ou em intoxicação. Entre essas substâncias estão os medicamentos ou aquelas presentes no ambiente de trabalho. A respeito da interação dessas substâncias químicas com o organismo humano, julgue o item a seguir.

Apesar de os eventos adversos aos medicamentos aumentarem a morbidade e poderem causar a mortalidade dos pacientes em serviços de saúde, não são considerados como intoxicação do paciente.

Alternativas
Comentários
  • REAÇÃO ADVERSA A MEDICAMENTO (RAM): é qualquer resposta prejudicial ou indesejável, não intencional, a um medicamento, que ocorre nas doses usualmente empregadas no homem para profilaxia, diagnóstico, terapia da doença ou para a modificação de funções fisiológicas. A RAM é caracterizada pela existência de uma relação causal específica entre o medicamento e a ocorrência3.

    Toda reação adversa a medicamento é um evento adverso, mas nem todo evento adverso é uma RAM4. É importante também esclarecer a diferença entre RAM e intoxicação medicamentosa – a primeira ocorre com o uso do medicamento em dose terapêutica e a segunda em superdose

    Fiquei com dúvida no gabarito...seguimos


ID
1329235
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Caso uma grande indústria farmacêutica sintetize a substância ARX e, durante meses, teste suas propriedades físico-químicas e eficácia em modelos in vitro e in vivo, utilizando diferentes espécies de animais, a próxima etapa para o desenvolvimento de medicamento que contenha a substância ARX será o teste em seres humanos. Com relação a essa etapa, julgue o item que se segue.

Os ensaios clínicos têm como objetivo determinar os efeitos farmacodinâmicos do novo medicamento.

Alternativas
Comentários
  • " Os ensaios clínicos são conduzidos com o objetivo de obter evidências quanto à eficácia e à segurança de produtos que, além de evidências não-clínicas e dados sobre qualidade, devem apoiar seu registro por meio de uma autoridade regulatória."

    (Portal Anvisa)


ID
1329238
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Caso uma grande indústria farmacêutica sintetize a substância ARX e, durante meses, teste suas propriedades físico-químicas e eficácia em modelos in vitro e in vivo, utilizando diferentes espécies de animais, a próxima etapa para o desenvolvimento de medicamento que contenha a substância ARX será o teste em seres humanos. Com relação a essa etapa, julgue o item que se segue.

Os ensaios clínicos, considerando a metodologia empregada, podem ser classificados em ensaios clínicos de fases I a IV.

Alternativas
Comentários
  • Errado por que? O enunciado fala dos teste realizados em humanos, ou seja, ensaios clínicos fase I a IV.

    Alguém pode explicar o gabarito, por favor?

  • Deve ser porque no texto da questão fala de in vitro e in vivo... se considerar os in vitro não são apenas 4 fases
  • Os Estudos clínicos são divididos em pré-clínico (animais e in vitro) e fase clínica (humanos). A fase clínica é dividida em três fases:

    Fase I: determinação da dose máxima em indivíduos sadios;

    Fase II: determina dose efetiva mínima

    Fase III: compara o medicamento de referencia com o placebo, acumula dados de eficácia e segurança.

    Os estudos de Fase IV não fazem parte da fase clínica, pois são estudos pós-comercialização


ID
1329241
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Caso uma grande indústria farmacêutica sintetize a substância ARX e, durante meses, teste suas propriedades físico-químicas e eficácia em modelos in vitro e in vivo, utilizando diferentes espécies de animais, a próxima etapa para o desenvolvimento de medicamento que contenha a substância ARX será o teste em seres humanos. Com relação a essa etapa, julgue o item que se segue.

A ANVISA somente irá liberar esse medicamento para comercialização após a conclusão dos ensaios clínicos de fase IV.

Alternativas
Comentários
  • Fase IV
    Após aprovação para comercialização do produto

    * Detectar eventos adversos pouco freqüentes ou não esperadas (vigilância pós-comercialização)
    * Estudos de suporte ao marketing
    * Estudos adicionais comparativos com produtos competidores
    * Novas formulações (palatabilidade, facilidade de ingestão)

    Fase IV

    São pesquisas realizadas depois de comercializado o produto e/ou especialidade medicinal.

    Fonte: http://www.anvisa.gov.br/medicamentos/pesquisa/def.htm


ID
1329244
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Caso uma grande indústria farmacêutica sintetize a substância ARX e, durante meses, teste suas propriedades físico-químicas e eficácia em modelos in vitro e in vivo, utilizando diferentes espécies de animais, a próxima etapa para o desenvolvimento de medicamento que contenha a substância ARX será o teste em seres humanos. Com relação a essa etapa, julgue o item que se segue.

Todo indivíduo que participa de um ensaio clínico deve assinar um termo de consentimento livre e esclarecido, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição participante.

Alternativas
Comentários
  • O indivíduo incapaz o responsável legal assina por ele, sacanagem essa questão.