SóProvas


ID
1331470
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O hipoclorito de sódio é empregado como desinfetante e desodorante nas indústrias alimentícias, empresas de abastecimento de água, rejeitos de esgoto e em atividades domésticas. Como agente alvejante é muito útil para ser usado com o algodão, o linho, a juta, a seda artificial e a polpa de papel. O método mais comum para fabricá-lo é mediante o tratamento da solução de hidróxido de sódio pelo cloro gasoso, conforme a reação:

Cl2 + 2NaOH ? NaCl + H2O + NaClO

O outro método de produção é a eletrólise de uma solução concentrada de cloreto de sódio, com o que se obtêm o mesmo produto.

Sobre esse segundo método de produção do hipoclorito de sódio, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Na eletrolise, a semireação de oxidação ocorre no anodo, e nele estará a especie que perde eletrons:

    Quando NaCl se dissocia, forma~se a especie cationica Na+ que necessita ganhar um eletron para se estabilizar, e quem ganha eletron se reduz no cátodo. De modo que o Na+ + 1e---- Na (s) no cátodo. 
    No anodo, a especie Cl- precisa perder um eletron para se estabilizar, logo quem perde eletron se oxida no anodo:
    2Cl (aq) --- Cl2 (g) + 2 e    se formará o gás cloro pela perda de 2 eletrons do 2Cl
  • A QUESTÃO É? DE ONDE VEM O ( OH- ) NA SOLÇÃO? OUVE REDUÇÃO DA ÁGUA? ( SÓ PODE, PARA LIBERAR OH-) E, CONSEQUENTEMENTE, TERMOS NaOH EM SOLUÇÃO.

     

  • O Na+ nao quer receber o eletron do catodo,pois e um elemento da familia 1A, logo, quem recebe e o H+ derivado da auto ionizaçao da agua....2H+ + 2e --------> H2.

    Lembrando que elemento das familias 1A, 2A e Al nao querem receber eletrons.

    obs: meu teclado esta falhando a acentuaçao.

  • Questão de eletrólise aquosa.

    Em solução o cloreto de sódio (NaCl) sofre ionização:

    NaCl ---> Na+ + Cl-

    Lembrando que a água tem a capacidade de autodissociar:

    H2O -----> H+ + OH-

    No cátodo ocorre a redução, entre os íons com maior tendência a redução temos o Na+ e H+. Observação: família 1A, 2A e Al não reduzem. Logo, ocorre a redução do H+.

    Catodo: 2H+ + 2e- ------> H2

    No anodo ocorre a oxidação, entre os íons com tendência a oxidar temos Cl- e OH-. Observação: o OH- só vai oxidar se o outro ânion for o F- ou ânions oxigenados. Logo, quem vai sofre oxidação é o Cl-.

    ´2Cl- -----> Cl2 + 2e

    Analisando os itens:

    A Na eletrólise do cloreto de sódio, o hipoclorito de sódio é formado no ânodo e o cloreto de sódio sofre uma diluição ao longo do tempo. (ERRADO - O HIPOCLORITO É FORMADO PELA REAÇÃO ENTRE O CLORO GASOSO E O HIDRÓXIDO DE SÓDIO)

    B Na eletrólise do cloreto de sódio, o hipoclorito de sódio é formado no cátodo e o cloreto de sódio permanece em solução. (ERRADO - O HIPOCLORITO É FORMADO PELA REAÇÃO ENTRE O CLORO GASOSO E O HIDRÓXIDO DE SÓDIO)

    C Na eletrólise do cloreto de sódio, o cloro gasoso é formado no cátodo e o hidróxido de sódio é formado no ânodo.

    (ERRADO -O CLORO GASOSO É FORMADO NO ANODO E HIDRÓXIDO DE SÓDIO É FORMADO NA SOLUÇÃO)

    D Na eletrólise do cloreto de sódio, o cloro gasoso é formado no ânodo e o hidróxido de sódio permanece em solução. (CORRETA CONFORME EXPLICAÇÃO ACIMA)

    E Na eletrólise do cloreto de sódio, o hidróxido de sódio é formado no ânodo. (ERRADO - O HIDRÓXIDO DE SÓDIO É FORMADO NA SOLUÇÃO)