SóProvas


ID
1339081
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Não há hoje no mundo, em qualquer domínio de atividade artística, um artista cuja arte contenha maior universalidade que a de Charles Chaplin. A razão vem de que o tipo de Carlito é uma dessas criações que, salvo idiossincrasias muito raras, interessam e agradam a toda a gente. Como os heróis das lendas populares ou as personagens das velhas farsas de mamulengos.
     Carlito é popular no sentido mais alto da palavra. Não saiu completo e definitivo da cabeça de Chaplin: foi uma criação em que o artista procedeu por uma sucessão de tentativas erradas.
      Chaplin observava sobre o público o efeito de cada detalhe.
      Um dos traços mais característicos da pessoa física de Carlito foi achado casual. Chaplin certa vez lembrou-se de arremedar a marcha desgovernada de um tabético. O público riu: estava fixado o andar habitual de Carlito.
      O vestuário da personagem - fraquezinho humorístico, calças lambazonas, botinas escarrapachadas, cartolinha - também se fixou pelo consenso do público.
      Certa vez que Carlito trocou por outras as botinas escarrapachadas e a clássica cartolinha, o público não achou graça: estava desapontado. Chaplin eliminou imediatamente a variante. Sentiu com o público que ela destruía a unidade física do tipo. Podia ser jocosa também, mas não era mais Carlito.
      Note-se que essa indumentária, que vem dos primeiros filmes do artista, não contém nada de especialmente extravagante. Agrada por não sei quê de elegante que há no seu ridículo de miséria. Pode-se dizer que Carlito possui o dandismo do grotesco.
      Não será exagero afirmar que toda a humanidade viva colaborou nas salas de cinema para a realização da personagem de Carlito, como ela aparece nessas estupendas obras-primas de humor que são O garoto, Em busca do ouro e O circo.
      Isto por si só atestaria em Chaplin um extraordinário discernimento psicológico. Não obstante, se não houvesse nele profundidade de pensamento, lirismo, ternura, seria levado por esse processo de criação à vulgaridade dos artistas medíocres que condescendem com o fácil gosto do público.
      Aqui é que começa a genialidade de Chaplin. Descendo até o público, não só não se vulgarizou, mas ao contrário ganhou maior força de emoção e de poesia. A sua originalidade extremou-se. Ele soube isolar em seus dados pessoais, em sua inteligência e em sua sensibilidade de exceção, os elementos de irredutível humanidade. Como se diz em linguagem matemática, pôs em evidência o fator comum de todas as expressões humanas.


(Adaptado de: Manuel Bandeira. “O heroísmo de Carlito”.Crônicas da província do Brasil. 2. ed. São Paulo, Cosac Naify, 2006, p. 219-20)

Atente para as afirmações sobre pontuação feitas abaixo a partir de segmentos transcritos do texto.

I. ... seria levado por esse processo de criação à vulgaridade dos artistas medíocres que condescendem com o fácil gosto do público.
Uma vírgula poderia ser colocada imediatamente depois de medíocres, sem alteração do sentido da frase.
II. O vestuário da personagem - fraquezinho humorístico, calças lambazonas, botinas escarrapachadas, cartolinha - também se fixou pelo consenso do público.
Os travessões poderiam ser substituídos por parênteses, sem prejuízo para a clareza e a correção.
III. Chaplin certa vez lembrou-se de arremedar a marcha desgovernada de um tabético.
A colocação de vírgulas para isolar o segmento certa vez implicaria prejuízo para a clareza e a correção.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    I - Errada. Uma vírgula não poderia ser colocada imediatamente depois de medíocres, pois alteraria o sentido da frase, tornando-a uma oração explicativa.

    II -  Correta. Os parênteses podem ser usados para isolar a explicação.

    III - Errada. A colocação de vírgulas para isolar o segmento certa vez não implicaria prejuízo para a clareza e a correção, pois se estaria isolando o adjunto adverbial.


  • seria levado por esse processo de criação à vulgaridade dos artistas medíocres que condescendem com o fácil gosto do público. Caso fosse colocada uma vírgula após medíocres, a oração teria seu sentido alterado, pois ao invés de ser restritiva, passaria a ser uma oração explicativa.

  • I - Errado - Uma vírgula até poderia ser colocada após medíocre, mas acarretaria alteração de sentido, tornando-a oração subordina explicativa.

    II - Certo - Poderia ser usado o parênteses, ou no caso vírgulas também seriam úteis para isolar.

    III - Errado - Não implicaria em prejuízo o emprego de vírgulas para isolar adjunto adverbial.
  • Gravem isto: se o que diferencia uma oração subordinada adjetiva restritiva de uma explicativa é a colocação ou não da vírgula, é claro que sempre haverá mudança de sentido.

  • CAI COM FREQUÊNCIA NA BANCA FCC:
    Não se pode inserir vírgula anteposta ao pronome relativo (que = a qual), pois a oração passa de adjetiva restritiva (específica) à oração adjetiva explicativa (generaliza). Logo, essa mudança altera o sentido.
    Fonte: Língua Portuguesa para concursos - Duda Nogueira.


  • Respostas + macetes:


    I - ERRADO: Só colocar ou só retirar vírgulas numa frase altera o sentido.

    II - CORRETO: Travessões, parênteses e vírgulas podem ser substituídos entre si sem alterar o sentido ou incorrer em erro gramatical.

    III - ERRADO: Não haveria prejuízo para a correção pois estaria isolando adjunto adverbial. 


  • "Certa vez" = adjunto adverbial de pequena extensão = uso facultativo de vírgulas.

  • Comentário: apenas a II está correta. Vamos ver o problema das outras:

     

    I. ... seria levado por esse processo de criação à vulgaridade dos artistas
    medíocres que condescendem com o fácil gosto do público. Uma vírgula
    poderia ser colocada imediatamente depois de medíocres, sem alteração do
    sentido da frase. – Não. Se for colocada uma vírgula após medíocres, a
    oração a seguir deixa de ser restritiva e passa a ser explicativa,
    alterando o sentido.


    III. Chaplin certa vez lembrou-se de arremedar a marcha desgovernada
    de um tabético. A colocação de vírgulas para isolar o segmento certa vez
    implicaria prejuízo para a clareza e a correção. – Não. Isolar certa vez com
    vírgulas não altera a correção e nem a clareza da frase, deveria ter
    sido feito por ser um adjunto adverbial que, antecipado ou intercalado,
    deve ser isolado por vírgulas.

     

    GABARITO: B

     

    PROF: RAFAELA FREITAS