-
A alternativa III está incorreta por propor "estratégias genéricas". Cabe salientar que nenhuma escola estratégica, dentre elas se inclui a escola do planejamento, visualiza a estratégia como um todo. Neste sentido, as soluções são apresentadas de acordo com as suas premissas e não de forma genérica como dispõe a alternativa.
-
Complementado o que alda pereira comentou
III Refere-se a Escola de Posicionamento (Porter)
-
O que me fez descartar a III foi saber que os objetivos/estrategias de um planejamento devem ser mensuravei e especifico. e nao genericos. Me corrijam se eu "viajei".
-
Você viajou sim, Maria Batista, pois, embora não se aplique à escola do planejamento, a premissa III aplica-se à escola do posicionamento, portanto, não se deve dizer que estratégias genéricas são incompatíveis com planejamento estratégico. Para ser mais específico, as estratégias genéricas seriam: liderança em custos, diferenciação e foco.
-
Escola de Planejamento
A formação da estratégia é vista como um processo formal, sustentado por técnicas, programas, planos. É feito um estudo formal para "pensar a estratégia". Deriva da escola de Design, mas é mais elaborada, com planos mais complexos e controles específicos.
Exemplo: As atividades de controle desenvolvidas pelo setor de Planejamento e Controle de Produção (PCP) de uma empresa. A partir de uma análise delas é possível verificar os pontos a melhorar na empresa, como por exemplo, melhorar a programação da produção de um setor químico com produção em bateladas.
-
26_05_2019 errei
Gab D
-
Gabarito C
para aumentar o conhecimento
A escola do planejamento.
O autor mais conhecido desta linha é Ansoff. Esta escola se baseou na escola do design, mas com algumas distinções. A primeira é em relação ao processo formal.Nesta escola, o planejamento é "tocado" por toda uma equipe de planejadores, especializados, que buscam estruturar todos os dados possíveis de forma a montar a estratégia da organização. Assim, acaba a simplicidade. O planejamento se torna um processo elaborado e detalhado, com diversos passos a serem cumpridos e checklists (listas de verificação) a serem marcados. A responsabilidade pelo planejamento em teoria - continua com o executivo máximo. Mas, como o processo é extremamente complexo na prática quem monta a estratégia acaba sendo a equipe de planejadores — o executivo apenas aprova ou não!
Já a escola do posicionamento apareceu com força através da publicação do livro de Michael Porter
Estratégia Competitiva. Para esta escola, o importante não é somente o processo de formulação estratégica, mas a estratégia em si.Ou seja, existiriam somente algumas estratégias válidas em um mercado competitivo (chamadas de estratégias genéricas custo, diferenciação e foco). Uma organização deveria escolher uma estratégia de modo que ocupasse um posicionamento que pudesse ser defendido de seus concorrentes.Assim, cada organização deveria escolher a estratégia que melhor se adapte as suas capacidades utilizando-se a própria análise SWOT e o modelo das cinco forças competitivas
fonte: material estratégia concursos - Prof. Rodrigo Rennó
-
Gabarito: D
-
A III, ao citar as estratégias genéricas, refere-se à Escola do Posicionamento.