-
Resposta: B
O verbo 'haver' não vai para o futuro quando seu sentido for 'existir'.
-
A - ERRADA.
A palavra "então" não é advérbio de tempo, e sim, uma conjunção.
São advérbios de tempo: hoje, logo, primeiro, ontem, tarde, outrora, amanhã, cedo, antes, depois, ainda, antigamente, antes, doravante, nunca, ora, jamais, agora, sempre, já, afinal, amiúde, breve, constantemente, enfim, entrementes (enquanto isso), hoje, imediatamente, primeiramente, tarde, provisoriamente, sucessivamente,
Locuções Adverbiais de Tempo: às vezes, à tarde, à noite, de manhã, de repente, de vez em quando, de quando em quando, a qualquer momento, de tempos em tempos, em breve, hoje em dia.
B- CORRETA. O verbo existir equivale a HÁ.
C- ERRADA
A principal característica do gerúndio é que ele indica uma ação contínua, que está, esteve ou estará em andamento, ou seja, um processo verbal não finalizado.
D - ERRADA
E- ERRADA
Segundo o Michaelis o verbo torrar tem alguns significados, destaco 2 :
tor.rar - 1 VTD - Ressequir (ao fogo ou ao sol); tornar excessivamente seco:A canícula torrara as espigas. 2 gír Acabar com, gastar: Torrar a mesada.
-
A letra D está incorreta, ao meu ver, por ter ocorrido gerundismo -transformação desnecessária de um verbo para o gerúndio- visando forçar a progressividade de uma ação.
A forma correta seria: enviarei, ainda hoje, a proposta.
Espero ter colaborado! Bons estudos!
-
Não entendi o erro da letra "D"...
-
Um erro muito comum, observado principalmente na comunicação oral, é a flexão do verbo “haver”. Esse verbo, no sentido de “ocorrer” ou “existir”, é impessoal. Isso significa que permanece na terceira pessoa do singular, pois não tem sujeito. Portanto, é errônea a flexão do verbo no plural.
agora, a letra B não está certa nem fudendo.
-
Erro da D é o vício de linguagem chamado Gerundismo: "gerundismo seria a proliferação de uso (inadequado) do gerúndio, e por isso o sufixo ismo de gerundismo é o mesmo que ocorre nos vocábulos consumismo, derrotismo, oportunismo, que veicula a ideia pejorativa de tendência viciosa, mania, mau uso"