-
A oração subordinada adjetiva explicativa é separada da oração principal por uma pausa, que, na escrita, é representada pela vírgula. A letra B é uma restritiva.
De acordo com não é proporcionalidade.
Como não indica conclusão na frase.
Trocando o ou por e dá para ter uma ideia de adição.
-
Errei essa questão por pura falta de atenção, affs!!!
A) Errada, "De acordo com" é conjunção conformativa. Pra ficar mais fácil, faça a permuta por "Segundo" ou "Conforme"
B) Errada, acredito que esse "que" seja conjunção integrante. Corrijam-me caso eu esteja equivocado.
C) Errada, esse "como" aqui é uma preposição. Não tem nada de conclusão aqui.
E) Errada, (marquei essa, eta loucura minha. kk) esse "com" é apenas uma preposição.
-
Pedro Vicente, acredito que o "QUE" da letra B seja uma Conjunção Comparativa e não uma Conjunção Integrante.
-
A partícula "ou" exerce função aditiva, ou seja, funciona como "e".
Podemos notar isso porque os elementos que a partícula "ou" liga não são excludentes, tanto "longos banhos" quanto "lavagem de quintais, calçadas e carros com mangueiras" contribuem para o desperdício.
-
Não vai adiantar começar reclamando. Então... Errei, mas vamos atrás de uma explicação...
GABARITO: D
a) INCORRETA. A conjunção "de acordo com", na língua portuguesa, têm a função de demonstrar Conformidade. Ex. De acordo com a portaria 324, o Ministério da Saúde adverte que é proibido fumar em locais fechados. Basta trocar por: "Em conformidade com" que o sentido é o mesmo.
B) INCORRETA. Nessa alternativa temos uma Conjunção Comparativa. Elas servem para ligar duas frases. Ex. As meninas eram mais lindas (do) que os anjos. A preposição "do" pode ser suprimida sem prejuízo para ficar mais rico, estilisticamente, o texto. A mesma coisa ocorre no trecho: "crianças nascidas no mundo desenvolvido consomem de 30 a 50 vezes mais água (do) que as dos países pobres".
C) INCORRETA. A Conjunção "como", apresentada no texto, exerce a função Exemplificativa, típica das conjunções coordenativas. Ex. O Deputado Ladrote negou as acusações de roubo como Serveró e Paulo Roberto (negaram). Para facilitar, podemos trocar pela expressão: "a exemplo de". Do mesmo modo, façamos com a frase do trecho (com leve adaptação) para assegurar se o sentido é o mesmo: "população brasileira têm índices de desperdício semelhantes, associados a hábitos (diários), a exemplo de longos banhos ou lavagem de quintais ".
D) CORRETA. A banca possui a visão de que "OU", no caso em tela, funcionou como uma Conjunção Aditiva, porque ambos são hábitos. Nesse caso, ela está trabalhando com a ideia do conjunto. Ex. Eu como maça e bebo água todos os dias. Isso é Conjunção Aditiva (acho que todos concordamos). A diferença: Na alimentação está incluída a maça ou a pêra. O gênero é fruta. Desse modo, como "ou" está ligando situações similares ou equivalentes (são frutas), ao usar a o "ou", ao invés de aplicar a ideia de alternância, antes, trouxe a adição de substantivos similares. A alternativa parece tentar trazer essa ideia. "Associados a hábitos como longos banhos ou lavagens de quintais". (isso não quer dizer que eu concordo. Não concordo em pagar impostos, mas não é por isso que deixo de pagar. Da mesma forma, as provas da FGV: não concordo, mas não posso deixar de aprender como ela pensa pra passar no concurso. Por hora a nossa solução é essa: enfrentar).
E) INCORRETA. Em nada se relaciona a preposição "com" com ideia de companhia, nesse caso. Ex. Neste ano viajei com meu marido. Isso é ideia de companhia. Usar a mangueira como companhia chega a ser o cúmulo da solidão. Rsss. O sentido que a alternativa passa é esse aqui: Ele lava carros com sabão. Ele lava carros com baldes. O instrumento utilizado para desempenhar a ação (verbo).
-
-
Sinistras as questões de Português da FGV
-
volto a dizer é muita maconha
-
Questão de semântica, gente. Por isso que essa coisa de decorar as conjunções achando que todas têm um único valor dentro daquele esquema classificativo é a maior roubada. Ex. "Gosto dele, e não quero namorá-lo" (conjunção aditiva com valor adversativo); "Gosto de banana ou laranja, tanto faz!" (conjunção alternativa com valor aditivo).
-
fiz por eliminação e ao chegar na opçao d cri que fosse alternativa, mas, sabendo que ou pode ser aditivo, e já tendo excluído as demais, acabei acertando.
-
Fazer exercícios de português da FGV é como assistir a um filme de suspense, você clica na resposta que considera ser a mais certa ou a mais errada, e espera ansiosamente carregar para visualizar: "Parabéns! Você acertou!" ou "Você errou! Resposta: "x"
-
DAONDE O FDP ANALISOU QUE UM OU OUTRO É ADITIVO? OU VOCE COMPRA MACONHA OU VOCE COMPRA COCAINA, OS DOIS NAO DA FGV!
-
Algumas questões da FGV..... Principalmente as de interpretação de texto.
Digam-me: de onde a banca tirou esse OU como aditivo?
Questão respondida por eliminação.
Avante, colegas.
-
O "ou" pode ser aditivo sim galera, meu Deus hein... Essa não cabe reclamação.
Ele pode indicar "Exclusão" ou "Inclusão", quando ele exerce a função de incluir elementos temos ele na função aditiva.
"associados a hábitos como longos banhos ou lavagem de quintais",
Ambos estão associados aos hábitos de desperdício, não é um ou outro, são ambos.
Errando questão boba porque fica preso à decoreba...
-
Vargas saiu da vida para entrar para a história. A FGV saiu do inferno para f#d a nossa.
-
“De acordo com (SEGUNDO/CONFORME) as Nações Unidas, crianças nascidas no mundo desenvolvido consomem de 30 a 50 vezes mais água que (TAL QUAL/ ASSIM COMO ) as dos países pobres. Mas as camadas mais ricas da população brasileira têm índices de desperdício semelhantes, associados a hábitos como (POR EXEMPLO/ TAL QUAL/ ASSIM COMO) longos banhos ou lavagem de quintais, calçadas e carros com (PREPOSIÇÃO/ INDICA MEIO USADO) mangueiras.”
Por que a letra d)?
Só será uma conjunção alternativa quando houver alternância. A alternância significa que duas coisas não podem acontecer ao mesmo tempo. Exemplo: João morre ou vive de amor (salvo licença poética, não dá para viver e morrer ao mesmo tempo). Certo?
Agora, na estrutura há: hábitos como longos banhos (hábito 01) ou lavagem de quintais (hábito 02).
Dica 01: Um hábito impossibilita que o outro ocorra? Não. Você pode desperdiçar água tanto lavando o carro como em longos banhos.
Dica 02: olhem para o seguinte trecho: hábitos (plural!!!!). Se está no plural, significa que o autor dirá vários exemplos. A gramática exige essa concordância. Agora, se fossem excludentes, seria: associados (índices associados) ao hábito (vejam que é um hábito, dois não dá para ser dois hábitos) de longos banhos ou lavagem de quintais. (os dois não podem ser, para o autor, exemplos ao mesmo tempo).