Alternativas
da paisagem sonora, constituída pelos sons e ruídos, não envolvendo os silêncios. Ouvir sempre é um ato de contemplação. Pesquisa sonora é uma proposta de ouvir diferentes músicas de CD para ampliar o repertório musical das crianças.
do som e do silêncio na produção da música. O importante é desenvolver a escuta ativa das crianças, identificando os sons do cotidiano, da natureza, sons imaginários, por exemplo, de um dragão e de uma casa mal assombrada. Pesquisa sonora é uma proposta planejada de intervenções que levam ao desenvolvimento da sensibilidade musical da criança.
dos instrumentos musicais tradicionais e não dos objetos que nos cercam e que podem ser utilizados para produzir sons, ruídos e barulhos. Pesquisa sonora é uma proposta planejada que disponibiliza para as crianças músicas clássicas e instrumentais no sentido de possibilitar uma erudição maior.
dos barulhos e ruídos do cotidiano que são traumáticos e pesarosos e, na verdade, é a produção sonora das crianças. O som musical é algo exterior à produção infantil. Na instituição de educação infantil, é quase impossível desenvolver pesquisa sonora, pois há uma questão de tempo e espaço definida na rotina. Nesta atividade, as crianças fazem muito barulho inviabilizando a própria pesquisa sonora musical.
das músicas de CD e dos passarinhos, possibilitando que as crianças entendam o que é música, produção e construção musicais, sobretudo aquilo que é reconhecido social e culturalmente como música. Ouvir os sons do ambiente só tem sentido se for para melhorar a qualidade sonora deste, mas não significa educação musical.