SóProvas


ID
1353271
Banca
FUNCAB
Órgão
SC-CE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Maneira de amar

O jardineiro conversava com as flores, e elas se habituaram ao diálogo. Passava manhãs contando coisas a uma cravina ou escutando o que lhe confiava um gerânio. O girassol não ia muito com sua cara, ou porque não fosse homem bonito, ou porque os girassóis são orgulhosos de natureza.

Em vão o jardineiro tentava captar-lhe as graças, pois o girassol chegava a voltar-se contra a luz para não ver o rosto que lhe sorria. Era uma situação bastante embaraçosa, que as outras flores não comentavam. Nunca, entretanto, o jardineiro deixou de regar o pé de girassol e de renovar-lhe a terra, na ocasião devida.

O dono do jardim achou que seu empregado perdia muito tempo parado diante dos canteiros, aparentemente não fazendo coisa alguma. E mandou-o embora, depois de assinar a carteira de trabalho.

Depois que o jardineiro saiu, as flores ficaram tristes e censuravam-se porque não tinham induzido o girassol a mudar de atitude. A mais triste de todas era o girassol, que não se conformava com a ausência do homem. “Você o tratava mal, agora está arrependido?” “Não, respondeu, estou triste porque agora não posso tratá-lo mal. É a minha maneira de amar, ele sabia disso, e gostava.” 

Maneira de amar (ANDRADE, Carlos Drummond. A cor de cada um. Rio de Janeiro: Record, 1997. p. 30).

Observe o emprego do adjetivo TRISTE nas frases transcritas do último parágrafo.

I. “[...] estou triste porque agora não posso tratá-lo mal.”

II. “A mais triste de todas era o girassol [...]”

Assinale a alternativa que aponta, correta e respectivamente, a função sintática do adjetivo destacado.

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe explicar?

  • Predicativo do sujeito é uma característica provisória e fica deslocado do nome a que se refere. Já o adjunto adnominal tem carater permanente e fica junto ao nome a que se refere.

  • triste é adjetivo do pronome pessoal "A mais triste..."

  • Pred. Suj. = além de conferir uma qualidade ao sujeito, apresenta-se como um termo essencial à oração, haja vista que sem ele o discurso se tornaria vago, sem sentido. 

    ex: Eu estou triste.


    Adj. Adn. = apenas acrescenta uma informação a mais a respeito de um termo.

    ex: O girassol era a (flor) mais triste. ( voltando ao texto, percebemos que ocorre um caso de zeugma )


    Acredito que triste seja Adj Adn do Predicativo do Suj (flor).


    Enquanto os campeões treinam, as pessoas comuns dormem.

  • Na segunda oração, o verbo ser não pode servir como predicativo do sujeito, pois está de forma impessoal. Logo, só resta ser adjunto adnominal.

  • Pra resolver a questão você tem de ler o texto:


    Depois que o jardineiro saiu, as flores ficaram tristes e censuravam-se porque não tinham induzido o girassol a mudar de atitude. A mais triste de todas era o girassol


    "A mais triste" se refere as flores e não ao girassol como a questão nos leva a induzir.

    Logo é adj. adnominal, pois o mesmo sempre fica junto do nome a que se refere

     

  • Na alternativa II ocorre derivação imprópria, veja: 


    O artigo A está determinando o advérbio Mais, portanto temos um termo substantivado. Logo, o adj. triste só pode ser Adjunto Adnominal.

  • predict suj && adjnt adn.

    Predicativo do sujeito é o uso de adjetivo (ou locução adjetiva) com um verbo de ligação: ser, estar, permanecer, andar, continuar, andar && ficar).

  • Predicativo é o termo essencial da oração que atribui uma característica, uma propriedade, um estado ou uma circunstância ao sujeito, fato que ocorre em “...estou triste porque agora não posso tratá-lo mal. TRISTE é uma característica do sujeito...”

     

    Adjunto adnominal é o termo que determina, especifica ou explica um substantivo. Na oração “A mais TRISTE de todas era o girassol...”, o substantivo “FLOR” (“Dentre todas as flores, a flor mais triste...”, é a essa ideia, implicitamente presente na construção, percebida pelo contexto.) detém a ideia central do sujeito e triste especifica-a. 

     

    GABARITO: "B"

  • I. “[...] (eu) estou triste porque agora não posso tratá-lo mal.”

         Sujeito   predicativo do sujeito

    Observe que entre o sujeito e a atribuição dele há um verbo de ligação. Observe ainda que “triste” é uma característica essencial da estrutura frasal, visto que sua retirada traria prejuízos sintáticos para o período.  Por último, a característica (tristeza) é eventual e não permanente. Logo, trata-se de um PREDICATIVO DO SUJEITO.

    II. “As flores ficaram tristes e censuravam-se porque não tinham induzido o girassol a mudar de atitude. A mais triste de todas era o girassol [...]”

    Observe que “a mais” retoma o sujeito “as flores”, substituindo-o. Assim, simplificando e deixando explícito o sujeito, temos:

                                                                                     

          Sujeito                       predicado

    A flor mais triste de todas era o girassol

    Núcleo do sujeito (Flor)  adjunto adnominal (triste)

    Assim, percebemos que “triste” delimita o sentido do núcleo do sujeito, logo, trata-se de um ADJUNTO ADNOMINAL. 

    Gabarito: B