SóProvas


ID
1355764
Banca
CONSULPLAN
Órgão
MAPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Gerador de frases machistas

Campanha da ONU tenta mudar estereótipos femininos que se propagam em sistemas de buscas na internet.

Dessa os internautas de língua portuguesa escaparam por pouco. O órgão das Nações Unidas para a igualdade de gênero lançou campanha mundial em novembro deste 2013 contra o machismo entranhado nos sistemas de busca da internet. O preenchimento automático do Google sugere ao usuário uma lista dos termos mais procurados ligados aos termos digitados.

Ao digitar “women shouldn’t” (mulheres não devem) no campo de pesquisa, o publicitário Christopher Hunt (diretor de arte da agência Ogilvy & Mather, em Dubai, nos Emirados Árabes) percebeu que a ferramenta autocompletar frases sugeria construções como “mulheres não devem trabalhar”, “ter direitos”, “votar”, “falar na igreja”, “serem dignas de confiança” ou como “mulheres precisam ser disciplinadas”. A busca pela mesma expressão, com a palavra “homem” como sujeito, traz resultados bem diferentes: “homem não deve chorar”, “ser bonzinho” etc. 


 Em português, a expressão “mulheres não devem” não enumera sugestões sexistas ao Google, ao menos nas buscas mais populares no Brasil. Os estereótipos emergem, na verdade, quando o termo pesquisado é “mulherada”.

(Língua Portuguesa, Dez/2013.)

Os elementos de coesão são responsáveis pela clareza do texto. Ao iniciar o texto usando o pronome demonstrativo, é feita uma referência à

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta:

    d) situação tratada quanto ao “gerador de frases machistas”.

  • ótimo comentário ajudou muito


  • Se alguem puder ajudar... 

  • A letra c errada - A campanha não é para igualdade de gênero, e sim "contra o machismo entranhado nos sistemas de busca da internet."

  • o termo "DESSA" serve para referir-se a IDEIA anterior. No caso acima, os internautas escaparam do sistema de buscas de frases machistas, referido no título do texto.

  • Dessa os internautas de língua portuguesa escaparam por pouco:  d) situação tratada quanto ao  Gerador de frases machistas

     

     

  • "dessa" quem nao escapou fui eu!!!!

    não entendi até agora! 

    tô agarrado na letra C...

    quem puder complementar aí...

     

  • Dessa os internautas de língua portuguesa escaparam por pouco: ( de que os internaltas escaparam? )

    Resposta:

    "campanha mundial  contra o machismo entranhado nos sistemas de busca da internet"

     

    A letra mais provavel é a D

     

  • Até o final do segundo parágrafo é possível compreender que a resposta certa seria a c) porém ao ler o último parágrafo

    "Em português, a expressão “mulheres não devem” não enumera sugestões sexistas ao Google, ao menos nas buscas mais populares no Brasil. Os estereótipos emergem, na verdade, quando o termo pesquisado é “mulherada”. "

    fica claro que o sistema de busca em português não apresenta tal problema abordado pela Campanha, logo ele está livre da situação tratada em relação ao "gerador de frases machistas". 

    Portanto, não escapamos da campanha e sim da situaçao que a Campanha trata.

     

  • Respondi com a comprensão de texto e não com gramática.

  • Bom comentário Fernanda Villa, a conclusão ajuda muito em certas questões. 

  • Dessa vez, eu escapei das questões mal feitas, mal escritas da consuplan. haha

  • "A portugues desta banca é DESONESTO"

  • Só observando a tentativa de justificar o injustificável. Quero ver na prova!

  • Achei que eu fosse errar. Mas percebi que o texto diz que o google acaba se tornando um gerador de frases machistas. Porém, na língua portuguesa, essa mensagem específica "Women shouldn't" ou "Mulheres não devem" não tinha frases machistas. Segue:

     

    "O preenchimento automático do Google sugere ao usuário uma lista dos termos mais procurados ligados aos termos digitados."

    "Em português, a expressão “mulheres não devem” não enumera sugestões sexistas ao Google, ao menos nas buscas mais populares no Brasil. Os estereótipos emergem, na verdade, quando o termo pesquisado é “mulherada”. "

     

    Por isso, O Brasil escapou por pouco.

  • Essa deve ser a 18493ª questão dessa banca com texto falando de machismo... só hoje