SóProvas


ID
1359481
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No planejamento agregado da produção, os gestores da área de operações de uma empresa fabril desenvolvem planos de médio prazo sobre como produzirão seus produtos.

O planejamento agregado, entendido como um processo, geralmente apresenta como primeira atividade

Alternativas
Comentários
  • Primeira etapa:

    · Agrupar os produtos em famílias afins;

    · Estabelecer o horizonte e os períodos de tempo a serem incluídos no plano;

    · Determinar a previsão da demanda destas famílias para cada período no horizonte de planejamento;

    · Determinar a capacidade de produção pretendida por período, para cada alternativa disponível (turno normal, turno extra, sub-contratações, etc.);

    Segunda etapa:

    1. Definir as políticas de produção e de estoques que balizarão o plano (por exemplo: manter um estoque de segurança de 10% da demanda, não atrasar entregas, ou buscar estabilidade para a mão-de-obra, etc.);

    2. Determinar os custos de cada alternativa de produção disponível respeitando as restrições de capacidade produtiva;

    Terceira etapa:

    3. Eleger o plano mais viável.


  • Eu fiquei em dúvida entre a questão B e C, pelo motivo de que como o planejamento é na PRODUÇÃO e não no produto, eu já achei que ele já estivessem a estimativa de venda do produto.

  • Planejamento lembra PREVER.

  • li uma vez... pareceu dificil.. mas depois

     

    a alternativa D (totalizar p/ todos)... só pode ser feita depois da C (prever para cada um)

     

    então, no "empurrado"... primeiro vem C, depois os outros

    • ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO III
    • Podemos classificar três funções básicas no planejamento da produção:
    • Planejamento agregado de produçãoConsiste no planejamento das atividades produtivas de uma organização de forma a alcançar os objetivos da empresa, maximizando a eficiência operacional do sistema. Baseia-se na previsão de demanda e procura especificar como a capacidade do sistema será usada para satisfazer essa demanda prevista. O plano agregado define o volume de produção, os níveis de inventários e estima o tamanho da força de trabalho, de modo a minimizar os custos da organização.
    • Programas de produção detalhados – Derivam do planejamento agregado, mas especificam quantidades, qualidades, tempos e locais de produção. Lidam com uma previsão de demanda parcialmente desagregada, que requer uma visão detalhada dos recursos que serão utilizados e das demais necessidades de produção.
    • Planejamento de necessidades de materiaisBusca determinar com precisão os recursos e materiais necessários para a execução dos planos de produção.