SóProvas


ID
1368745
Banca
FGV
Órgão
PROCEMPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I
                                             A maçã não tem culpa

    Pela lenda judaico-cristã, o homem nasceu em inocência. Mas a perdeu quando quis conhecer o bem e o mal. Há uma distorção generalizada considerando que o pecado original foi um ato sexual, e a maçã ficou sendo um símbolo de sexo.
    Quando ocorreu o episódio narrado na Bíblia, Adão e Eva já tinham filhos pelos métodos que adotamos até hoje. Não usaram proveta nem recorreram à sapiência técnica e científica do ex-doutor Abdelmassih. Numa palavra, procederam dentro do princípio estabelecido pelo próprio Senhor: “Crescei e multiplicaivos". O pecado foi cometido quando não se submeteram à condição humana e tentaram ser iguais a Deus, conhecendo o bem e o mal. A folha de parreira foi a primeira escamoteação da raça humana.
    Criado diretamente por Deus ou evoluído do macaco, como Darwin sugeriu, o homem teria sido feito para viver num paraíso, em permanente estado de graça. Nas religiões orientais, creio eu, mesmo sem ser entendido no assunto (confesso que não sou entendido em nenhum assunto), o homem, criado ou evoluído, ainda vive numa fase anterior ao pecado dito original.
    Na medida em que se interioriza pela meditação, deixando a barba crescer ou tomando banho no Ganges, o homem busca a si mesmo dentro do universo físico e espiritual. Quando atinge o nirvana, lendo a obra completa do meu amigo Paulo Coelho, ele vive uma situação de felicidade, num paraíso possível. Adão e Eva, com sua imensa prole, poderiam ter continuado no Éden se não tivessem cometido o pecado. A maçã de Steve Jobs não tem nada a ver com isso.
    Repito: o pecado original não foi o sexo, o ato do sexo, prescrito pelo próprio latifundiário, dono de todas as terras e de todos os mares. A responsabilidade pelo pecado foi a soberba do homem em ter uma sabedoria igual à de seu Criador.

                                                                                           (Carlos Heitor Cony, Folha de São Paulo)

No texto há uma série de referências ao mundo atual. Assinale a opção que apresenta a frase em que está ausente qualquer referência desse tipo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - B
    A) Faz referencia ao Dr. Roger Abdelmassih: é um ex-médico brasileiro, especialista em reprodução humana, sendo um dos pioneiros da fertilização in vitro no Brasil (http://pt.wikipedia.org/wiki/Roger_Abdelmassih)
    C) Faz referencia ao Escrito Paulo Coelho..
    D) Faz referencia ao Steve Jobs...

    Fiquei em duvida entre a B e a E.. não entendi pq a E traz referencia ao mundo atual.. sendo que ganges é um rio ? O livro com a sugestão de darwin eh de 1859... não seria uma referência mais atual que o banho de rio.. ?? 

  • " Na medida em que se interioriza pela meditação, deixando a barba crescer ou tomando banho no Ganges, o homem busca a si mesmo dentro do universo físico e espiritual." A prática descrita (do banho no Ganges) é milenar, do hinduísmo, que possui textos sagrados que datam de 1400 a 1500 A.C. Não sei como podem ter considerado essa uma referência ao mundo atual. 

  • Acredito que a referencia "deixando a barba crescer ou tomando banho no Ganges" seja relativa a OSHO, que morreu há mais ou menos uma década e foi quem disseminou essa praticas no ocidente.

  • Acredito que a "e" está errada porque "tomar banho no Ganges", embora seja uma prática milenar, ainda é feita, ou seja, é uma prática do mundo atual, ao contrário da referência a Darwin, que foi feita no século XIX.

  • Acho que o fato nem esta no tempo da coisa, mas do que de fato existiu...afinal, ele confronta as opinioes com a biblia.. quem pode provar que existiu evolução... eu particularmente acho a maior  balela essa teoria.

  • Meu povo, quem é mais antigo, o banho no Gangues ou Darwin? Não entendi o gaba desta questão...

  • de fato tem algumas bancas que acham que o candidato tem uma bola de cristal pra adivinhar as respostas sem nenhum critério lógico ou histórico...

  • Compreendi a questão da seguinte forma:

    Opção B e E

    B - O processo de evolução humana, segundo Darwin,  é uma teoria antiga. 

    E - Tomar banho do rio Ganges, ainda é uma prática usual. 

    Gabarito: B
  • Fiquei entre a B e a E, como  alguns, mas marquei a B, pois interpretei que, ainda nos dias atuais, toma-se banho no Ganges e deixa-se a barba crescer. 

  • A) Sapiência técnica e científica - remete aos tempos atuais

    C) Paulo Coelho - escritor da atualidade

    D) Steve Jobs - empresário e inventor da Apple (maçã é o símbolo da empresa), remetendo ao avanço da informática na atualidade

    Realmente por eliminação, fica-se com as alternativas B e E. 

    Acredito que o gabarito está na forma verbal das sentenças. 

    B) "Darwin sugeriu...". Está no Pretérito Perfeito remetendo a ação que já foi concluída no passado e já não existe mais. Concepção antiga.

    E) "Deixando a barba crescer..." Gerúndio remetendo à ação que está acontecendo.

    Espero ter contribuído!

  • Darwin não acreditava que o  homem evoluiu do macaco, mas de um elo perdido (um ser tanto parecido com o homem, quanto com o macaco).

    Logo, essa é a razão da letra B não fazer referência ao mundo atual.

    Fonte: arial 12 (brinks!)

    http://super.abril.com.br/ciencia/o-homem-moderno-evoluiu-dos-macacos

  • Ai a pessoa compra uma arma e ninguém sabe o pq!

  • Poxa, exige do candidato conhecimento de mundo pra poder optar entre B e E. Como todos os candidatos sabem que a prática de deixar a barba crescer e tomar banho no Gangis ainda ocorre na Índia??? FGV judia sem piedade alguma... E outra.... A teoria da evolução de Darwin ainda é aceita e estudada. Questão polêmica no meu entender....

  • Novamente acredito que a FGV cometeu um erro de interpretação de texto chamado "extrapolação". Acredito, inclusive, que esta subjetividade é passível de corrupção, colocando em cheque a credibilidade dos concursos realizados por essa banca. Recomendo a todos os candidatos e futuros candidatos injustiçados que registrem uma reclamação no site Reclame Aqui em nome da FGV.  

  • O "X" da questão está no tempo e na forma verbal!!! "Tomando banho no Ganges" (Gerúndio - ainda acontece); "..Como Darwin Sugeriu." (Pretérito Perfeito... ação que já terminou). Gabarito B.

  • Solução da questão relacionada ao tempo do verbo.

    Olhando o tempo do verbo ficamos entre as alternativas A e B. Como a alternativa A fala de proveta (técnica dos tempos atuais) e como a teoria de Darwin menciona época bem passada no momento do surgimento do homem, ficamos com a alternativa B.

     b) “ou evoluído do macaco, como Darwin (sugeriu)”.

    a) não (recorreram) à sapiência técnica e científica do ex-doutor Abdelmassih

    Demais alternativas todas mencionam tempo ação em curso.

  • Marquei a B porque é a única que fala em uma teoria, as demais alternativas citam fatos, marcas ou elementos da realidade.

  • A banca pisou na bola. Não mediu o conhecimento do candidato.

    Claramente “deixando a barba crescer ou tomando banho no Ganges” não se refere a um tempo atual. Ocorre desde longos tempos.