-
IAMAMOTO, Marilda Vilela e CARVALHO, Raul de. Relações Sociais e Serviço Social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. 2a. Ed. São Paulo: Cortez, 1983.PARTE II – ASPECTOS DA HISTÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL (1930 – 1960)
Partem também de um setor específico da Assistência Pública - o Juízo de Menores - iniciativas tendentes à formação de pessoas especializadas na assistência, já que necessitava de pessoal para auxiliar os Serviços Sociais do Juízo de Menores. Assim, também em 1936, realiza-se o primeiro Curso “Intensivo de serviço Social”, com ênfase para o problema da “Infância abandonada”. Ao mesmo tempo, realiza-se um curso prático de Serviço social, com a participação de duas Assistentes Sociais paulistas, recém formadas na Bélgica.
-
No âmbito público, o Juízo de Menores do Rio de Janeiro, com apoio do Ministério da Justiça federal, é o primeiro setor que demanda a formação de profissionais especializados em "assistência", ainda na década de 1930. Como o próprio nome já sugere, esse setor requisitava assistentes sociais para atuar juntamente aos "menores" "carentes" e "delinquentes", buscando minimizar esse "problema" que se multiplicava pela cidade do Rio de Janeiro, a então capital da República. Desse modo, profissionais ligados ao Juízo de Menores passam a se unir e em 1936 é realizado um curso de curta duração em Serviço Social, com foco na "infância abandonada", e em 1938 é fundada a Escola Técnica de Serviço Social no Rio de Janeiro (IAMAMOTO, M. V.; CARVALHO, R. Relações Sociais e Serviço Social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. 41 ed. São Paulo: Cortez, 2014).
RESPOSTA: D
-
Centro de Estudos e Ação Social (CEAS) : São Paulo - 1932
Juízo de Menores: Rio de Janeiro - 1936
-
Gabarito D
Complementando os comentários.
No âmbito público de formação técnica especializada na assistência no Rio de Janeiro, demandará a formação de assistentes sociais, considerando aprovação do Código de Menores em 1927.
-
Fundação Leão XIII: Criada em 1946 pelo governo federal a partir do objetivo de atuar especificamente juntos aos moradores de favelas, concentrados nos grandes centros urbanos. Provem da articulação entre Estado e a hierarquia católica.
http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/0510670_07_cap_03.pdf
-
O Juízo de Menores do Rio de Janeiro é o primeiro setor que demanda a formação de profissionais especializados em "assistência", ainda na década de 1930. Esse setor requisitava assistentes sociais para atuar juntamente aos "menores" "carentes" e "delinquentes", buscando minimizar esse "problema." Desse modo, profissionais ligados ao Juízo de Menores passam a se unir e em 1936 é realizado um curso de curta duração em Serviço Social, com foco na "infância abandonada", e em 1938 é fundada a Escola Técnica de Serviço Social no Rio de Janeiro.
Centro de Estudos e Ação Social (CEAS) :
Juízo de Menores: Rio de Janeiro - 1936
-
"A diferença de São Paulo, verifica-se uma participação mais intensa das instituições públicas - surgem cronologicamente, em 1937 o Instituto de... em 1938 a Escola Técnica de Serviço Social, por iniciativa do Juízo de Menores [...]"
fonte: Iamamoto, Relações Sociais e Serviço Social no Brasil, p. 181.